A Exposição Internacional de Importação da China (CIIE) ocorreu de 5 a 10 de novembro em Xangai. Segundo informações da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Brasil participa pelo sexto ano consecutivo, com a expectativa de fechar contratos na ordem de 120 milhões de dólares.
Segundo a CNS, na quinta edição da feira, 14 empresas brasileiras do setor de alimentos e bebidas fecharam pedidos no valor de 41,99 milhões de dólares. Nesta edição, o número de empresas brasileiras de alimentos e bebidas presentes aumentou para 23, com ofertas que incluem carnes, mel, própolis, vinhos, espumantes, café, sucos, açaí, entre outros produtos
agrícolas, esperando-se assinar contratos no valor de 120 milhões de dólares. Além disso, 19 startups brasileiras participaram da área de inovação e incubação, e 11 empresas brasileiras estão expondo de forma independente.
O diretor-presidente da Apex- Brasil, Jorge Viana, destacou que a China é um dos parceiros comerciais mais importantes do Brasil e que a delegação brasileira espera consolidar a imagem do Brasil como uma potência global na exportação de alimentos e bebidas.
De acordo com dados da Apex- Brasil, entre 2018 e 2022, quase todos os principais produtos exportados pelo Brasil, com exceção da celulose, mostraram crescimento positivo,
“demonstrando a vitalidade do comércio bilateral sino-brasileiro”. Além dos tradicionais produtos como soja, minério de ferro, petróleo e celulose, há um grande potencial de exportação para outros produtos como milho, aço, cobre, café, madeira, algodão, carne suína e amendoim.
“A Exposição de Importações é uma excelente oportunidade para todos os produtores e empresas comerciais participantes”, afirmou Jorge Viana. Ele acredita que a presença na feira fortalece a posição do Brasil no que ele chama de “maior mercado consumidor do mundo”, permitindo contato direto com os consumidores, profissionais do setor e potenciais parceiros comerciais.
O Estado de Mato Grosso, grande produtor agrícola brasileiro, está representado pelo governador Mauro Mendes e uma delegação de 80 pessoas. O Governo do Estado está promovendo seus produtos como carne bovina, soja, milho, algodão e gergelim em um estande especial. Como o maior produtor de carne bovina do Brasil, o Estado também montou uma área de degustação de carne chamada “MTsteak”.
Essa é a segunda grande participação do Estado na China este ano, após a Feira Internacional de Investimentos e Comércio da China (CIFIT) em setembro. Ariana Guedes, assessora internacional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, que acompanhou ambas as missões na China, destaca que o país é um destino chave para as exportações brasileiras, e “o mercado chinês é extremamente atraente e de grande importância estratégica para o Brasil”.
Guedes expressou a esperança de que o comércio de produtos agrícolas sino-brasileiro sirva como base para promover a diversificação das exportações do Brasil para a China, atraindo investimentos brasileiros para a China, bem como empresas chinesas para o Brasil a fim de participar de atividades econômicas diversas. Também enfatizou o compromisso de fortalecer a amizade com a China e promover um desenvolvimento sustentável das relações sino- brasileiras.
Fonte: Jornal Chinês NMQB