“Black Friday ” Chinesa: Público foca mais no consumo “local”

“Durante o ‘Duplo 11’, além de estocar itens essenciais para a vida cotidiana, participei de compras coletivas em plataformas de transmissão ao vivo, adquirindo diversos cupons para supermercados, ingressos para pistas de esqui, cupons para restaurantes, entre outros”. Dai Dai, residente do distrito de Chaoyang em Pequim, afirma que muitas pessoas estão abordando as promoções de compras online com mais racionalidade, retornando ao consumo offline.

Segundo a HONG KONG CHINA NEWS AGENCY, ao longo de 15 anos, o “Dia dos Solteiros” (data comemorada no dia 11 de novembro e por conta da repetição do número 11, a data também passou a se chamar “Duplo 11”) se transformou na versão chinesa da “Black Friday”, um festival de compras para qualquer tipo de consumidor, refletindo a evolução do conceito de consumo do público chinês, Estudos indicam que, com um público consumidor cada vez mais jovem, há uma crescente ênfase no valor emocional. Os consumidores não buscam mais apenas grandes marcas internacionais ou o menor preço, mas sim experiências que proporcionem felicidade.

Na plataforma social chinesa Xiaohongshu (RED), ao pesquisar por vida noturna em Pequim, muitos recomendam passear pelos hutongs (um tipo de rua estreita comumente encontrada no norte da China) e visitar bares locais para saborear cervejas artesanais, Um bar chamado “Peiping Machine” foi frequentemente mencionado, conhecido por integrar culinária local e cultura tradicional em suas cervejas artesanais, com variedades como Dragon Well Spring Tea Wheat, Green Bean Paste Wheat, Jasmine Oolong Wheat e 100 Hops Hidden Deep IPA. Segundo os funcionários, as cervejas artesanais enfatizam o seu frescor, algo que as cervejas engarrafadas vendidas online não conseguem igualar.

Su Zhe, profissional de operações na internet, observa que as lojas online estão se tornando mais um local para produtos comuns, enquanto as lojas fisicas locais atendem melhor às necessidades de consumo personalizado dos jovens. Ele aponta que o fascínio por lojas “pequenas e bonitas” fez com que “explorar lojas” se tornasse parte da busca por um estilo de vida de qualidade. Isso também explica o rápido crescimento de aplicativos como o Xiaohongshu (RED), que oferecem referências de estilo de vida e decisões de consumo.

O festival de compras “Duplo 11” tornou- se um evento emblemático no desenvolvimento do comércio eletrônico chinês e uma janela para observar as tendências atuais de consumo e economia. Anteriormente, as pessoas se preparavam para aproveitar os descontos do “Duplo 11”, inclusive formando grupos com amigos. Hoje, há um foco crescente no consumo offline e na busca por experiências, com áreas como gastronomia, esqui, viagens, acampamento e ciclismo ganhando popularidade.

Especialistas apontam que isso não significa um “esfriamento” do “Duplo 11”, mas sim o resultado de uma estrutura de consumo cada vez mais diversificada na China. O surgimento de produtos nacionais e o aumento da competitividade das lojas físicas são algumas das razões para essa mudança. O “Duplo 11” não é mais apenas um evento de compras online, mas um importante impulsionador do consumo na sociedade chinesa.