CCDIBC vai realizar o I Congresso para Cooperação Internacional entre Municípios do Brasil e China

São Paulo, 10/03/2023

A Câmara de Comércio Brasil e China – CCDIBC vai realizar o congresso dos municipios do Brasil e China, na cidade Xiamen, e a expectativa é a participação de 30 municipios brasileiros e 30 municipios da China.

O presidente da CCDIBC Fábio Hu destacou que “Esse é um evento histórico e inédito nas relações internacionais entre Brasil e China, aguardamos a presença forte de Prefeitos e Secretários municipais do Brasil neste congresso”.

O evento vai contar com a presença de representantes de fundos chineses de investimentos e crédito, entidades empresariais interessadas em conhecer os procedimentos para empresas chinesas se instalarem nos municípios do Brasil, e de segmentos de tecnologia, muito importante para o desenvolvimento e futuro das cidades.

Contará também, com o espaço de integração municipal, onde os municípios terão stands para apresentar suas demandas, oportunidades, trocar experiências e construir relacionamentos. Como parte do congresso haverá visita a 3 municípios chineses para conhecer casos de sucesso da gestão municipal.

O Vice-Presidente da CCDIBC Levi Martins reforçou a importância da realização do congresso “Será uma grande oportunidade para os Prefeitos e Prefeitas, Secretários e Secretárias municipais do Brasil e China, conversarem direta e presencialmente em Xiamen, se conhecendo e construindo um relacionamento e integração entre as cidades, e a partir disto, desenvolver projetos conjuntamente”.

Xiamen é um importante centro de comércio, indústria, tecnologia e financeiro da China, é uma das 4 cidades berço da atual economia chinesa iniciado em 1980 e possui 3 zonas econômicas: comercio, indústria e alta tecnologia, é importante destacar também, que o município de Xiamen mantém relações comerciais e econômicas com 162 países.

A CCDIBC é único representante no Brasil do Fundo de Xiamen com crédito para financiamento e investimentos para os setores público e privado.