Robôs humanoides e funcionários da DeepSeek AI são enviados para Shenzhen para governança de base inteligente

Um robô humanoide caminha com passos ágeis e fluidos pelas ruas de Shenzhen

Robôs de inteligência artificial (IA) estão ganhando força em Shenzhen, província de Guangdong, no sul da China, com um robô humanoide no distrito de Nanshan agora servindo como um trabalhador comunitário baseado em grade e policial. Alimentada pelos modelos avançados de linguagem grande da DeepSeek, a tecnologia de IA está sendo utilizada no distrito de Futian para aprimorar a governança administrativa e melhorar os serviços públicos.

Um vídeo divulgado na segunda-feira pela plataforma de novas mídias Chudian da Rádio e Televisão de Guangdong mostra um robô humanoide de 1,38 metro de altura em um uniforme de trabalhador comunitário baseado em grade auxiliando em patrulhas e inspecionando ruas, enquanto outro robô assume o papel de policial, apertando as mãos dos policiais e acenando para a multidão. 

Os robôs são desenvolvidos pela Shenzhen EngineAI Robotics Technology Co. Um representante da empresa disse ao Global Times na segunda-feira que os robôs apresentados no vídeo são um dos três modelos humanoides lançados pela empresa. A versão mais recente, PM01, vem equipada com algoritmos otimizados para melhor estabilidade e desempenho no mundo real.

Durante os feriados do Festival da Primavera, os robôs humanoides, equipados com equipamentos policiais, acompanharam os policiais em patrulha nas ruas, de acordo com o site do governo de Shenzhen.

O PM01 tem 1,38 centímetros de altura, pesa cerca de 40 quilos e apresenta 24 graus de liberdade (DoF), atingindo uma velocidade de movimento de dois metros por segundo. Ele é equipado com um motor rotacional de 320 graus na cintura, permitindo que ele execute uma ampla gama de movimentos complexos. O robô apresenta dois modos de caminhada: uma marcha mecânica e uma marcha humanoide natural, disse o representante da empresa ao Global Times.

Esta não é a primeira vez que robôs são usados ​​para governança de base. Anteriormente, um robô humanoide com 170 centímetros de altura, caminhando com passos ágeis e fluidos nas ruas de Shenzhen, se tornou viral. De acordo com um vídeo postado pela conta oficial do Governo do Distrito de Nanshan, este robô, SE01, também foi desenvolvido pela mesma empresa.

De acordo com a EngineAI Robotics Technology, o SE01 pode executar ações semelhantes às humanas, como agachar, flexões, girar, agarrar e correr. Pela primeira vez globalmente, ele superou com sucesso o desafio de atingir um movimento de caminhada natural e semelhante ao humano. Essa inovação elimina os pequenos passos estranhos, pernas dobradas e movimentos de pisada comuns em outros robôs, permitindo uma marcha mais suave, rápida, estável e graciosa — trazendo os robôs um passo mais perto da mobilidade semelhante à humana.

Muitos internautas exclamaram: “O movimento de caminhada do robô é tão natural e realista!” Outros apontaram que, como os trabalhadores da rede enfrentam o público e lidam com tarefas complexas, é realmente ótimo que os robôs possam ser usados ​​no gerenciamento da rede comunitária.

Robôs podem aliviar a carga de recursos humanos na governança de base. Como é amplamente conhecido, a governança de base tradicional geralmente requer mão de obra significativa. A introdução de IA e robôs pode substituir parcialmente o trabalho humano, disse Wang Peng, pesquisador associado da Academia de Ciências Sociais de Pequim, ao Global Times na segunda-feira.

“Isso permite que o pessoal de base se concentre mais em tarefas que exigem inteligência humana e engajamento emocional, como cuidados comunitários e resolução de conflitos”, acrescentou Wang.

Os 70 “servidores públicos de IA” com tecnologia DeepSeek empregados no distrito de Futian em Shenzhen são outro exemplo de governança de base inteligente, garantindo correções de formato de documentos com uma taxa de precisão de mais de 95%, de acordo com uma declaração divulgada pelo distrito no sábado.

Os funcionários de IA foram criados no modelo DeepSeek R1 em tamanho real. Os 70 funcionários digitais foram implantados em 11 áreas funcionais, aumentando a eficiência em todo o ecossistema de serviços governamentais, incluindo processamento de documentos, serviço público, gerenciamento de emergências, bem como desenvolvimento de negócios e promoção de investimentos.

O sistema de IA reduziu o tempo necessário para geração de conteúdo personalizado de cinco dias para apenas alguns minutos. A precisão das correções de formato de documento excede 95%, reduzindo os tempos de auditoria em 90%, e a taxa de erro permanece abaixo de 5%.

De acordo com o artigo, com a assistência desses funcionários digitais, a precisão no processamento de solicitações de serviço público aumentou de 70% para 95%. O assistente de IA de conformidade de segurança aumentou a eficiência da geração de scripts de ensaio em 100 vezes. O assistente de atração de investimentos de IA simplificou a análise e triagem corporativa, aumentando a eficiência em 30%. O assistente de supervisão de tarefas de IA aumentou a eficiência da delegação de tarefas entre departamentos em 80%, e a taxa de conclusão no prazo aumentou em 25%.

“Os funcionários digitais podem melhorar significativamente a eficiência e a precisão da governança de base. Eles podem trabalhar 24 horas por dia sem limitações fisiológicas, respondendo rapidamente a várias emergências”, disse Wang.

Xiang Ligang, um especialista em telecomunicações, destacou que isso não implica que os serviços de IA serão desprovidos de calor humano. “Quando apresentados com os mesmos fatos, esses modelos geram respostas que são envolventes e contextualmente apropriadas, aprimorando a experiência do usuário. Esse é um aspecto valioso”, ele acrescentou.