JEFERSON PRESTIGIA ABERTURA DE CURSOS DA UFSM EM PARCERIA COM A UNIVERSIDADE DE HEBEI

Na noite de quinta-feira (16), o presidente da Frente Parlamentar Brasil-China, deputado estadual Jeferson Fernandes participou da solenidade de abertura dos cursos oferecidos pela Universidade Normal de Hebei, na China, junto à Universidade Federal de Santa Maria – UFSM – e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).A celebração, realizada por meio virtual, coroou uma das parcerias entre a instituição chinesa e a UFSM, oportunizada a partir da aproximação entre as Universidades proporcionada pela viagem de comitiva de parlamentares, sindicalistas, prefeitos e lideranças gaúchas à China, da qual fez parte o reitor Paulo Burmann, sob coordenação da Frente Parlamentar. “Esta primeira incursão à China, assim como os tantos encontros virtuais de trabalho, de conhecimento que se seguiram, com representantes de setores econômicos, empresariais, culturais e educacionais chineses vêm frutificando e culminando em oportunidades para ampliar o intercâmbio entre o nosso Estado e a China. Esta noite é um fruto importante que colhemos destes esforços”, detalhou Jeferson.

Em janeiro, a UFSM foi convidada a indicar 8 estudantes para participarem do Programa Chinese Bridge, juntando-se a outros 154 estudantes brasileiros, 20 destes gaúchos, para integrarem cursos de Cultura Chinesa e de Língua Chinesa. Após o curso, os melhores alunos receberam bolsas de estudos para cursos on-line. Um aluno do curso de História da UFSM foi agraciado com uma das bolsas e também escolhido como um dos destaques do programa, sendo o orador da turma ao final do curso.

Assim, desde a segunda-feira (13/09), a Universidade Normal de Hebei ministra, de maneira gratuita para a UFSM e suas instituições parceiras – Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal do Rio Grande, Universidade Federal do Pampa, Instituto Federal Farroupilha, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e Universidade Franciscana – quatro turmas, duas de Língua Chinesa 1, uma de Língua Chinesa 2 e uma de Introdução à Cultura Chinesa, oportunizando que mais de 150 pessoas, entre alunos, professores e técnicos-administrativos conheçam gratuitamente a língua e cultura da China. Também serão oferecidas duas turmas de Ensino de Língua Chinesa para a UFSM pelo Instituto Confúcio da UFRGS, que mantém parceria, colaboração e oferta de vagas também gratuitas para a comunidade da UFSM. “Este é um momento muito especial em que agradecemos a sensibilidade e parceria do reitor da UFSM, Burmann por, assim como nós, acreditar na cooperação com a China e nas milhares de possibilidades de crescimento possíveis para ambos os países. E por estar efetivando, dentro de suas possibilidades, estes benefícios para o seu público. Também ao Instituto Confúcio, pela mesma razão. Muito obrigado”, concluiu o presidente da Frente Parlamentar Brasil-China.

Texto: Andréa Farias (MTE 10967)

fonte: Pt Sul

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.