Prefeito Marcelo Oliveira convida políticos chineses a visitarem a região do ABC

Mauá, SP, 03 de fevereiro de 2023

Em reunião com a Diretoria da Câmara de Comércio Brasil e China – CCDIBC o Prefeito de Mauá/SP Marcelo Oliveira e que também é Presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, formalizou, no dia 03 de fevereiro, o convite as autoridades políticas do município chinês de Xiamen a visitarem a região.

Participaram da reunião pelo município de Mauá o Prefeito Marcelo Oliveira, o deputado estadual Rômulo Fernandes, o Secretário de Desenvolvimento Econômico Edilson de Paula, a Assessora Especial Vera Scudeiro, e pela CCDIBC o Presidente Fábio Hu, o Vice Presidente Levi Martins e o Diretor de Relações Internacionais Marcelo Besteti.

Xiamen é uma bela ilha ao sul da China, é um município que faz parte da Província de Fujian, fundada a quase 2 mil anos e conta com mais de 5 milhões de habitantes, atualmente conhecida, principalmente, como O Portão da China.

Xiamen é um importante centro de comércio, indústria, tecnologias e setor financeiro da China, foi uma das 4 primeiras zonas econômicas especiais criadas pelo governo chinês em 1980 que serviram de base para o modelo econômico da China, é importante destacar que o município de Xiamen mantém relações comerciais e econômicas com 162 países.

Territorialmente tem uma área um pouco maior que o município de São Paulo, mas possui 3 zonas de desenvolvimento: Zona de Investimento, Zona de Livre Comércio e Zona de Desenvolvimento de Alta Tecnologia.

A Comitiva de Xiamen visitará a região do ABC e discutirá os planos de relacionamento com os municipios visando acordos de desenvolvimento industrial e de alta tecnologia e está prevista ser realizada em maio 2023, o encontro que será promovido pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC com sede na cidade de Santo André/SP, participarão prefeitos(as), parlamentares e representantes dos setores industrial e econômico dos municípios do ABC.