16/09/2025

2026 – O Novo Motor da Cadeia de Suprimentos: CCDIBC une forças com a CFLP para conectar Brasil, China e o mundo

Em 16 de setembro de 2025, foi realizado em Xiamen o “Fórum Global de Colaboração Industrial, Comercial e Portuária 2025 & 2º Fórum dos Chief Supply Chain Officers”, organizado pela China Federation of Logistics & Purchasing (CFLP). Com o tema “Colaboração Global · Inovação na Cadeia de Suprimentos”, o evento reuniu líderes governamentais, especialistas, executivos e representantes de associações empresariais nacionais e internacionais, com o objetivo de traçar o futuro das cadeias globais de suprimentos.

A Câmara de Desenvolvimento Internacional Brasil-China (CCDIBC), como entidade ponte na promoção da cooperação pragmática entre China e Brasil, participou como unidade de apoio oficial, representada pelo Sr. Gong Peng, responsável pela região da Grande China.

Durante o fórum, o Sr. Gong manteve intensos diálogos com representantes governamentais, associações e empresas de renome, explorando como aprofundar a coordenação estratégica entre China, Brasil e demais países da América Latina no campo da logística e das cadeias de suprimentos. Ele destacou casos emblemáticos como o “Corredor Ferroviário Transoceânico China-Brasil” e a “nova rota marítima do Porto de Santana (AP)”. A inauguração desta linha reduziu significativamente o tempo logístico e os custos comerciais, tornando-se um exemplo de sucesso na construção de um canal eficiente, estável e sustentável para a cadeia de suprimentos sino-brasileira, recebendo grande atenção durante o fórum.

“Este fórum oferece uma plataforma de alto valor para promover a colaboração internacional das cadeias de suprimentos”, afirmou o Sr. Gong.
“A missão da CCDIBC não é apenas conectar, mas também capacitar. Continuaremos a atuar como elo estratégico, com foco em três áreas centrais: interconexão da infraestrutura logística, digitalização da gestão da cadeia de suprimentos e facilitação do comércio. Vamos impulsionar a implementação de mais projetos concretos como a linha do Porto de Santana, fornecendo às empresas dos dois países sólido apoio de cadeia de suprimentos para explorar conjuntamente oportunidades emergentes na bioeconomia e na mineração verde.”

Como uma das principais organizações que promovem o intercâmbio econômico e comercial entre China e Brasil, a CCDIBC tem se dedicado nos últimos anos a aprofundar a cooperação bilateral em logística e cadeias de suprimentos. Por meio deste fórum, a entidade ampliou ainda mais sua rede de colaboração com as principais instituições chinesas, lançando bases sólidas para avançar na coordenação das cadeias sino-brasileiras e construir um sistema global de suprimentos resiliente.

O evento também destacou tópicos de ponta como transformação digital das cadeias de suprimentos, construção de cadeias verdes e de baixo carbono, além da gestão de riscos globais. Os debates aprofundados dos participantes forneceram visões estratégicas e soluções inovadoras para elevar o nível de modernização das cadeias de suprimentos da China e de seus parceiros internacionais.