CCDIBC chega a Xiamen e participa da 23ª Feira Internacional de Invest. e Com. da China (CIFIT)

第二十三届中国国际投资贸易洽谈会将于2023年9月8日至11日在福建厦门举行。投洽会是由中华人民共和国商务部主办的大型国际投资贸易洽谈会,旨在促进国内外资本和项目的对接,加强国际间的投资和贸易合作。巴中国际发展商会商务考察团一行抵达厦门。

A 23ª Feira Internacional de Investimento e Comércio da China (CIFIT) realizou-se em Xiamen, Província de Fujian, de 8 a 11 de setembro de 2023. A CIFIT é uma feira internacional de investimento e comércio em larga escala organizada pelo Ministério do Comércio da República Popular da China, destinada a promover a ancoragem de capital e projetos nacionais e estrangeiros e fortalecer o investimento internacional e a cooperação comercial. A Delegação da Câmara de Comércio Internacional de Desenvolvimento Brasil-China (CCDIBC) chegou a Xiamen para participar do evento.

9月7日上午,胡忠伟会长在商会福建分会会议室会见了中国外商投资协会生物科技创新工作委员会郑军伟主席及南京市投资促进中心王威主任等,洽谈相关事宜。

Na manhã de 7 de setembro, o Presidente Fábio Hu reuniu-se com o Presidente Zheng Junwei do Comitê de Trabalho de Inovação em Biotecnologia da Associação Chinesa de Investimento Estrangeiro e o Diretor Wang Wei do Centro de Promoção de Investimentos de Nanjing na sala de reunião do Sucursal de Fujian da CCDIBC para discutir assuntos relevantes.

下午,巴中国际发展商会会长胡忠伟受邀会见漳州市委书记王进足。王书记对巴西远道而来的考察团表示欢迎,介绍了漳州市情况及未来的发展。考察团代表儒里奥阿尔梅达表示感谢,向王书记介绍巴西非常重视同中国外交关系,同时在农业、科技、贸易、投资、文化交流等方面有着重要的伙伴关系,并诚挚邀请王书记及漳州市政府来巴西考察。

À tarde, o Presidente Hu da CCDIBC foi convidado a se encontrar com o Sr. Wang Jinzu, secretário do Comitê do Partido Municipal de Zhangzhou. O secretário Wang ofereceu boas-vindas à delegação visitante do Brasil e apresentou a situação e o desenvolvimento futuro da cidade de Zhangzhou. O representante da delegação, Sr. Julio de Almeida, expressou gratidão e apresentou ao Secretário Wang que o Brasil atribui grande importância às relações diplomáticas com a China e possui importantes parcerias em agricultura, tecnologia, comércio, investimentos, intercâmbios culturais, entre outras áreas. Ele cordialmente convidou o Secretário Wang e o Governo Municipal de Zhangzhou a visitarem o Brasil.

9月8日上午,厦洽会开幕,本届投洽会有3个国家担任主宾国,分别为巴西、塞尔维亚、卡塔尔,是主宾国最多的一届。预计有近100个国家和地区、近1000个客商团组、约8万名客商参加展会。大会总展览面积12万平方米,将设智能制造、数字经济、绿色低碳、乡村振兴等热点专业展,展示产业新蓝海、投资新赛道。 在此次投洽会上,巴西将设置较大面积的国家馆,展示该国的投资和贸易机会。同时,厦门商务局海外投资贸易服务巴西联络点(简称“巴西联络点”)也将在展会上亮相,旨在促进中巴两国的投资和贸易往来。

Na manhã de 8 de setembro, foi inaugurada a Feira de Xiamen, que conta com três países como convidados de honra: Brasil, Sérvia e Qatar, tornando-se a edição da feira com o maior número de convidados de honra. Espera-se que quase 100 países e regiões participantes, quase 1000 grupos de empresários e aproximadamente 80 mil compradores participando desta exposição. A área total da exposição é de 120 mil metros quadrados, e muita procura das exposições profissionais quentes, como manufatura inteligente, economia digital, verde e de baixo carbono e revitalização rural, mostrando novos oceanos azuis em indústrias e novas trilhas de investimento. Nesta edição da feira de CIFIT, o Brasil montará um grande pavilhão nacional para mostrar suas oportunidades de investimento e comércio. Ao mesmo tempo, o Ponto Focal Brasileiro de Investimento e Comércio Exterior do Departamento de Comércio de Xiamen (ou Bureau de Comércio de Xiamen), referido simplesmente como “Ponto Focal Brasileiro”) também participa da exposição, com o objetivo de promover investimentos e trocas comerciais entre a China e o Brasil.

 

视频来源:海西晨报  记者陈嘉汶

Vídeo: Chen Jiawen, jornalista do Haixi Morning Post

投洽会预计将有近100个国家和地区近1000个客商团组参加,其中包括来自巴西的客商,为吸引海内外客商到厦门、巴西投资兴业,树立对外投资合作的整体安全感,巴西联络点将携手巴西两家企业亮相投洽会B馆B524、B525展位,为到场客商推介巴西优质资源,提供厦门、巴西两地的投资政策解读、咨询服务,为有意在两地投资发展的客商提供服务和帮助。

Com o objetivo de atrair compradores nacionais e estrangeiros para investir e desenvolver em Xiamen e no Brasil, e estabelecer uma sensação global de segurança para o investimento e cooperação estrangeiros, o Ponto Focal Brasileiro unirá as mãos de duas empresas brasileiras para apresentar nos estandes B524 e B525 do Pavilhão B do CIFIT, promovendo recursos brasileiros de alta qualidade para atender os compradores e fornecendo auxílios nos esclarecimentos de políticas de investimento de Xiamen e do Brasil. Serviços de consultoria para prestar serviços e assistência aos compradores interessados em investir e desenvolver em ambas as regiões.

下午,唐山商务局张雪梅书记一行由商会亚马逊分会会长林玉平约见,前来会见胡忠伟会长及商务团成员。

À tarde, a secretária Zhang Xuemei da Secretaria de Comércio de Tangshan e sua delegação foram convidados por Lin Yu Pin, presidente do Sucursal de Amazonas da Câmara de Comércio, para se encontrar com o presidente Fábio Hu e membros da delegação.

                                                                         

张雪梅书记介绍了唐山与巴西的经贸情况:2022-2023年上半年,唐山市对巴西进出口168.11亿元,进出口商品品类涉及351种,其中出口342种,进口9种,出口主要产品为化工及相关工业产品、机电产品、钢材、服装及纺织原料、机电产品、煤等。进口主要产品铁矿砂、农产品等。

A secretária Zhang Xuemei apresentou a situação econômica e comercial entre Tangshan e o Brasil: De 2022 até o primeiro semestre de 2023, a Tangshan importou e exportou 16.811 bilhões de yuans ao Brasil, envolvendo 351 tipos de mercadorias, incluindo 342 exportadas e 9 importadas. Os principais produtos exportados são produtos químicos e industriais relacionados, produtos mecânicos e elétricos, aço, vestuário e matérias-primas têxteis, produtos mecânicos e elétricos, carvão etc. Os principais produtos importados incluem minério de ferro, produtos agrícolas etc.

胡忠伟会长表示,感谢张书记的介绍,并对唐山与巴西的经贸有了新的认识,愿与唐山市共同协作,力争在国际贸易板块创新高。

O presidente Hu expressou gratidão à secretária Zhang por sua introdução e ganhou um novo entendimento da relação econômica e comercial entre Tangshan e Brasil. Ele está disposto a trabalhar em conjunto com a cidade de Tangshan na lutar por novas alturas no setor do comércio internacional.

9月9日,商务考察团参加首届中国-巴西省州经贸合作研讨会

No dia 9 de setembro, a delegação participa do primeiro Seminário Provincial-Estado de Cooperação Econômica e Comercial China-Brasil

 

会后嘉宾们纷纷合影

Os convidados da delegação comercial tiram fotos do grupo 

vip餐叙会

Jantar de VIPs 

9月12日巴中国际发展商会一行前往厦门国贸会见党委副书记、董事长高少镛。双方进行短暂高效的会谈。

Em 12 de setembro, a CCDIBC e sua delegação foram à sede da Xiamen ITG MICE Group Co., Ltd. para se encontrar com o Sr. Gao Shaoyong, vice-secretário do Comitê Partidário e Presidente do Board da empresa. As partes tiveram uma reunião breve e eficiente.