Sobre

Desde 2002 a Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil-China (CCDIBC) trabalha para o fortalecimento das relações diplomática, comerciais e culturais entre o Brasil e a China, tendo como missão aproximar indivíduos, organizações e empresas para realizarem negócios e ações que melhorem a vida das pessoas.

A CCDIBC tem conhecimento, relações, experiência e estrutura capaz de conduzir seus associados a realizarem negócios, parcerias, investimentos e projetos de forma consiste, satisfatórios e lucrativos, sem sobressaltos ou acontecimentos inconvenientes.

Para realizar seu propósito, a CCDIBC promove eventos, palestras, missões, encontros, visitas e reuniões privadas conduzidas pela equipe de relações institucionais, tudo à disposição de seus associados e pensados em conjunto, de acordo com os acontecimentos do momento.

 

Uma nova Câmara de Comércio da China

O Brasil vive um momento de muitas mudanças. A China também. O mundo também. Fazer negócios neste contexto é desafiador, mas também é o momento de maior abertura.

As empresas chinesas e brasileiras, os governos dos dois países, buscam novos mercados. Para alguns isso pode trazer uma competição – o que é natural.

Mas se a China lidera alguns setores. O Brasil também é líder em vários.

Então a saída é a Parceria.

E para uma melhor parceria é necessário juntar as forças dos dois países.

E nada melhor que fazer isso em torno de uma Câmara de Comércio.

 

Uma nova CCDIBC

Assim com este objetivo nasceu, em 2002, a Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil-China (CCDIBC). Entidade que luta pelo desenvolvimento dos dois povos, que se dá por meio dos negócios e da aproximação.

Ao longo destes 18 anos muitos eventos, missões, reuniões, encontros, visitas, muitos e muitos negócios já foram gerados.

A China entrou em novo patamar de desenvolvimento e planejamento com o projeto “Nova Rota da Seda”, liderado pelo presidente Xi Jiping, que engloba aportes de US$ 5 trilhões até 2022, e junta 66 países, quase metade do PIB mundial.

No Brasil, a China já é o maior investidor e parceiro comercial.

Precisamos ver a China como um parceiro estratégico e aproveitar desta parceria o que é bom para o Brasil e para a China.

Como esse objetivo, depois desta jornada de trabalho, a CCDIBC entra em um novo patamar também.

 

Unidades CCDIBC

Além de sua sede em São Paulo, localizada num dos endereços mais nobres da cidade, a CCDIBC estenderá suas bases para outros lugares do Brasil abrindo novas unidades em parceria com empresários, autoridades e investidores locais (ver como abrir uma unidade aqui).

O objetivo é descentralizar as atividades da CCDIBC para regiões que mais crescem ou são as novas fronteiras no Brasil. Lugares que já possuem investimento chinês ou que precisam receber e, também que possuem empresas interessadas em fazer novos negócios com a China.

 

APOIO CHINÊS

Para que se tenha êxito, a CCDIBC conta com apoios importantes na China, dentre eles:

 

GOVERNOS: 

Pequim (Tianjin, Quingdao), Xangai (Jiangsu, Zhejiang), Guangdong (Guangzhou, Shenzhen, Zhuhai), Zhejiang (Hangzhou), SichuanHarbin, entre outros.

 

ENTRE AS EMPRESAS ASSOCIADAS À CCDIBC ESTÃO:

China Huayang International Asset Management Co;

Everpower Sheng Tie;

Graphene Technology Co;

China Westrn Power Industrial Co;

Chengdu Huahsi Equity Investment Fund Manegement Co;

Sumo Holding Group;

Taizhou City Hangjie Lamps;

Anhui Guangdong Automobile Manufacturing Limited By Sahre;

Neng Liang Fang Zhou;

Ningbo EverLasting Internacional Logistic Co;


 

Para uma nova Câmara, queremos ter mais parceiros em todo o Brasil.
Todas as empresas podem se associar e conhecer nossas vantagens.

Conheça nosso programa de associação (ver aqui).

 

A CCDIBC é sua parceria nesta nova etapa das relações Brasil-China.

Sua empresa, seu estado ou prefeitura, sua entidade ou mesmo você não podem ficar de fora.

Temos as melhores conexões com a China!


Existem muitas Câmaras chinesas. A China é muito grande. Assim existem câmaras muito focadas em regiões específicas da China.

A CCDIBC tem um diferencial, pois já atua há 15 anos no Brasil e na China. Tem uma ampla agenda de realizações.

Nosso objetivo é criar um grupo forte de empresas dos dois países, com foco claro em projetos. Em auxiliar nas tratativas para novos negócios.

 

Nossa nova missão:

Promover uma Nova Rota Brasil-China com foco na inovação e na tecnologia para o desenvolvimento mútuo, geração de emprego e renda. E na aproximação das culturas e de seus povos. Buscar intercâmbios com base em projetos e resultados concretos. Nas esferas públicas e privadas. Ser uma nova Estrada, dentro de um novo Cinturão que engloba uma nova estrutura de progresso, crescimento e desenvolvimento”.

 

Nossa visão:

O Brasil e a China são parceiros estratégicos e possuem complementariedades nas suas relações comerciais e culturais. Podem e devem aumentar essa aproximação para o bem de seus povos”.

 

Nossos valores:

“Criar um ambiente de negócios que tenha como premissas a sustentabilidade, a atenção para o meio ambiente, a troca de experiências, a parceria mútua, a geração de resultados práticos, a consolidação de uma nova forma de desenvolvimento, com bons resultados para ambos, dentro de um contexto de inovação e empreendedorismo, com planejamento e metas.”

Com esta nova Missão, Visão e Valores, a CCDBIC inaugura esta nova fase, pois tem claro conhecimento que a forma conjunta favorece um novo patamar para as relações Brasil- China.

Nosso objetivo é envolver estes parceiros e dar a estrutura necessária para que esse patamar seja alcançado.

 

POR DENTRO DA CHINA

AS PRINCIPAIS ÁREAS ECONÔMICAS CHINESAS

O Golfo de Bohai , com o eixo PequimTianjin e a sua área da influência econômica (Liaoning,Shandong, Hebei…)

O Delta do rio Yangtzé, com o seu grande centro em Xangai e a sua área da influência econômica (Jiangsu, Zhejiang…)

O Delta do Rio das Pérolas, com a província de Guangdong (áreas econômicas especiais de Guangzhou, Shenzhen, Zhuhai) como eixo principal.

 

 

AS CINCO GRANDES ÁREAS GEOGRÁFICAS

1 – O mercado do leste da China, com Xangai como o centro. Xangai é a cidade mais povoada da China e conta, ademais, com uma área da influência que inclui as províncias de Zhejiang (Hangzhou), Jiangsu (Nanjing) e Anhui (Hefei)

2 – O mercado do Sul, com Guangdong como o centro.

3 – O grande mercado do Sudoeste, com Sichuan como o centro.

4 – O mercado do Nordeste com Harbin como o centro

5 – O mercado do norte com Pequim em como o centro. Tianjin é o porto principal de Pequim, enquanto Quingdao é o porto principal de Shandong e Dalian o da província de Liaoning.

 

 

CAPITAL

A capital da República Popular China é Pequim (Pequim, 22 milhões de pessoas). É o centro político, econômico e cultural da China.

Xangai é a maior cidade da China com 10 milhões de pessoas. O porto de Xangai é um dos mais importantes do mundo.

 

DEMAIS CIDADES E PROVÍNCIAS

Tianjin é uma importante cidade industrial e comercial do norte da China, está a uns 120 quilômetros de Pequim, tem 5,5 milhões de pessoas. Tianjin tem um importante porto com muita atividade de importação e exportação.

Com 7 milhões de pessoas, Chongqing é o maior centro industrial e comercial da região do sudoeste da China (rio Yangtzé), limita com as províncias de Hubei, Hunan, Guizhou, Sichuan e Shaanxi.

Chongqing é um importante centro do comércio exterior (existem mais de 300 empresas do comércio exterior).

Taizhou (Jiangsu) é uma das províncias economicamente mais prósperas da China, bonita como Xangai. É a segunda província chinesa em captação dos investimentos externos diretos. Taizhou é uma das cidades que o Conselho de Estado declarou abertas ao comércio exterior, por isso, todas as suas empresas estão autorizadas a exportar e importar. Tem quase 74 milhões de pessoas.

Lianyungang, ao nordeste de Jiangsu, é uma das províncias mais desenvolvidas da China. É um grande porto de comércio internacional. Linyungang é considerada o ponto de partida do Oriente já que se encontra no extremo este da Ponte Terrestre euro-asiático, linha férrea transcontinental que enlaça com Roterdão (Países Baixos). Esta linha de 10.900 quilômetros, inaugurada em 1990, atravessa sete países (a China, o Cazaquistão, a Rússia…) com uma área da influência de mais de trinta países. As principais indústrias são: farmacêutica, alimentícia, a eletrônica, química, agrícola e os materiais para a construção.

Nantong é uma das catorze principais cidades costeiras abertas com a aprovação do Conselho de Estado e figura na lista de “As quarenta cidades chinesas com as condições mais favoráveis para o investimento”.

A província de Zhejiang está localizada na costa sul oriental da China e no sul do Delta do Rio Yangtzé. O Porto Beiluncang em Ningbo, um dos quatro principais portos de transbordo da China, pode servir navios de 300 mil toneladas. Hangzhou é a capital da província de Zhejiang. Mais de 90% das empresas de Wenzhou são empresas não estatais. É um centro da indústria do calçado.

A província de Guangdong (sul da China, 78 milhões de pessoas) é o centro do comércio internacional da China. Shenzhen, uma das áreas motor da economia chinesa encontra-se na província. As suas principais atividades econômicas são a eletrônica (primeira a nível nacional), as telecomunicações: número 1 em nível nacional (primeira a nível nacional), bombas e válvulas, os instrumentos e medições, a indústria de base, materiais de construção. Canton (Guangzhou) é a capital da província de Guangdong.