CCDIBC faz agenda estratégica com governo Bolsonaro

CCDIBC faz agenda forte em Brasília com novo governo Bolsonaro. As reuniões trataram de alimentos, relações comercias e perspectivas entre China e Brasil. A China é o maior parceiro comércio e de investimentos do Brasil. E essa tendência deve seguir nos próximos anos. Com essa realidade, as relações entre o Brasil e a China devem sempre ser colocadas sob estas perspectivas. Foi este o sentido das conversas encontrado pelo presidente da CCDIBC, Fabio Hu, em agenda estratégica em Brasília, esta semana, o que envolveu a posse do novo comandante da Forças Armadas, no lugar do general Eduardo Villas Bôas, assumiu o comando o general Edson Leal Pujol. Evento que teve a presença do presidente Jair Bolsonaro.

Agenda de Fabio Hu na sede do poder brasileiro incluiu reuniões no Ministério da Agricultura e no Itamaraty, dois dos mais importantes órgãos do governo nas relações com a China. O que reforça a iniciativa da Nova Rota da Sede Chinesa, tendo o Brasil o mais importante parceiro chinês na América do Sul. A CCDIBC tem este projeto como prioridade em todas suas tratativas com autoridades e empresários do Brasil no ramo de Alimentos e tecnologia. Em reunião entre os representantes do Ministério da Agricultura com lideranças do Rio Grande do Sul, o que envolveu a reitoria da Universidade de Santa Maria, o novo senador eleito pelo Rio Grande do Sul, Luis Carlos Heinze, bem como prefeitos, com destaque para Tiago Gorski, de Santiago, cidade que por meio da CCDIBC esta recebendo investimentos chineses. Entre técnicos e empresários. Na pauta as novas oportunidades de parcerias e criação de um núcleo de inovação do agronegócio.

Nas tratativas entre Fabio Hu e o ministério está a possibilidade de um evento conjunto só com foco em alimentos, com destaque para industrializados e investimentos aqui no Brasil e na China. O objetivo é aproximar os dois países , mas com foco em produtos e trocas tecnológicas. Abrindo mercados e consolidando esta nova postura do governo Bolsonaro, que deseja uma nova e mais dinâmica relação com a China.

Fernando Silveira Camargo, que comanda a recém criada Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, pertencente a pasta do Ministério da Agricultura, deseja ser parceiro da câmara nestas iniciativas que promovam esta aproximação, com foco na geração de mais negócios e oportunidades, o que será dialogado em nova agenda que terá com a CCDIBC.

Agenda no Itamaraty órgão mais importante nas tratativas com a China, o Itamaraty recebeu Hu em reunião que durou mais de uma hora, no Palácio, que reuniu o departamento da Divisão Comercial do órgão, liderado pelo ministro e Diretor do Departamento de Comunicações e Documentação, Marcos Arbizu de Souza Campos. Na pauta uma nova dinâmica de parceria entre o Itamaraty e a CCDIBC, com destaque para a criação de duas novas unidades do órgão com foco em China e Agricultura, iniciativa inédita no Itamaraty. O que foi saldada pelo presidente Hu. A reunião também contou com a presença das lideranças gaúchas, parceiras da CCDIBC, entre elas o senador eleito Henzi e o prefeito Tiago.

Nas próximas semanas nova reunião, com a equipe técnica, será marcada para que a parceria com a Câmara possa caminhar para um novo patamar e possibilitar novos negócios e oportunidades. Encontro com o presidente Bolsonaro, convidado para a posse do novo comandante das Forças Armadas, Fabio Hu cumprimentou o novo titular, general Edson Leal Pujol, além de encontrar o próprio presidente Jair Messias Bolsonaro, saudando sua nova gestão e colocando a CCDIBC à disposição para ajudar nas relações entre os dois países.

Fábio Hu estendeu as saudações às importantes figuras do alto comando do novo governo, entre elas o vice-presidente, general Mourão, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, que é o ministério responsável pela coordenação da área de inteligência do governo, ao qual está subordinada a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), general Heleno e o ministro da Ciência e Tecnologia, o primeiro astronauta do Brasil, Marcos Pontes. Com destaque ainda, entre outras autoridades, Hu cumprimentou a procuradora Geral da República, sra. Raquel Dodge , e o jornalista Heraldo Pereira, um dos mais importante da TV Globo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.