Encerrada a 30ª Cúpula da União Africana

Encerrada a 30ª Cúpula da União Africana

Foi encerrada nesta segunda-feira (29) a 30ª Cúpula da União Africana (UA) na sua sede em Adis Abeba, capital da Etiópia.

Durante a cúpula, os estados-membros conversaram sobre a corrupção no continente e as medidas para lutar contra essa situação. Foi inaugurado, na ocasião, o único mercado de transporte aéreo. Os participantes da reunião reiteram também a importância de combate junto contra terrorismo.

Na cerimônia de encerramento da Cúpula, o novo presidente rotativo da UA e presidente da Ruanda, Paul Kagame, apontou que as decisões feitas na Cúpula são importantes, e que beneficiam a realização das metas de desenvolvimento da África em curto, médio e longo prazo, promovendo a prosperidade do continente. Kagame indicou que os países africanos devem suportar um ao outro e falar em uma única voz.

O presidente da Comissão da UA, Moussa Faki, sublinhou, por outra vez, a importância da anticorrupção no seu discurso de fechamento, apontando que o assunto deve ser preocupação de todos. De acordo com Faki, a 30ª Cúpula da UA negociou em foco as questões sobre a zona de comércio livre da África, livre migração dos africanos, e livre fluxo de mercadorias.

A 30ª Cúpula da UA durou do dia 22 de janeiro ao dia 29, com o tema “Vencendo a luta contra a corrupção: Um caminho sustentável de transformação para África”.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.