Alckmin diz que 2024 será “marcante” para a parceria Brasil-China

Cooperação bilateral em comércio será uma das pautas; vice-presidente encontrou o ministro dos Negócios Estrangeiros do país na 5ª feira (18.jan)

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) afirmou que o ano de 2024 “é muito marcante” para a parceria entre Brasil e China. Na 5ª feira (18.jan.2024), ele encontrou o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, que está no país para a 5ª Reunião do Diálogo Estratégico Global Brasil – China.

“Na pauta de nosso diálogo, estão temas como a reforma da governança global e a cooperação bilateral em comércio, investimentos e ciência, tecnologia e inovação”, disse Alckmin em seu perfil no X (ex-Twitter). Ele ainda declarou que em 2023, as transações com o país “foram responsáveis por mais da metade do superávit comercial brasileiro”.

O vice-presidente destacou que a China é o “maior parceiro comercial do Brasil e uma das principais origens de investimentos” em solo brasileiro. Alckmin também lembrou que 2024 marca 20 anos da Cosban (Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Cooperação) e 50 anos das relações diplomáticas entre os países, além da presidência do Brasil no G20 pelas 1ª vez.

Fonte: Poder 360