MISSÃO DELTA CHINA – INOVAÇÃO – ABRIL/2018

 

Clique aqui para baixar a Apresentação completa.

Delta

DELTA

 

Delta do Rio das Pérolas: O motor da economia chinesa

 

O Delta do Rio das Pérolas (Província de Guangdong, no Sul da China) é uma das regiões mais desenvolvidas da China continental, com o delta do Yangtzé e a região de Pequim. Tem uma forte indústria de exportação. E uma crescente indústria de inovação. Reagrupa Hong Kong e Macau, bem como as prefeituras de Guangzhou, Shenzhen, Dongguan, Foshan, Zhongshan, Zhuhai e Jiangmen, e parte das ilhas de Huizhou e Zhaoqing. Esta área abarca aproximadamente 43000 km² e tem cerca de 50 milhões de habitantes.

Jornal: Valor Econômico

Uma experiência de vida!

É com muita honra que falamos de um projeto que busca aproximar o Brasil e a China. Seus povos!

A Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil-China (CCDIBC) atua desde 2002 na promoção e desenvolvimento dos negócios entre os dois países, por meio de missões, eventos, projetos, aproximando empresas, academia, intelectuais, governos e lideranças.  O que gera networking e muitos investimentos.

A China tem mudado sua matriz de inovação e já desponta na liderança de setores industriais, como energia eólica e solar, bem como tecnologia de dados, entre outros.

Conhecer o que este gigante asiático faz e como se planeja, por meios das suas empresas, startups, academia e demais atores é o foco desta Missão Delta China.

O objetivo é aproximar os dois povos com uma Experiência única.

 

 

Benefícios

BENEFÍCIOS

Pode participar da Missão Delta China:

  • Estudantes e Executivos;Estudantes e professores brasileiros posou para Língua Chinesa e Instituto de Cultura (segunda linha quinto da esquerda para diretor Andre)
  • Empresários (empresas públicas e privadas);
  • Profissionais liberais e autônomos;
  • Autoridades e Representantes de governos (Federal, Estadual e Municipal);
  • Representantes de entidades de classes e de ONGs;
  • Entre outros…

De todas as idades!

 

Cada participante terá os seguintes benefícios:

  • Conhecer empresas e lideranças inovadoras da China;
  • Conhecer as cidades mais inovadoras e suas administrações;
  • Conhecer o sistema urbano, que envolve transporte e mobilidade, com destaque para viagem de trem bala;
  • Conhecer o sistema de financiamento para inovação;
  • Conhecer o funcionamento de startups;
  • Conhecer como funciona um Parque tecnológico na China;
  • Ter encontro com brasileiros que atuam na China como empresários, estudantes, trabalhadores…
  • Ter networking com o grupo desta missão, formado por pessoas das mais variadas regiões do Brasil; E com todos os contatos que receberão o grupo na China;
  • Terá espaço para falar de suas atividades e empresa, em workshop na China;
  • Acompanhamento de guia em português;
  • Certificado emitido pela CCDIBC, com participação de todas as empresas e entidades visitadas;

Roteiro

CONHEÇA O ROTEIRO DA MISSÃO

– Guangzhou

Guangzhou “Capital” do Delta

A China lançou o projeto Nova Rota da Seda, que tem no Delta do Rio das Pérolas uma de suas mais importantes bases. E que envolve projetos de cerca de US$ 5 trilhões.

Cantão ou Guangzhou (Guǎngzhōu) é uma cidade da República Popular da China, capital e maior cidade da província de Guangdong. Localizada no sul do país, às margens do rio Zhu Jiang, e a cerca de 120 km ao norte de Hong Kong, a cidade é um importante centro portuário do país. Como uma das maiores cidades da China, possui o estatuto de sub-província administrativa. Com quase 13 milhões de habitantes, Guangzhou figura como a terceira maior cidade da China, depois de Xangai e Pequim, e um dos maiores centros industriais, de inovação, administrativos e financeiros do país. Atualmente, é a sede da maior feira mundial de exportação e importação (Canton Fair).

Guangzhou foi classificada como uma “Cidade Global Beta”, segundo estudos da Globalization and World Cities Research Network.

– Shenzhen

A cidade de Shenzhen – uma das joias do Delta do Rio das Pérolas – é um dos destaques da revista Exame.

Esta cidade antecipa o que a China quer ser em 20 anos

Shenzhen é um caso indiscutível de sucesso econômico e serve de inspiração para postulantes à metrópole do século 21.

Por Lucas Amorim, de Shenzhen
access_time5 out 2017, 06h00

Em Shenzhen,  a quarta maior cidade da China, com 11 milhões de habitantes, a preocupação com sustentabilidade não demora a ser percebida. Logo ao desembarcar, nota-se que os táxis que atendem o aeroporto têm placas verdes, indicando que são movidos a energia elétrica, e não a gasolina. São cerca de 8.500 espalhados pela cidade. Shenzhen também tem 16.000 ônibus elétricos e uma das maiores frotas de carros particulares elétricos do planeta. Eles contam com vagas especiais, descontos nos impostos e direito a faixas exclusivas.

A cidade era uma antiga colônia de pescadores até que, em 1979, foi escolhida por Deng Xiaoping — o maestro da virada da China pós Mao Tsé-tung — como a primeira zona especial de desenvolvimento do país. Nas palavras do ex-presidente Hu Jintao, é uma metrópole que simboliza o “milagre econômico chinês”. Hoje, é sede de gigantes de tecnologia como a Huawei, que fabrica de cabos a smartphones, e a Tencent, dona do mais popular aplicativo do país, o WeChat, e também de novatas como a DJI, a maior fabricante de drones do planeta.

Em alguns bairros, a renda média chega a 50.000 dólares por ano, cinco vezes a média chinesa. A cidade tem 125 empresas de tecnologia listadas em bolsa, com valor de mercado somado na ordem de 400 bilhões de dólares.

 

 

 

 

 

 


Shenzhen (sə́ntsə̂n) é uma das maiores e mais importantes cidades da China, localizada na província de Guangdong, no sul do país, ao norte de Hong Kong.

Foi à primeira cidade chinesa a abrigar uma zona econômica especial, que transformou radicalmente a cidade, fazendo sua população crescer mais de 5000% nesses últimos 33 anos, e sua economia, mais de 9000% desde então. O poderio econômico e influência populacional hoje apresentada por Shenzhen figura como um dos principais centros financeiros, urbanos, culturais e administrativos da China atual. É considerado o novo Vale do Silício do mundo!

 

 


– Xiamen

A cidade dos BRICS

Xiamen (Xiàmén), lit. “A Porta da Grande Mansão”, é uma cidade da província de Fujian (Fuquiém) na China. Tem uma população de quase 3 milhões e ocupa uma extensão de 1.565 km².

O município de Xiamen compreende as ilhas de Gulangyu e as de Xiamen.

Após varias reformas, a cidade se tornou uma das vitrines internacionais da China, recebendo a última cúpula dos BRICS.

Considerada uma das cidades de melhor qualidade de vida da China – e do mundo –, a cidade abriga empresas inovadoras e de grande porte.

 


 

 

 

 

O roteiro da missão começa em São Paulo (05/04), em que o grupo terá uma reunião para conhecer a CCDIBC. E receber todas as últimas informações da missão. Logo após embarcará em Guarulhos, às 22h, com destino a Xiamen, na China (via Dubai).


Aeroporto de Xiamen

Em Xiamen, o grupo fará passeios no dia (07/04) e conhecerá seu potencial de nova cidade internacional da China e do mundo, que recebeu a última cúpula dos BRICS. Dia 08/04, das 9h às 12h, o grupo conhecerá a Universidade de Xiamen, uma das melhores da China, com cursos de economia e gestão com classe A.

Na parte da tarde o grupo conhecerá a bonita orla, a Xiamen Hulishan Beach and Huli Hill Fort; conhecerá a ilha de Gulangyu, patrimônio cultural mundial da UNESCO, que tem o famoso jardim Shuzhuang, um dos mais belos da China, o Jardim do Sol.

 


Ilha de Gulangyu

No dia seguinte (09/04), a agenda tem início às 9h, com visita ao ICT Technology Co, no qual conhecerão o programa de construção de cidades inteligentes. E depois do almoço conhecer a Taisheng Technology Co, detentora de mais de 100 patentes na área industrial de alta tecnologia.

Também conhecerá a empresa AMI HL Graphene, líder no desenvolvimento de tecnologia com este material que já revoluciona o mundo tecnológico.

O grupo deixa Xiamen no dia seguinte (10/04, às 7h) e vai de trem-bala para Shenzhen, um passeio pelo sistema de trem rápido chinês, o maior sistema do mundo.

Considerada o novo Vale do Silício mundial, conhecer Shenzhen já é uma grande experiência. Há trinta anos uma pequena colônia de pecadores, pobre, a cidade hoje é uma das mais desenvolvidas da China.

Um laboratório a céu aberto das novas experiências de tecnologias públicas e privado. Este ano, Shenzhen bate o recorde e será a primeira cidade do mundo a ter 100% de seu transporte urbano feito por energia elétrica. O grupo conhecerá seu sistema urbano de transporte público.

Na cidade, na parte da tarde (10/04), o grupo visitará uma das empresas mais internacionais da China, a BYD, que dedem 25% do share mundial de baterias de lithium, base de celulares, tabletes, entre outros, que produz carro elétrico e tem fábrica em Campinas. Termina a noite conhecendo a orla famosa da Ilha.

 

BYD em Shenzhen

No dia seguinte (11/04) o grupo conhecerá o importante Parque de Alta tecnologia de Shenzhen, em Nanshan, o Shenzhen High-tech Industrial Development Zone, um dos pioneiros da China.

 

 

 


 Shenzhen High-tech Industrial

Uma viagem pela tecnologia, o grupo conhecerá o Shenzhen High-tech Industrial, um dos mais importantes centros do mundo de tecnologia, que abrange setores variados: eletrônica, tecnologia da informação, biologia, integração óptico-elétrico-mecânica, produtos farmacêuticos e outras indústrias de alta tecnologia.

 


Unilumin, Shenzhen

O grupo conhecerá a DJI Innovations Technology Co, líder na produção e uso de Drones. E também a Unilumin Technology, líder na produção de leds para eventos, tevês e segurança (monitoramento).

 

 


Shekou, Shenzhen

 

Dia seguinte (12/04), às 9h, o grupo conhecerá a área industrial chamada de Shekou, uma das mais desenvolvidas da China – além de ser um dos pontos turísticos mais visitados da região. Na parte da tarde o grupo conhecerá a empresa BBK Group, especializada em eletrônicos, como aparelhos de televisão, MP3 players, câmeras digitais e telefones celulares. Ele comercializa smartphones sob a marca OPPO, uma das mais famosas da China no mundo.

 

 


Shekou, Shenzhen

 

De Shenzhen, o grupo viajará de trem-bala até Guangzhou (12/04), a capital do Delta.

 

 


Na terceira maior cidade da China, o grupo conhecerá a capital do novo motor econômico.

De uma província pobre e que migrava muito para outros países, como o Brasil, que tem uma das maiores colônias de chinesas do mundo, em sua maioria vinda desta região, a cidade se reinventou e não para de crescer.

O grupo então conhecerá (12/04), na parte da tarde, a alavanca desta nova e inovadora região chinesa, o poderoso Parque Tecnológico de Nansha, o Nansha High Tech Industrial Park (Nansha IT Park).


Nansha, em Guangzhou

À noite o grupo visitará uma das áreas mais famosas da China, a Torre de Guangzhou.

 

 

Torre e locais turísticos de Guangzhou

 

No dia seguinte (13/04), às 9h, o grupo visitará a Universidade de Guangzhou, entre as mais importantes nos rankings chineses e mundiais. E na sequencia o Memorial de Sun Yat Sen, considerado o “Pai” da República Popular da China.

Na parte da tarde conhecerão o Parque de Ciência e Tecnologia Ambiental, no distrito de Panyu, com destaque nas tecnologias de novas energias.

 


 

Penyu Distrito

O ultimo dia de agenda (14/04) será uma viagem para compreender o processo de produção de uma empresa estrangeira na China, a Auto Nissan.

No fim da tarde teremos um workshop (ver abaixo) de avaliação e confraternização com jantar especial.

Dia seguinte (15/04) agenda de passeios e compras. E a noite retorno ao Brasil.


Com chegada prevista para dia 16/04, final da tarde, em Guarulhos.

 

 


 

Workshop

WORKSHOP

E para fechar com chave de ouro o grupo participará de um workshop de trocas de experiências.

Cada participante poderá contar sobre sua empresa e seus negócios/atividade

A dinâmica será feita no formato de Rodada de Negócios e terá presença de investidores chineses.


Grupo de Inovação Brasil-China

Será criado ao final do workshop um grupo oficial para tratar dos temas de inovação e tecnologia Brasil-China, que terá apoio da CCDIBC e de todos os parceiros da missão.

O objetivo deste grupo é promover encontros e intercâmbios. Além de criar o primeiro repositório de informação de experiências (cases) Brasil-China.


Roteiro e datas     

ABRIL DE 2018

05/04 (QUINTA-FEIRA)

Saída 22h – São Paulo – Dubai – China (Xiamen)

07/04 (SÁBADO) – Chegada – Xiamen

08 a 10/04 – Xiamen

10/04 às 7h – Saída de trem-bala para Shenzhen

Obs: chegada ao mesmo dia (cerca de 3 horas)

Estada em Shenzhen até dia 12/04

12/04 Saída de Shenzhen de trem-bala para Guangzhou (40 minutos)

De 12/04 até 16/04 – agenda em Guangzhou

16/04 – Saída às 23h para o Brasil – São Paulo  (via Dubai)

16/04 – chegada ao Brasil


Comunicado

COMUNICADO

Como toda viagem em grupo é importante saber que há uma necessidade de agenda conjunta. E que ela leva em consideração as necessidades das pessoas, mas que tem como prioridade o interesse coletivo. Dessa forma, a missão terá uma agenda obrigatória de encontros e visitas e uma agenda de passeios flexíveis.

Assim a agenda do dia sempre terminará em torno de 18h, tendo o restante do dia livre. Na agenda livre, por exemplo, terá espaço para conhecer locais de compras, mas não haverá tradução ou guia individual. O tradutor poderá ajudar sempre com informações antes da saída do grupo do ônibus.   A ausência de jantar e almoços (coletivos), nestes dias (compras e passeios), permitem uma melhor dinâmica das pessoas, pois não é comum que todas queiram almoçar e jantar no mesmo horário – alguns preferem lanches no próprio hotel ou nas redondezas do hotel. Esse custo está fora do pacote da missão. Nos dias de agendas de encontros e visitas haverá almoço (incluídos no pacote da missão). Café da manhã incluso todos os dias!

Inclui as entradas para todos os passeios que exigem ticket. Inclui todos os transportes usados na China e do Brasil para a China. Inclui guia em (português). 

Observação

Este programa especial é inédito e envolve profissionais especializados em China, com os consultores e guias experientes. Além de todos os tramites burocráticos para se conhecer empresas públicas e privadas, centros de pesquisa e startups, ou ainda áreas de P&D estrangeiras.

Dessa forma, a Missão e seu Valor não podem ser comparados com um programa ou pacote de turismo.  


Pacote

PACOTE MISSÃO DELTA CHINA

Investimento

Prazo para inscrições: até dia 30 de janeiro de 2018 (ou até durar as vagas)

OBS: Poderá ser feita uma pré-inscrição com depósito de 30% do valor total do pacote da missão. O que garante vaga no grupo. Mas deverá ser quitado até dia 30 de janeiro.

A inscrição final só é efetivada com pagamento total.

Investimento: U$ 9.500,00 (NOVE MIL E QUINHENTOS DÓLARES)

Será considerado o câmbio da data citada de depósito. (No entanto, a operação será em R$ – REAL).

Condições para voo comercial em classe econômica e acomodação em apartamento duplo (hotel padrão internacional)

Para alteração do tipo de acomodação e classe do voo, o participante deverá entrar em contato com a organização do evento para ajustes de valores referentes aos dois itens. 

 

Obs.: O participante deverá estar com o PASSAPORTE ATUALIZADO e todas as despesas decorrentes do processo de VISTO serão de responsabilidade do mesmo.

Realização:

 

 

Apoio:
Governo de Xiamen, Prefeitura de Xiamen
Governo de Guangdong, Prefeituras de Shenzhen e Guangzhou
Todas as empresas visitadas e instituições citadas no roteiro.