O ministro das Finanças da China, Xiao Jie, se reuniu com o presidente da Argentina, Mauricio Macri, na capital Buenos Aires. Ele transmitiu as saudações do presidente chinês, Xi Jinping, e expressou a disposição chinesa de promover a parceria estratégica abrangente com o país sul americano.
Xiao apontou que os dois presidentes se reuniram por três vezes em dois anos, refletindo a importância das relações entre os países. Indicou que a China e a Argentina promovem liberalização e facilitação do comércio e investimento, bem como têm vários aspectos em comum no conceito de desenvolvimento. Nesse sentido, as cooperações bilaterais tem sua perspectiva ampliada.
O ministro chinês ressaltou a disposição chinesa de praticar cooperação em projetos importantes, como em energia nuclear. Xiao Jie afirmou que os dois países devem reforçar cooperações na área financeira e econômica, trabalhando para formar um bom ambiente de desenvolvimento conjunto.
A China apoia a Argentina a desempenhar um papel importante como presidente do G20. Segundo Xiao, manterão diálogo e coordenação íntima com a Argentina para promover a realização sucedida da Cúpula, em Buenos Aires. O governo chinês deseja obter mais êxitos em cooperar sob a iniciativa de “Uma Rota e Um Cinturão”.
O presidente argentino, Mauricio Macri, expressou as boas-vindas à visita de Xiao Jie. Segundo ele, Argentina está disposta a reforçar a relação cooperativa com a China, aprofundando as colaborações em finanças, impostos, comércio, economia e os projetos importantes.
Tradução: Lucas Xu
Revisão: Diego Goulart