TV Pernambuco assina acordo de cooperação com a Xinhua, agência de notícias da China

A TV Pernambuco, emissora pública da Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC), vinculada ao Governo de Pernambuco, deu início a um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Xinhua, agência de notícias oficial da República Popular da China. A parceria foi oficializada em cerimônia realizada na Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação (Secti), no Bairro do Recife, com a presença do secretário Lucas Ramos, o presidente da TV Pernambuco, Ivan Júnior, o diretor da Agência de Notícias Xinhua no Brasil, Chen Weihua, e Múcio Aguiar,  presidente da Associação de Imprensa de Pernambuco (AIP). Devido à pandemia, Yan Yuqing, Cônsul Geral da China no Recife, participou através de uma transmissão. A Xinhua também é parceira do Diario de Pernambuco.

Além do campo da troca de conteúdo e informações jornalísticas, o acordo também envolve transferência tecnológica e aporte de equipamentos chineses para atender demandas da emissora. “A China realizou uma aproximação muito rápida com o Nordeste do Brasil em vários sentidos. A nação estabeleceu um consulado geral no Recife, porque aqui temos uma importante comunidade chinesa. Somos uma agência nacional da China e estamos buscando os veículos de comunicação para promover um intercâmbio cultural e jornalístico dos povos para ter uma cooperação mútua”, disse Chen Weihua, diretor da Xinhua no Brasil, em entrevista do Diario após a solenidade.
Presidente da TV Pernambuco, Ivan Júnior explicou que, no campo do conteúdo, a parceria irá ocorrer em vários formatos. “Primeiro, estamos definindo a veiculação de documentários sobre a história milenar da China com legendas em português para mostrarmos essa cultura. Pernambuco tem uma comunidade chinesa imensa. No segundo momento, vamos investir no conteúdo jornalístico, avaliando e aprovando o conteúdo das notícias da agência”. Continua após imagem
Chen Weihua e Lucas Ramos durante assinatura da cooperação (Foto: Sandy James/Esp. DP FOTO)
Lucas Ramos, secretário da Secti, ressaltou o lado tecnológico da parceria, visto que a TV Pernambuco vive um momento de expansão em seu sinal. “Precisamos de transmissores digitais que, espalhados em nossas torres, vão permitir essa expansão. Nesse sentido, a cooperação com a Xinhua irá nos permitir essa transferência tecnológica e aporte de equipamentos para atender essa demanda. Ter a tecnologia chinesa a serviço do nosso estado irá estreitar essa parceria já existente”.
“A cerimônia de hoje é um passo para promoção do conhecimento mútuo, com reportagens e notícias. O consulado tem apoiado coberturas que mostrem a real situação dos países”, disse Yan Yuqing, Cônsul Geral da China no Recife. “Vamos construir um novo paradigma de comunicação. Algumas coisas já estão sendo amplamente comunicadas, como o 5G, a inserção digital e a inteligência artificial. As informações são mais acessíveis, complexas e atualizadas rapidamente. É um novo paradigma que ultrapassa o limite do tempo, espaço, forma e cultura.
Presente no Brasil desde 1961, com primeira filial no Rio de Janeiro, a Xinhua possui cerca de 180 filiais no exterior, formando uma rede global de coleta de informações de notícias, fornecendo produtos noticiosos em chinês, inglês, francês, russo, espanhol, árabe, português, italiano e japonês, no formato de textos, fotos e vídeos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.