Nova versão de esconde-esconde faz sucesso na China

Brincar de esconde-esconde e a série animada “Tom e Jerry” são lembranças queridas da infância para a geração chinesa dos anos 90. Atualmente, uma fusão desses dois elementos tornou-se um sucesso: um “jogo real de gato e rato”. Segundo estatísticas, a atividade já foi lançada em quase 70 cidades chinesas.

Jovens, rumo aos parques

Segundo a CNS, esse jogo de gato e rato é uma nova versão do jogo de esconde-esconde, que utiliza o sistema de navegação por satélite Beidou. Os participantes são aleatoriamente designados como gatos ou ratos. Após o início do jogo, os jogadores compartilham suas localizações em tempo real através do mapa. Quando um “rato” é pego por um “gato”, ele deve mudar de papel. Se não houver “ratos” no final do tempo estabelecido, os “gatos” vencem; caso contrário, a vitória é concedida aos “ratos”.

Pesquisas nas redes sociais chinesas Douyin (TikTok chinês) e Xiaohongshu (RED) com as palavras- chave “gato e rato” revelam uma grande quantidade de posts de recrutamento para a atividade, estratégias e formas avançadas de brincar.

A socialização além do esporte

Fora do trabalho, Zhou Tianwen gosta de passar o tempo em casa, já que sua natureza introvertida a faz evitar encontros sociais. Ela considera o jogo real de gato e rato uma “bênção para os introvertidos”, pois possibilita a diversão mesmo para aqueles mais tímidos.

  A socialização é um aspecto frequentemente mencionado pelos jogadores como motivo inicial para participar. Uma vez que o jogo começa, os “ratos” se escondem primeiro e têm a oportunidade de discutir estratégias com seus companheiros. “Você pode fazer muitos amigos enquanto se exercita”, comenta Zhu.

 Enquanto isso, os organizadores estão intencionalmente aumentando o valor social da atividade. Alguns anúncios de recrutamento especificam que apenas solteiros de 20 a 40 anos podem participar.

Mais jogos semelhantes surgirão

Segundo dados do “Beijing Youth Daily”, nos últimos seis meses, as buscas relacionadas ao “esconde- esconde” na China aumentaram quase 200% em comparação com o ano anterior, e o número de guias durante o feriado do Dia Nacional aumentou quase 70%. Esta nova tendência continua a gerar novos formatos de negócios, com o “esconde- esconde” se expandindo de ambientes ao ar livre para interiores, com um aumento de quase 50% no número de estabelecimentos comerciais oferecendo a versão imersiva indoor desde outubro. 

No entanto, de acordo com o “West China City Daily”, o número de pessoas que se inscrevem para jogos de “esconde-esconde” em grandes cidades como Pequim, Guangzhou e Chengdu caiu de uma média de 40 pessoas por noite para cerca de 10, indicando que a popularidade do jogo pode estar entrando em um período de calmaria. 

Wang Nan, pesquisador associado do Instituto de Sociologia da Academia de Ciências Sociais de Sichuan, acredita que o jogo “esconde-esconde” surgiu entre os jovens devido às suas necessidades emocionais e sociais, mas a satisfação psicológica que proporciona não durará muito. Isso se deve ao fato de que os laços entre os participantes não são tão profundos quanto aqueles formados na infância, resultando em uma rápida formação e dissolução de grupos. Wang Nan considera que com o desenvolvimento dos tempos, as necessidades dos jovens se tornam mais diversificadas, e isso incentivará o surgimento de mais jogos como o “esconde-esconde”.


Fonte:  Jornal chinês NMQB