Consulado Geral da China em São Paulo publica instruções para emissão de visto.

06 de março 2023 – 13h

O Consulado Geral da República Popular da China em São Paulo publicou a atualização das instruções para as emissões de visto de entrada na República Popular da China para o ano de 2023 válido para os brasileiros.

O Consulado está emitindo quase todos os tipos de vistos, com exceção para vistos de turismo que continuam sem autorização para viajar, por isso é necessário ter um motivo (não turístico) para ir a China e solicitar o visto.

No caso de visto de negócios o interessado deverá apresentar além da documentação exigida, carta convite (pode ser exigido original) para atividades comerciais ou de negócios emitida por empresa chinesa, contendo os dados empresariais inclusive o número de registro da empresa naquele país.

Está com dúvida sobre como obter o seu visto a CCDIBC pode te ajudar, envie e-mail para: contato@brasilchina.org.br e encaminhe suas dúvidas que responderemos com orientações.

 

Confira abaixo os tipos de vistos liberados e a relação de documentos necessária.

TIPO DE VISTO DESCRIÇÃO
C Emitido para tripulantes de linhas aéreas, aéreas e marítimas internacionais, motoristas de transporte em rodovia internacional, e familiares acompanhados nos meios de transporte marítimo acima mencionados.
D Emitido para pessoas com intenção de residir na China permanentemente.
F Emitido para pessoas que irão à China para praticar atividades acadêmicas ou de pesquisa, visita a órgãos não comerciais, entre outras.
G Emitido para pessoas em trânsito pela China.
J1 Emitido para jornalistas estrangeiros de organizações de imprensa estrangeiras residentes na China, cuja permanência ultrapassa 180 dias.
J2 Emitido para jornalistas estrangeiras que irão à China para fazer entrevista ou reportagem de curto prazo (menos de 180 dias).
L (suspenso temporariamente) Emitido para pessoas que irão à China como turistas.
M Emitido para pessoas que irão à China para atividades de negócios ou comerciais.
Q1 Emitido para pessoas com finalidade de residir na China por motivo de reunião familiar cujo membro da sua família (cônjuge, pais, filhos, cônjuge dos filhos, irmãos e irmãs, avós e avôs, netos e netas, pais dos cônjuges) é cidadão chinês ou estrangeiro que possui permissão da residência permanente na China, e pessoas com finalidade de residir na China por causa de adoção.
Q2 Emitido para pessoas com finalidade de visitar por período curto (menos de 180 dias) familiar que é cidadão chinês ou estrangeiro que possui permissão de residência permanente na China.
R Emitido para pessoas talentosas de alto nível que a China necessita ou profissionais de que a China está precisando com urgência.
S1 Emitido para pessoas com finalidade de visitar por um longo prazo (mais de 180 dias) seu cônjuge, pais, filhos menores de 18 anos, pais do cônjuge estrangeiros que se encontram na China por trabalho ou estudo, ou pessoas que precisam residir na China por causa de assuntos particulares.
S2 Emitido para pessoas com finalidade de visitar por um curto prazo (menos de 180 dias) seu cônjuge, pais, filhos menores de 18 anos, pais do cônjuge estrangeiros que se encontram na China por trabalho ou estudo, ou pessoas que precisam residir na China por causa de assuntos particulares.
X1 Emitido para pessoas com finalidade de estudo na China por um longo prazo (mais de 180 dias).
X2 Emitido para pessoas com finalidade de estudo na China por um curto prazo (menos de 180 dias).
Z Emitido para pessoas com finalidade de trabalhar na China.

 

Conforme o tipo de visto, prepare os seguintes documentos.

TIPO DE VISTO Documentos necessários (apenas como referência, os oficiais consulares do Consulado podem exigir que os requerentes complementem os documentos de acordo com cada caso).
C 2 fotos 3×4 (fundo branco, cabeça sem acessório), passaporte do solicitante original, página de confirmação do formulário, formulário completo de pedido de visto preenchido e assinado, cópia da página de informações do passaporte do solicitante, reserva da passagem (não necessário a emissão), carta de fiança emitida pela empresa transportadora estrangeira ou carta convite emitida pela respectiva entidade chinesa, cópia da autorização de trabalho (CREW ID) se houver.
D 2 fotos 3×4 (fundo branco, cabeça sem acessório), passaporte do solicitante original, página de confirmação do formulário, formulário completo de pedido de visto preenchido e assinado, cópia da página de informações do passaporte do solicitante, reserva da passagem (não necessário a emissão), formulário confirmativo do estatuto de residência permanente estrangeiro na China original.
F 2 fotos 3×4 (fundo branco, cabeça sem acessório), passaporte do solicitante original, página de confirmação do formulário, formulário completo de pedido de visto preenchido e assinado, cópia da página de informações do passaporte do solicitante, reserva da passagem (não necessário a emissão), carta convite emitida por órgão ou indivíduo da China.
G 2 fotos 3×4 (fundo branco, cabeça sem acessório), passaporte do solicitante original, página de confirmação do formulário, formulário completo de pedido de visto preenchido e assinado, cópia da página de informações do passaporte do solicitante, reserva da passagem (não necessário a emissão), passagem (aérea, marítima) com data e poltrona confirmadas para o país (região) do seu destino final.
J1 2 fotos 3×4 (fundo branco, cabeça sem acessório), passaporte do solicitante original, página de confirmação do formulário, formulário completo de pedido de visto preenchido e assinado, cópia da página de informações do passaporte do solicitante, reserva da passagem (não necessário a emissão), outros documentos necessários favor enviar e-mail.
J2 2 fotos 3×4 (fundo branco, cabeça sem acessório), passaporte do solicitante original, página de confirmação do formulário, formulário completo de pedido de visto preenchido e assinado, cópia da página de informações do passaporte do solicitante, reserva da passagem (não necessário a emissão), outros documentos necessários favor enviar e-mail.
L (suspenso temporariamente) Turismo
M 2 fotos 3×4 (fundo branco, cabeça sem acessório), passaporte do solicitante original, página de confirmação do formulário, formulário completo de pedido de visto preenchido e assinado, cópia da página de informações do passaporte do solicitante, reserva da passagem (não necessário a emissão), carta convite para atividades comerciais ou de negócios emitida pela empresa chinesa, CNPJ da empresa chinesa.
Q1 (reunião familiar) 2 fotos 3×4 (fundo branco, cabeça sem acessório),passaporte do solicitante original, página de confirmação do formulário, formulário completo de pedido de visto preenchido e assinado, cópia da página de informações do passaporte do solicitante, reserva da passagem (não necessário a emissão),cópia de ambos os lados do documento de identidade chinês do convidante, cópia e original do comprovante de parentesco entre o convidante e o convidado (e documentos de todos os envolvidos),carta convite emitida pelo cidadão chinês (modelo a seguir). Para emitir o visto Q1 reunião familiar é necessário o comprovante de parentesco original.
Q1 (adoção) 2 fotos 3×4 (fundo branco, cabeça sem acessório),passaporte do solicitante original, página de confirmação do formulário, formulário completo de pedido de visto preenchido e assinado, cópia da página de informações do passaporte do solicitante, reserva da passagem (não necessário a emissão),certificado notarial de adoção ou procuração autentificada emitido pela embaixada/consulados gerais da China original e cópia, passaporte cópia e original do expedidor, cópia da certidão de nascimento do adotivo, carta de consentimento sobre a adoção emitida pelo pessoa que se comprometeu a adotar a criança, cópia do primeiro documento brasileiro de estatuto de residência permanente dos pais. Para emitir o visto Q1 adoção, procuração, passaporte do expedidor é obrigatório ser originais, necessário entregar ao consulado, senão não serão aceitos. Se necessário realizar legalização da procuração, favor mandar no e-mail seguinte: gongzhengyushen@gmail.com
Q2 2 fotos 3×4 (fundo branco, cabeça sem acessório), passaporte do solicitante original, página de confirmação do formulário, formulário completo de pedido de visto preenchido e assinado, cópia da página de informações do passaporte do solicitante, reserva da passagem (não necessário a emissão), cópia de ambos os lados do documento de identidade chinês do convidante, carta convite emitida pelo cidadão chinês
R 2 fotos 3×4 (fundo branco, cabeça sem acessório), passaporte do solicitante original, página de confirmação do formulário, formulário completo de pedido de visto preenchido e assinado, cópia da página de informações do passaporte do solicitante, outros documentos necessários favor enviar e-mail.
S1 2 fotos 3×4 (fundo branco, cabeça sem acessório),passaporte do solicitante original, página de confirmação do formulário, formulário completo de pedido de visto preenchido e assinado, cópia da página de informações do passaporte do solicitante, reserva da passagem (não necessário a emissão),cópia do passaporte estrangeiro do convidante, cópia do comprovante de estatuto de residência permanente na China do convidante, cópia e original do comprovante de parentesco entre o convidante e o convidado, carta convite emitida pelo convidante.(modelo a seguir).
S2 2 fotos 3×4 (fundo branco, cabeça sem acessório),passaporte do solicitante original ,página de confirmação do formulário, formulário completo de pedido de visto preenchido e assinado ,cópia da página de informações do passaporte do solicitante, reserva da passagem (não necessário a emissão),cópia do passaporte estrangeiro do convidante dentro do prazo de validade, cópia do comprovante de estatuto de residência permanente na China do convidante, cópia do comprovante de parentesco entre o convidante e o convidado, carta convite emitida pelo convidante.
X1 2 fotos 3×4 (fundo branco, cabeça sem acessório), passaporte do solicitante original, página de confirmação do formulário, formulário completo de pedido de visto preenchido e assinado, cópia da página de informações do passaporte do solicitante, reserva da passagem (não necessário a emissão), formulário de solicitação de visto para estudantes estrangeiros (JW201 ou JW202) original, certificado de admissão da universidade original.
X2 2 fotos 3×4 (fundo branco, cabeça sem acessório), passaporte do solicitante original, página de confirmação do formulário, formulário completo de pedido de visto preenchido e assinado, cópia da página de informações do passaporte do solicitante, reserva da passagem (não necessário a emissão), carta de notificação para a admissão emitida por instituição educacional da China original.
Z 2 fotos 3×4 (fundo branco, cabeça sem acessório),passaporte do solicitante original, página de confirmação do formulário, formulário completo de pedido de visto preenchido e assinado, cópia da página de informações do passaporte do solicitante, reserva da passagem (não necessário a emissão),carta de notificação de permissão de trabalho ou documento de permissão de trabalho para estrangeiros na China válido, declaração da empresa chinesa que incluem detalhes de trabalho e dados pessoais do solicitante, CNPJ da empresa chinesa.

 

Atenção

A carta convite pode ser enviada pelo fax, impressa ou cópia, porém os oficiais consulares do Consulado podem exigir a carta original.

Se necessário, os oficiais consulares do Consulado podem exigir outros documentos para complementar ou comprovar em casos individuais, ou então exigir entrevista.

De acordo com cada caso, os oficiais consulares decidem se realizará o visto ou não, determinando quantos dias pode ficar na China, a validade do visto e quantidade de entradas.

A obtenção de visto não significa necessariamente que o requerente pode entrar na China. O departamento de inspeção de fronteira da China decidirá se permitirá a entrada na China de acordo com as leis regulamentadas.

O tempo de processamento do visto geralmente é de 4 dias úteis (calculados a partir do dia da entrega dos documentos). Se necessário o serviço urgente, o tempo de processamento é de 2 a 3 dias úteis, mas deve ser aprovado pelo consulado e será cobrado uma taxa adicional. Seguir o dia da entrega conforme a ficha.

 

Dúvidas: (55) 11-30699885 (português), (55) 11-30699886 (chinês) ou no site do Consulado.

http://saopaulo.china-consulate.gov.cn/pl/lsqw/202301/t20230117_11010244.htm