Geração Z da China adota novas formas de turismo e impulsiona modernização do mercado

A “Viagem ao Estilo de Soldado”, que promove a visita de vários pontos turísticos em um dia, o “Citywalk”, que prioriza uma experiência “imersiva” e espontânea, o “Turismo Horizontal”, que propõe procurar tranquilidade ao deitar-se” em hospedagens rurais, e o “Turismo Inverso”, que evita lugares populares em busca de destinos. menos conhecidos… Revendo a situação de recuperação do mercado cultural e turístico chinês em 2023, emergiram muitas novas formas de turismo, a maioria criada por pessoas nascidas após 1995 e 2000. A geração Z está liderando a modernização do consumo turístico na China.

“Gastar o mínimo e registrar o máximo.” Segunda a CNS, Zhang Qing, uma estudante universitária nascida após 2000 e entusiasta da “Viagem ao Estilo de Soldado”, diz que, depois da popularidade dos churrascos em Zibo se espalhar pela internet ne ano passado, ela e alguns amigos adotaram essa abordagem de turismo para explorar oito locais em Ziho de uma sú vez, incluindo atrações populares como a Torre Haidai.

Ela acredita que esse método é particularmente adequado para estudantes universitários devido à sua velocidade e bom custo-benefício. Em contraste com a “Viagem ac Estilo de Soldado”, que busca eficiência, o igualmente popular “Citywalk” deste ano promove uma atmosfera de “fazer o que quiser” e “ritmo lento”.

Nascida após o ano 2000, Li Ran, uma estudante universitária de Pequim, desenvolveu um amor especial pela arquitetura antiga nas ruas e becos de Jinan após experimentar o “Citywalk”. “O sol se põe, a luz do sol ilumina as ruas e becos, as pessoas carregam frutas e legumes, sorrindo no caminho de casa, e às vezes cumprimentam os vizinhos”, comenta Li Ran. Embora Jinan tenha muitos arranha-céus, o que mais a atraiu foram as pequenas vielas cheias de histórias, onde ela encontra surpresas enquanto caminha e se depara com novas descobertas.

Além disso, com a aparição de hotéis inovadores que integram hospedagem e lazer, o “Turismo Horizontal” tornou-se uma escolha popular entre os jovens, que enfatizam “relaxar” e “aproveitar”.

Sab a brisa do mar, saboreando frutos do mar e observando o pôr do sol pela janela do hotel, não dá pra ter uma vida mais tranquila”, reflete Wang Lizhe, um jovem nascido após 1995 que visitava Yantai. “Deitado” no hotel, ele foi profundamente atraído pela paisagem costeira. Em sua opinião, o “Turismo Horizontal” permite desfrutar do maior prazer com o menor custo. “Eu e meus amigos gostamos de desacelerar, fazer uma pausa na agitada vida cotidiana e desfrutar da tranquilidade fora do trabalho.” 

O “Turismo Inverso, que também valoriza a “sensação de experiência” e o “relaxamento”, ganhou popularidade rapidamente este ano. Dados de uma plataforma de viagens mostram que cidades de terceira e quarta linha na China tornaram-se surpresas inesperadas no mercado turístico deste ano. Exemplos como a “Cidade da Lua em Yichun, a “Pequena Xinjiang de Guangxi” em Baise, o “Cabo da Boa Esperança do Oriente” em Weihai, entre outros , opções populares para evitar picos de fluxo de turistas.

Atualmente, com os jovens adotando estilos de viagem cada vez mais modernos, o valor emocional do turismo está sendo ampliado significativamente. Com o surgimento contínuo de novas maneiras de viajar, fica claro que uma experiência suficientemente “divertida” é o bastante para os jovens viajarem longas distâncias.

Wang Chenguang, professor da Faculdade de Economia da Universidade de Shandong e diretor do Centro de Pesquisas de Cultura e Turismo, analisa que os jovens, especialmente aqueles nascidos após 1995 e 2000, mostram uma tendência de escolher formas de turismo que refletem personalidade, autonomia e espontaneidade. “O entusiasmo por experimentar novas formas de turismo é um reflexo do progresso social, demonstrando o desejo das pessoas por liberdade, individualidade e qualidade de vida, o que ressoa com o ambiente social de rápido desenvolvimento atual.”

Fonte: Jornal chinês NMQB