Delegação da Zona de Desenvolvimento Econômico de Weihaivisita a CCDIBC

[São Paulo – 11 de março de 2025] Na tarde do dia 10 de março de 2025, a delegação com cinco membros da Zona de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Weihai, Província de Shandong, China, visitou a sede da Câmara de Desenvolvimento Internacional Brasil-China (CCDIBC) em São Paulo.

O presidente Hu (primeiro à direita) explicou com riqueza de detalhes a história da Câmara de Comércio ao secretário Wang Qing, da Zona de Desenvolvimento (segundo à direita), e demais líderes.

A comitiva foi liderada pelo Secretário Wang Qing, acompanhado por Liu Zengbo, Diretor do Departamento de Comércio; Yu Hui, Diretor do Departamento de Gestão de Emergências; Yin Zhiwei, Especialista em Promoção de Investimentos do Centro de Promoção de Investimentos da Zona de Desenvolvimento; e Qin Weitao, Presidente da Weihai Runze Food Co., Ltd. Durante a visita, a delegação participou de uma mesa redonda com empresários locais brasileiros.

Secretário Wang ao centro

Centro: Presidente Hu, Esquerda: Vice-Presidente Levi

Alexandre Serpa e Qin Weitao assinam carta de intenção de cooperação.

Alexandre e Qin mostrando a carta de intenção de cooperação após a assinatura

Troca de presentes entre o Presidente Hu e o Secretário Wang

Os representantes da Câmara e do lado brasileiro incluíram: Hu Zhongwei, Presidente da Câmara; Edenilson Cazula, Vice-Presidente; Levi Martins, Vice-Presidente; Vilson Yao, Intérprete; Felipe Camargo presidente do Grupo Pedra Brilhante exportador de Soja, Marcos Pinheiro de Lira, representante da Arca Comércio de Minérios Ltda.; Vitor Manfrin, representantes do Instituto Eco Vida e CEO da empresa IDEA Soluções Integradas; Prof. Raúl Bonne Hernández, Coordenador de Projetos Ambientais da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e fundador da BISPORA Green Tech & Toxicology Green Business Ltda. No total, mais de 20 pessoas participaram do encontro.

O presidente Fábio Hu iniciou a conferência apresentando à delegação da Zona de Desenvolvimento Econômico de Weihai a história da Câmara de Comércio, que recebeu forte apoio dos governos da China e do Brasil e já tem 23 anos de existência e possui mais de 2000 empresas associadas.

Atualmente, mais de três mil empresas chinesas estão estabelecidas no Brasil, das quais 320 são estatais. A Câmara mantém relações estreitas com o governo e o Congresso brasileiro e, em 2018, teve um papel fundamental no estabelecimento do Dia da Imigração Chinesa, celebrado anualmente em 15 de agosto, por meio de um decreto assinado pelo então Presidente da República Michel Temer.

Em seguida, o vice-presidente Levi apresentou os convidados brasileiros e iniciou as interações sobre os perfis das empresas participantes. Os principais tópicos discutidos foram:

Marcos Pinheiro de Lira, representante da Arca Comércio de Minérios Ltda., apresentou as operações da empresa no setor de mineração e comercialização de metais como cobre, níquel, chumbo, prata e zinco. Ele também destacou que a empresa possui duas minas de calcopirita no norte do Brasil e na Bolívia, cujos concentrados de cobre podem ser exportados para a China via Chile.

Alexandre Serpa, CEO da Mercure Trading de Alimentos, compartilhou informações sobre seus produtos e assinou uma carta de intenção de cooperação com Qin Weitao, presidente da Weihai Runze Food Co., Ltd.

“Graças ao trabalho da Câmara e de seus valiosos contatos, essa parceria foi consolidada entre as empresas Mercure Comercial e Weihai Runze Food, unindo esforços para expandir a presença dos sucos brasileiros na China” declarou o empresário Alexandre Serpa e finalizou “Estamos entusiasmados com os próximos passos dessa cooperação e confiantes de que essa parceria resultará em grandes oportunidades para o setor. Nosso muito obrigado à Câmara Brasil-China de Comércio Internacional e a todos os envolvidos por tornarem esse projeto uma realidade!”

José Felipe de Camargo, Presidente do Grupo Pedra Brilhante Trading de Grãos, apresentou que os principais produtores parceiros da empresa cultivam soja, milho e trigo, sendo que 70% da produção de soja é exportada para a China.

Vitor Manfrin, representante do Instituto Vida Ecológica, apresentou projetos ambientais da instituição. Ele também representou a empresa de tecnologia IDEA Software, especializada no desenvolvimento de sistemas personalizados para empresas estatais e privadas de médio, grande porte e multinacionais no Brasil.

Prof. Raúl Bonne Hernández, coordenador de projetos ambientais da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e fundador da empresa de tecnologia ambiental BISPORA Green Tech Toxicology & Green Business, apresentou iniciativas acadêmicas e empresariais voltadas para proteção ambiental, redução de emissões e produção de hidrogênio verde, realizadas em parceria com diversas universidades.

O sr. Levi finalizou a apresentação exibindo vídeos institucionais da Weihai Runze Food Co., Ltd., da Mercure Trading de Alimentos e da Pedra Brilhante Trading de Grãos.