CCDIBC RETOMA AGENDA ESTRATÉGICA NO RIO GRANDE DO SUL

Chefiada por Hu, missão da Câmara foi recebida por prefeitos, deputados, empresários, lideranças e participou do lançamento da Frente Parlamentar Brasil-China Rio Grande do Sul


O Rio Grande do Sul é uma dos mais importantes parceiros comerciais e de investimentos da
China no Brasil, com destaque para o setor de alimentos. E o estado, mais uma vez, aposta numa parceria estratégica com a Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil-China (CCDIBC), que em 2018 organizou a ida à China de representantes de mais de 120 municípios gaúchos, com muitos prefeitos nas lideranças destas missões.

E 2019 já começa com mais uma importante iniciativa proposta pela CCDIBC, que teve total apoio: a criação e lançamento da Frente Parlamentar Brasil-China Rio Grande do Sul (FPBCRS).


Liderada pelo deputado Jeferson Fernandes, a FPBCRS foi oficializada dia 12 de março, com apoio de 33 deputados, tendo o presidente da Assembleia, Lara, participando em dois momentos chaves: seminário que debateu as relações dos dois países e as perspectivas do Rio Grande do Sul, bem como de ter na sala da presidência da Assembleia Gaúcha o Ato oficial de lançamento da Frente. Eventos concorridos e com êxito forte.

Para o presidente da Assembleia, Lara, é o momento estratégico de se reforçar os laços com a China. “A Assembleia está a disposição desta iniciativa. E como presidente darei total apoio as ações. Inclusive, a que envolve uma missão à China”, declarou o presidente da Assembleia. No que foi apoiado pelo deputado Jeferson Fernandes, autor do pedido de criação da FPBCRS.

“Temos que colocar o parlamento gaúcho como ponte desta nova proposta de relações, nas quais podemos reforçar nossa presença nos setores que já atuamos, com destaque os grãos, mas ir além e focar em novas parcerias e oportunidades”, declarou o presidente da FPBCSR, também regsirando que a tecnologia e inovação, produtos industrializados, serviços e a cultura estão entre as prioridades de atuação.

Presente no seminário e na oficialização da FPBCRS, o prefeito de Santiago, Tiago Gorsk Lacerda contou sua experiência com a China, tendo relatado sua ida organizada pela CCDIBC, com destaque para conclamar os presentes a não terem “medo” de ir buscar investimento chinês. “A china cobra menos impostos que o Brasil. E tem um ambiente de negócios agressivo, mas voltado para setores que somos complementares. Então temos que dar prioridade nesta relação”, afirmou o prefeito, que tem sido uma referencia para novos interessados em conhecer a China, usando sua nova experiência e a dividindo com outros gestores e empresários.

Para Tiago a FPBCRS tem um papel fundamental. “Precisa ficar em desburocratizar as etapas para recebimento de investimento estrangeiro, pois há processos que podem levar anos. E temos que criar formas dinâmicas para que não se perca novos investimentos”, sugeriu o prefeito Lacerda, que deve receber na sua cidade um investimento de uma Fabrica de Ração chinesa.

O presidente da CCDIBC, Fabio Hu elogiou a iniciativa e reforçou o convite para a nova missão que organiza para o mês de maio próximo, com passagens por Xangai e Hubei. “precisa ter o olho no olho. Ir à China. E mostrar projetos bem feitos. Assim o chinês pode ter opções novas de investimentos no Estado”, explicou Hu, que cumpriu agenda de seis dias no Rio Grande do Sul.

AGENDA CONTAC E MPA

CONTACMPA的议程

Parceiros da CCDIBC na Bolsa de Alimentos da terra ao prato, a CONTAC e o MPA organizaram uma agenda estratégica com lideranças, empresários e agricultores para avançar na oferta de produtos e na compra pela China.

Em encontro especial, o presidente da CONTAC, Siderlei de Oliveira ponderou que há uma necessidade de ações concretas para destravar as ofertas na Bolsa e atrair mais interessados. “trabalhamos junto com a câmara para se fechar negócios. O que atrairá mais participante. É algo novo e trabalhamos muito para seja uma opção nesta crise”, registrou Siderlei, no que foi apoiado pelo presidente da CCDIBC, Fabio Hu.

Para Hu há uma conjuntura internacional que favorece um intercâmbio direto entre os dois países. “A venda direta é o caminho necessário. E estamos trabalhando para mudar o relacionamento, pois quem produz precisa buscar vender para seu parceiro, com isso negociar melhor, sem muitos intermediários”, explicou Hu, que afirmou que esta parceria já começa a dar os primeiros frutos, com vendas em mel, soja, café, sucos, entre outros. E conclamou a avançarmos na venda de produtos com valor agregado, no caso, como exemplo, citou a venda de frango temperado.

AGENDA PALMEIRA DAS MISSÕES

帕尔梅拉达斯米松伊斯的议程

Primeiro grupo organizado pela CCDIBC no estado, do qual foi liderada uma missão á China por oito prefeitos e representantes de 82 municípios, a agenda em Palmeira das Missões foi uma retomada das ações já assinadas em julho de 2018. A reunião teve presença de dez prefeitos e atores da academia, área técnica de órgãos estaduais e federais, além de empresários e investidores locais.

No centro do debate as novas oportunidades, mas a retomada das parcerias já concretizadas. Nas áreas de cidade inteligente, alimentos, tecnologia, inovação, entre outras.

Na oportunidade, por meio do Diretor de Comunicação da CCDIBC, Daniel castro fez um retrospecto do que avançou e do que pode ser retomando. “A China e o Brasil vivem um ano de importantes datas e agendas. São 70 de proclamação da República Popular da China. 10 anos de parceria entre os dois países, tendo a China como maior parceiro comercial e de investimentos. E mais a agenda dos BRICS, na qual a reunião será no Brasil, em Brasília”, relatou Castro, que lembrou aos presentes que a CCDIBC está sempre a disposição para atuar nos entraves e buscar novos investimentos para a região.

AGENDA SANTIAGO E REGIÃO

圣地亚哥市和地区的议程

Para finalizar a agenda de sucesso, a CCDIBC esteve em Santiago, cidade que trabalha em ser um novo centro dinâmico da China no Brasil. O prefeito Lacerda, os empresários Ricardo Damian, presidente da Agência de Desenvolvimento, e João Batista, sócio de Damien na empresa Jet Towers, além de lideranças importantes como prefeitos, empresários e agricultores se reuniram em encontro na sede da Uri, para atualização da conjuntura dos negócios entre a China e a cidade e região.

A agenda teve espaço para reconhecimento das áreas para instalação de indústrias chinesas. E também reunião especifica com universidades, no caso a federal de Santa Maria. Na cesta de conversa projetos nas áreas de saúde, esportes, tecnologia, com destaque para dois projetos que já estão em andamento, a Fábrica de Ração e a FAZENDA HI TECH, que já são objeto de tratativas com empresa chinesa.

Para Fabio Hu o caminho está dado e as parcerias estão se consolidando. “Breve teremos uma delegação chinesa na região. E queremos avançar com foco. Para isso precisamos do envolvimento de todos, autoridades e toda a cadeia produtiva”, finalizou o presidente da CCDIBC, que reforçou o convite para a missão de Maio. E desejou muito sucesso para todos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.