Fórum de Comércio e Economia China-Brasil é realizado com sucesso em São Paulo, discutindo novas oportunidades de cooperação bilateral

São Paulo, 28 de março de 2025 – O Fórum de Comércio e Economia China-Brasil foi realizado com grande sucesso na cidade de São Paulo, Brasil. O evento foi coorganizado pela Câmara de Comércio Internacional da China e pelo Comitê Empresarial China-Brasil, com o objetivo de fortalecer a cooperação econômica e comercial entre os dois países e explorar novas oportunidades de desenvolvimento econômico bilateral. Mais de 100 representantes de órgãos e empresas dos dois países participaram do fórum, e várias acordos de cooperação foram assinados no local, abrangendo áreas como compras de produtos agrícolas, mineração e participação na Exposição da Cadeia de Suprimentos, com um valor superior a 2 bilhões de dólares. O presidente do Comitê Empresarial China-Brasil, Neves, e o Cônsul Geral da China em São Paulo, Yu Peng, participaram do evento e discursaram.

O presidente da Câmara de Comércio de desenvolvimento Internacional Brasil-China ( CCDIBC ), Fábio Hu, foi convidado a participar.

O presidente da Câmara de Comércio Internacional da China, Ren Hongbin, discursou: “China e Brasil são grandes amigos, superando montanhas e mares. Para implementar o consenso dos líderes de ambos os países e promover uma cooperação comercial de alto nível, a Câmara de Comércio Internacional da China continuará a aprofundar a cooperação com os diversos setores do Brasil, expandindo ativamente o quadro da iniciativa ‘Belt and Road’ para alcançar benefícios mútuos. Durante esta visita, trouxemos uma delegação de empresários para o Brasil e tivemos um diálogo profundo com o vice-presidente Alkmin, alcançando resultados positivos. A China está disposta a trabalhar com o Brasil para cultivar novas dinâmicas de cooperação, expandir o espaço da cadeia industrial e de suprimentos, e inaugurar uma nova fase de cooperação multilateral, apoiando o Brasil na presidência dos BRICS este ano, ajudando a China e o Brasil a iniciarem um novo ‘Golden 50 Years’ e promovendo uma nova sinfonia de união e fortalecimento do ‘Sul Global’.”

Os participantes brasileiros do fórum destacaram que, diante das profundas mudanças no cenário global, o aumento do protecionismo e a aceleração das mudanças climáticas e tecnológicas, a cooperação mútua se torna ainda mais importante. Em meio a múltiplos desafios, as relações comerciais entre China e Brasil têm demonstrado uma grande resiliência e potencial de complementaridade, especialmente nas áreas de transição verde, indústrias de alto valor agregado e colaboração nas cadeias de suprimentos. As empresas de ambos os países devem aproveitar as oportunidades, aprofundar o diálogo, expandir a cooperação e aproveitar a Exposição da Cadeia de Suprimentos como uma plataforma importante para promover a cooperação global nas cadeias de suprimentos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

O sucesso deste Fórum de Comércio e Economia China-Brasil não apenas proporcionou uma plataforma para a troca e cooperação entre empresas dos dois países, mas também injetou novo impulso no desenvolvimento das relações econômicas e comerciais bilaterais. Olhando para o futuro, China e Brasil continuarão a trabalhar juntos para abrir um novo capítulo na cooperação econômica e comercial entre os dois países.

fonte : www.ccpit.org