Encontro de Cooperação Econômica e Comercial Heilongjiang – São Paulo” realizado na CCDIBC

No dia 4 de março, aconteceu o “Encontro de Cooperação Econômica e Comercial Heilongjiang- São Paulo na CCDIBC ” o evento foi realizado com sucesso em São Paulo. Wang Xianhua, vice-diretor do Departamento Comercial da Província de Heilongjiang, marcou presença no evento e realizou um discurso aos convidados valorizando tamanha parceria. O Sr. Fabio Hu, presidente da Câmara de Comércio Internacional Brasil-China inicio à apresentação ,sobre a coordenação de seu diretor de relações internacionais da CCDIBC , Marcelo Luis Bestetti, sendo que a primeira autoridade a fazer à apresentação, foi o Sr Luiz Dalben, prefeito de Sumaré em São Paulo, o evento contou com a presença do vice-prefeito Enrique Palaez, Fabio Nunez, diretor de desenvolvimento da cidade de Diadema, Tito Cesar, secretario adjunto de Rio Grande da Serra, entre outros representantes e autoridades do governo brasileiro, Sr. Lin Yu Pin, Ministro de Assuntos Internacionais, Gestão e Desenvolvimento Rio preto da Eva e presidente da filial CCDIBC-Manaus, membros da delegação de Heilongjiang e representantes empresariais brasileiros também participaram do encontro. Para que os convidados conhecessem melhor a Província de Heilongjiang, todos assistiram juntos a um vídeo promocional abrangente sobre a província, onde foram mostradas paisagens, história e vários recursos culturais da província, o que encantou todos os convidados.

Ademais, Wang Xianhua iniciou seu discurso com o tema “Criando oportunidades através das montanhas e dos mares, buscando cooperação através de vantagens complementares”. Ele se aprofundou sobre a Província de Heilongjiang que, localizada no extremo nordeste da China, é uma base antiga da indústria chinesa, onde existe uma grande produção de cereais, indústria de alimentos verdes, produção de equipamentos pesados, base de energia e produção de materiais primários. Além disso, a província está promovendo ativamente o desenvolvimento de um sistema industrial moderno, que será representado por uma economia diversificada, envolvendo o setor digital, biológico, turístico, e indústrias de design criativo. Estas frentes estão avançando em um alto nível e já são destaque para o exterior. Em 2023, o PIB total da província alcançou 1,59 trilhão de yuans, um aumento de 2,6% em comparação com o ano anterior, e o volume total de importação e exportação foi de 297,8 bilhões de yuans, um aumento de 12,3%, classificando-se em sexto lugar em todo o país.

Ele destacou ainda as cinco principais indústrias e áreas de cooperação que a Província de Heilongjiang pretende desenvolver com o Brasil. Primeiro, a província tem uma vantagem única em recursos agrícolas, com grandes perspectivas para cooperação no campo da agricultura. Segundo, possui recursos turísticos distintos, com amplo espaço para cooperação no turismo. Terceiro, tem um sistema industrial moderno relativamente completo, promissor para uma futura cooperação industrial. Quarto, tem uma forte base de talentos em ciência e educação, com um futuro promissor para cooperação em ciência e tecnologia. Quinto, tem uma vantagem geográfica clara, com grandes perspectivas para cooperação internacional.

O Sr Wang Xianghua finalizou dando ênfase no fato de que celebramos em 2024 o 50º aniversário das relações diplomáticas China-Brasil, e a futura visita da delegação a São Paulo resultará na assinatura de um contrato de importação de soja de US$ 300 milhões, além de aprofundar comunicações sobre comércio, investimento e contratos de engenharia com empresários presentes. Ele acredita que a visita promoverá significativamente a cooperação entre Heilongjiang e o Brasil, especialmente com o Estado e o município de São Paulo. Isso integrará o desenvolvimento de alta qualidade de Heilongjiang, que é inovador, coordenado, verde, aberto e compartilhado, com a reindustrialização do Brasil e o “Plano de Crescimento Acelerado”. O objetivo é consolidar e aprofundar a cooperação em áreas tradicionais, além de acelerar a cooperação em novas áreas como economia digital, energia limpa, agricultura inteligente e biotecnologia, promovendo uma cooperação profunda e substancial entre Heilongjiang e o Estado de São Paulo.

No evento, representantes do Distrito Piloto de Livre Comércio de Heilongjiang em Harbin e o prefeito de Sumaré, Luiz Dalben, promoveram as vantagens de localização, o sistema industrial, o espaço de mercado e o ambiente de negócios de ambos os lados. Durante a sessão de troca empresarial subsequente, representantes de empresas de Heilongjiang e do Brasil apresentaram suas empresas e realizaram negociações de matchmaking.

Li Leyu, diretor do Departamento Internacional do Departamento Comercial de Heilongjiang, presenteou Fábio Hu, presidente da Câmara de Comércio Internacional Brasil-China, reforçando as boas intenções entre os dois. Em uma entrevista, Li Leyu expressou a importância do 50º aniversário das relações diplomáticas China-Brasil, orgulhando-se de Heilongjiang ser a primeira delegação organizada por um governo local a visitar o Brasil este ano. Apesar da distância, as relações econômicas e comerciais entre Heilongjiang e o Brasil são muito estreitas, sendo o Brasil o segundo maior parceiro comercial de Heilongjiang. Em 2023, o volume total de importação e exportação entre Heilongjiang e o Brasil foi de US$ 1,347 bilhão. Os dados mostram o grande potencial de comércio entre o Brasil e a província chinesa. Atualmente, empresas de Heilongjiang possuem um profundo laço comercial com várias empresas brasileiras.

Ele acredita que a visita promoverá significativamente a cooperação entre Heilongjiang e o Brasil, especialmente com o Estado e o município de São Paulo. Isso integrará o desenvolvimento de alta qualidade de Heilongjiang, que é inovador, coordenado, verde, aberto e compartilhado, com a reindustrialização do Brasil e o “Plano de Crescimento Acelerado”. O objetivo é consolidar e aprofundar a cooperação em áreas tradicionais, além de acelerar a cooperação em novas áreas como economia digital, energia limpa, agricultura inteligente e biotecnologia, promovendo uma cooperação profunda e substancial entre Heilongjiang e o Estado de São Paulo.

Luiz Dalben expressou otimismo em relação ao encontro, vendo nele um grande potencial para futuras parcerias entre Sumaré e Heilongjiang. Destacou que Sumaré é rico em recursos na indústria de soja e é um importante polo industrial em São Paulo, com excelente localização geográfica e infraestrutura de transporte. Com empresas industriais se instalando na região, ele espera que companhias de Heilongjiang também optem por estabelecer-se em Sumaré, contribuindo para o processo de reindustrialização” do Brasil.

Por fim, o evento foi encerrado com aclamação pelos convidados, que se sentiram satisfeitos com as trocas culturais, comerciais e sociais ali realizadas. Todas as atividades e apresentações foram elogiadas e as autoridades presentes se sentiram satisfeitas e estimuladas pelas ações dos representantes de Heilongjiang, o que promete garantir parcerias estimuladoras para o futuro.