Ano do Dragão: conheça a diferença entre a criatura mítica chinesa e a do ocidente

Com a chegada do Ano Novo Chinês temos nos deparado com uma palavra em mandarim, ‘loong’, para designar o animal do zodíaco chinês que vai reger esse período: o dragão. Mas não é qualquer dragão e sim o chinês, que é bem diferente da criatura mítica que cospe fogo na cultura ocidental.

O que é exatamente um dragão chinês, ou “loong”? E de que maneira é diferente dos ferozes dragões ocidentais que cospem fogo?

“UM DRAGÃO CHINÊS É UM DRAGÃO DIFERENTE DE UM DRAGÃO DO OCIDENTE. É UMA BOA CRIATURA, NÃO UMA MÁ CRIATURA”, DIFERENCIA A SINÓLOGA BRITÂNICA FRANCES WOOD EM ENTREVISTA À XINHUA.

 

Crodocodilo ou serpente?

Dragões ocidentais são frequentemente descritos como répteis gigantes com asas. Mas é muito mais difícil comparar os dragões chineses a qualquer animal existente.

Os arqueólogos estão divididos sobre a origem do animal lendário chinês, com serpentes e crocodilos sendo duas influências prováveis.

Imagens do loong apareceram já na Era Neolítica. Um túmulo de 6.500 anos de um feiticeiro ou xamã em Puyang, província de Henan, continha um loong feito de conchas que, de acordo com alguns arqueólogos, foi modelado em um crocodilo do Yangtze, um pequeno jacaré que se alimenta de peixes e raramente ataca seres humanos.

Outro famoso loong neolítico é o jade loong de 5 mil anos em forma de C desenterrado no que hoje é conhecido como Mongólia Interior. Este loong sem pernas tem mais semelhança com uma serpente.

Alguns estudiosos atribuem essa mudança de influência às mudanças climáticas, que levaram os crocodilos ao sul e fizeram com que a serpente se tornasse uma visão mais comum nas planícies do norte da China, um importante berço da civilização chinesa.

Entrando no Período dos Reinos Combatentes (475-221 a.C.), o loong assumiu as características combinadas de serpentes e crocodilos.

Essa fusão de dois animais, crocodilos e serpentes, criou a imagem do loong que se encaixa no imaginário chinês da atualidade. Essa estética apareceu pela primeira vez durante a dinastia Song do Sul (1127-1279), comenta à Xinhua Yuan Jing, um arqueólogo da Academia Chinesa de Ciências Sociais.

Atualmente, um loong típico é uma combinação de muitas partes de animais, incluindo o corpo de uma serpente, a cabeça de um cavalo, as garras de uma águia e os chifres de um cervo. É muitas vezes retratado voando através das nuvens, embora não tenha asas como suas contrapartes europeias.

Fogo ou água?

Em “Harry Potter e o Cálice de Fogo”, o quarto livro da série de sete volumes escrita pela autora britânica J.K. Rowling, um dragão da China é chamado de “Bola de Fogo Chinesa” (Chinese Fireball) ou “Leão-dragão”.

A obra de ficção infanto-juvenil descreve esse loong como um dos mais exóticos e bonitos entre as diversas espécies de dragões no universo de Harry Potter. No universo do bruxo, o “Bola de Fogo Chinesa” tem escamas vermelho-vivo e douradas, grandes olhos amarelos brilhantes, e solta chamas de um tom vermelho-vivo quando irritado ou atacando.

A característica que dá o nome a esse loong é a habilidade de cuspir bolas de fogo que podem incinerar tudo em seu caminho. Este dragão chinês é conhecido por ser menos agressivo do que outras espécies da criatura mítica no mundo de Harry Potter, mas ainda assim é extremamente perigoso e poderoso.

Na imaginação do povo chinês, no entanto, o loong é mais associado à água do que ao fogo. Inúmeras pinturas, murais e templos retratam a criatura como uma divindade que governa os oceanos, rios e chuva.

“NA ANTIGA LENDA CHINESA, O LOONG É O REI DA ÁGUA E COMANDA A CHUVA”, EXPLICOU À XINHUA XIONG HUI, DIRETOR DO PARQUE DO TEMPLO DO REI DRAGÃO EM WUHAN, PROVÍNCIA DE HUBEI, NO CENTRO DA CHINA.

Esse parque é o lar de um dos mais famosos templos do rei dragão na China, construído durante a dinastia Ming (1368-1644) para que as pessoas orem por viagens seguras no rio Yangtze.

“É A PROVÁVEL ORIGEM DOS CHINESES DIZENDO ‘O DILÚVIO DESTRÓI O TEMPLO DO REI DRAGÃO’, O QUE SIGNIFICA SER ATINGIDO ACIDENTALMENTE POR UM ALIADO PRÓXIMO”, COMENTOU XIONG.

Orações por chuvas pelo povo chinês

Em regiões da China propensas à seca, os templos do rei dragão são locais para orações por chuva. A prática de orar aos loongs por chuva tem uma história de mais de dois mil anos.

Rituais relacionados eram tão populares durante as dinastias Tang e Song (618-1279) que receberam patrocínio real e oficial, relembra à Xinhua Kang Yuhu, arqueólogo que lidera a escavação de um templo em Hubei, onde tais rituais eram realizados.

“A CRENÇA DE QUE O LOONG SIMBOLIZA A ÁGUA ESTÁ PROFUNDAMENTE ENRAIZADA. MUITOS SUPORTES DE MADEIRA ANTIGOS PARA LAVATÓRIOS, POR EXEMPLO, APRESENTAVAM ESCULTURAS DESSE TIPO PARA ABENÇOAR AS PESSOAS ENQUANTO USAVAM A ÁGUA”, OBSERVA À XINHUA YAN XINYUAN, COLECIONADOR E PRODUTOR DE UMA EXPOSIÇÃO COM ARTEFATOS DE LOONG EM PEQUIM.

Embora o loong seja tipicamente associado à água, existem algumas exceções. No distrito de Tongliang, em Chongqing, as pessoas vestem trajes de lazer e correm por uma chuva de faíscas de ferro fundido em uma performance chamada “dança do dragão de fogo”, encenada para afastar doenças e má sorte.

Loong da boa sorte

Se o dragão ocidental parece mais um inimigo dos seres humanos, o loong é mais amigável. Entre os 12 animais do zodíaco chinês, ele é o mais auspicioso. Os outros 11 dos quais são o rato, o boi, o tigre, o coelho, a cobra, o cavalo, ovelha ou cabra, o macaco, o galo, o cão e o porco.

Loong também é um nome comum. Um dos chineses mais famosos do mundo, o artista marcial e ator Bruce Lee (1940-1973), em mandarim, chamava-se Lee Siu Loong.

Festas do loong

Danças de dragão para anunciar a boa sorte são comumente encenadas durante festivais tradicionais, casamentos e cerimônias de abertura de companhias.

O povo chinês é considerado descendente de loongs, então há um ditado que diz: “Quando há chineses, há danças de dragões”, observa Hu Kai, professora da Universidade de Geociências da China (Wuhan) e juiza internacional de dragão e dança do leão.

“A DANÇA DO DRAGÃO É ENCENADA PARA DISSIPAR O DESASTRE E ORAR POR BOA SORTE, CHUVA E COLHEITAS. ISSO CARREGA AS ESPERANÇAS DO POVO CHINÊS DE VIDAS MELHORES”, EXPLICA.

Feliz Ano do Dragão!

Fonte: Agência Brasil China