Na tarde de 19 de novembro, em São Paulo, o CCDIBC recebeu calorosamente a comitiva do Dr. Chen Ximin, Vice-Presidente Sênior, CTO e Presidente da Neusoft Cloud Technology. As duas partes realizaram uma profunda troca de ideias sobre “como as empresas chinesas podem se estabelecer com eficiência, operar de forma compliance e construir ecossistemas no Brasil”.

O Dr. Chen Ximin apresentou que a Neusoft Group atua há mais de 30 anos no setor de software e serviços de tecnologia da informação, com cerca de 5.000 posições globais, cobrindo Ásia, Europa, Estados Unidos, Oriente Médio e América Latina. A empresa já estabeleceu dois centros de serviços no Brasil, com aproximadamente 300 colaboradores locais, atendendo de forma contínua clientes de grande porte como Alibaba, Ant Group, Cainiao, Haier e Kuaishou. Ele destacou o desejo de aproveitar o período de complementaridade econômica e confiança política entre China e Brasil para, com base no modelo de “internacionalização em grupo e desenvolvimento conjunto”, aprofundar a participação na construção do ecossistema de serviços digitais no país.
Fabio Hu ressaltou que, ao longo de seus vinte anos de atuação, a Câmara acompanha de perto o ambiente político e empresarial brasileiro, podendo oferecer às empresas serviços integrados de seleção de parceiros, conexão de projetos, consultoria jurídica e tributária, além de apoiar a integração das cadeias produtivas para reduzir riscos de implantação e ampliar a penetração no mercado.

Na próxima etapa, ambas as partes concentrarão esforços em dois eixos de cooperação:
- Compartilhamento de recursos jurídicos em arbitragem trabalhista e compliance, aprimorando o controle de riscos relacionados à contratação local;
- Exploração conjunta da demanda por serviços terceirizados de atendimento ao cliente de empresas brasileiras e de empresas chinesas internacionalizadas (como Hikvision, Dahua, BYD, além de empresas locais de telecom e bancos), ampliando a participação da Neusoft no mercado latino-americano de serviços digitais.
A reunião marca um passo concreto no avanço da cooperação entre as partes para apoiar a internacionalização de alta qualidade das empresas chinesas no Brasil, com perspectivas de colaboração aprofundada em serviços digitais, conexão de recursos e suporte regulatório.

Notícias relacionadas
Câmara de Desenvolvimento Internacional Brasil-China realiza com sucesso jantar de discussão sobre cooperação Brasil-China em parceria com a União de Cavernas de São Paulo
Presidente e Vice-presidente da Câmara de Desenvolvimento Internacional Brasil-China, Fabio Hu e Edenilson, são agraciados com a “Medalha Coronel Azaléias” do Estado de São Paulo
CCDIBC visita Chengdu e traça um novo plano de cooperação sino-brasileira com empresas líderes de Sichuan e Chongqing