Cerimônia marca o início de importante obra no município de Palmital-SP

Um marco histórico foi registrado nesta sexta feira, 25 de agosto, no município de Palmital/SP. O Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema –  CIVAP, em colaboração com a concessionária BAL CIVAD SPE, realizou uma cerimônia oficial para marcar o início das obras da tão aguardada Central de Tratamento e Geração de Energia CTCE “Eng. Roberto Infiesta”.O evento reuniu uma notável presença de autoridades, empresários e membros da Imprensa local.

Após mais de duas décadas de planejamento e desenvolvimento, o projeto alcançou um marco significativo. Em 2021, a BAL CIVAP SPE obteve a concessão para a execução e gestão da iniciativa Em junho de 2023, inaugurou sua sede administrativa na cidade de Assis/SP e apresentou os projetos de engenharia, além do progresso das etapas de obtenção de licenças ambientais para a construção da usina. Após dois meses da inauguração da sede, a empresa marca o inicio da construção da usina, com as obras de terraplanagem.

Dentre os principais destaques do evento, as autoridades presentes tiveram a oportunidade de ressaltar os inúmeros benefícios do empreendimento para a região. A usina representa uma solução sustentável crucial para a destinação dos resíduos sólidos urbanos (RSU) produzidos pelos municípios envolvidos. Atualmente, esses resíduos demandam espaços de aterros, exigindo logística complexa e amplos locais de armazenamento e tratamento, o que resulta em custos elevados para os cofres públicos e contribui para o agravamento do efeito estufa.

Por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o CIVAP e a empresa BAL CIVAP SPE, o projeto de geração de energia elétrica a partir de resíduos sólidos urbanos proporcionará aos 16 municípios participantes um método sustentável para a destinação de seus RSU, transformando-os em energia limpa. O processo inovador de gaseificação, que utiliza calor em vez de combustão, minimiza drasticamente as emissões de carbono na atmosfera, representando uma alternativa verdadeiramente ecológica para a produção de energia.

Diversas figuras proeminentes também estiveram presentes para prestigiar o evento, incluindo o Gerente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). João Adriano Alves e o Diretor de relações internacionais da Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil-China, Marcelo Luis Besteti.

O ponto culminante da cerimônia ficou a cargo do Engenheiro e Diretor Executivo da BAL CIVAP SPE. Luciano Infiesta. Ele apresentou a planta em 3D da usina e compartilhou dados sobre o impacto positivo do empreendimento na gestão dos RSU, ressaltando seus benefícios para o meio ambiente e a economia regional.

No dia 25 de Agosto de 2023 às 17:00 , ocorreu na cidade de Ourinhos uma reunião de apresentação e aproximação de acordos internacionais e possíveis investimentos ,entretanto o diretor de relações internacionais da CCDIBC, Marcelo Luis Besteti, ressaltou a importância da parceria com as prefeituras através de acordo bilateral e internacional, na oportunidade  foram tratados diversos assuntos, principalmente  na área de fomento, conectividades  e acordos bilaterais entre as cidades envolvidas, com destaque especial para o projeto de cidade irmãs entre Brasil e China , o advento ocorreu na secretária de saúde do município de Ourinhos , contou com a participação do secretário de saúde o Sr Donay da Silva Jacinto Neto e o procurador geral do município o Sr Renan Jaboti, também estiveram presentes a diretora executiva do CIVAP a Sra Ida Franzoso de Sousa e toda a sua equipe de trabalho.

No final o secretário de saúde fez uma breve apresentação dos projetos da cidade, em especial para a construção de novas unidades de saúde  possibilitando assim  um melhor acesso da população.