Comunidade chinesa do Brasil envia 17 toneladas de doações ao litoral paulista

O Centro de Assistência e Integração Social Chinês em São Paulo, a Associação Chinesa do Brasil, a Associação de Caridade China Brasil e a Associação de Caridade de Qingtian enviaram na tarde desta quarta (22) um carregamento de mil cestas básicas e mil kits de higiene, totalizando 17 toneladas, para a população afetada pelas chuvas no litoral paulista.

Com a urgência em função do desastre, que já contabiliza 48 mortos, a comunidade chinesa de São Paulo se mobilizou para prestar apoio o mais rápido possível. “É uma situação trágica, mas com solidariedade a gente vai conseguir superar mais esse desafio”, disse o empresário brasileiro e coordenador de projetos sociais, Andre Ye.

Segundo o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em apenas 24 horas choveu na região de São Sebastião um volume três vezes maior que o esperado para vinte e oito dias.

Prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, agradece o apoio da comunidade chinesa no auxílio às vítimas da tragédia e destaca a amizade entre as duas comunidades. Líderes de várias associações chinesas enfatizam a importância da ajuda mútua e da tradição chinesa de ajudar os mais necessitados. Eles acreditam que essa união continuará promovendo a amizade entre Brasil e China e trazendo mais energia positiva para a sociedade brasileira.

O governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmou que a rápida e generosa resposta das associações chinesas diante desta tragédia foi emocionante. Os suprimentos de ajuda fornecidos atenderam às necessidades mais urgentes da região afetada, trazendo esperança e força para a área. Ao mesmo tempo, a ação demonstrou o espírito de solidariedade e cooperação mútua das associações chinesas, bem como a preocupação e apoio da comunidade chinesa à sociedade brasileira.

O presidente Lula sobrevoou a região na segunda-feira e anunciou medidas imediatas. Hoje, o maior navio de guerra da Marinha do Brasil, o Capitania da Estrada, foi despachado do Rio de Janeiro rumo ao litoral paulista. Equipado com um hospital de campanha, seis helicópteros e três embarcações de desembarque de viatura, o navio chegará ao destino nesta quinta para auxiliar nas buscas e resgate.