中国连续14年成巴西最大的贸易伙伴巴西是中国在拉美最大直接投资国
A China tem sido o maior parceiro comercial do Brasil por 14 anos consecutivos. O Brasil é o principal destino de investimentos diretos da China na América Latina
回顾2023年的中拉关系,新老朋友之间你来我往的交流是浓果重彩的一笔。自巴西总统卢拉4月访华后,洪都拉斯、委内瑞拉、阿根廷、智利、哥伦比亚、乌拉圭等国元首陆续赴华访同,其中,洪都拉斯总统卡斯特罗更是在两国建交70余天后就前往中国,成为拉美国家与中国合作意愿愈发强烈的重要风向标。在 “元首外交” 的帶领下,中拉在经贸和人文方面均有不少合作成果。岁末年终,展望24。中拉友好的故事还将续写·不断走深走亲的中拉友谊值得期许。
Olhando para três, as relações entre a China e a América Latina em 2023, as trocas entre velhos e novos amigos são traços coloridos da história. Desde a visita do presidente Lula à China em abril, os chefes de Honduras, Venezuela, Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e de outros Estado foram à China, um após o outro, visitaram a China. Dos quais a presidente hondurenha Iris Xiomara Castro de Zelaya foi à China, pouco mais de 70 dias após o estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países, tornando-se um importante indicador de vento da crescente disposição dos países latino-americanos de cooperação com a China. Sob a orientação da “diplomacia de chefe de estado”, a China e a América Latina possuem muitos resultados de cooperação nos setores econômico, comercial e cultural. No final do ano, olhando para 2024, a história da amizade entre a China e a América Latina continuará a ser escrita – o aprofundamento da amizade entre a China e a América Latina é digno de expectativa.
2023年是中国和巴西关系史上重要一年,是两国迎来建立战略伙伴关系30周年,巴西总统卢拉执政百日之际成功访华,同中国国家主席习近平举行战略性会晤,为双边关系发展擘画新的蓝图。明年两国将迎来建交50周年,这为两推动双边关系迈上新台阶提供重要契机。巴西社会学泰斗弗雷雷曾说,巴西是“热带中国”。中国驻巴西大使祝青桥认为·是两匡人民天然友好、两国合作前景广的生动写照。
O ano de 2023 foi um ano importante na história das relações China-Brasil, marcado por 30º aniversário do estabelecimento da parceria estratégica entre os dois países, bem como a bem-sucedida visita do presidente Lula à China por ocasião do 100º dia de seu governo, onde realizou uma reunião estratégica com o presidente chinês Xi Jinping e elaborou um novo plano para o desenvolvimento das relações bilaterais. Em 2024, os dois países comemorarão o 50º aniversario do estabelecimento de relações diplomáticas, o que oferece uma importante oportunidade para que os dois países promovam as relações bilaterais a um novo patamar. O sociólogo brasileiro Freire disse certa vez que o Brasil é uma “China tropical”. O embaixador chinês no Brasil, Zhu Qingqiao, acredita que esse é um retrato vívido da amizade natural entre os dois povos e das amplas perspectivas de cooperação entre os dois países.
Fonte: Jornal Chinês NMQB