Alckmin e comitiva conclui missão oficial à China

O Vice-presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin (PSB), esteve em missão oficial à China entre os dias 04 à 07 de junho, respectivamente. 2024 é um ano memorável que consolida aniversários importantes na relação Brasil-China:

  • 20 anos da criação da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN), mecanismo chave na comunicação no relacionamento bilateral. Criada durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China, em maio de 2004, fomenta, a cada dois anos, contatos regulares entre altos representantes dos dois países. No dia  24 de março de 2006 ocorreu a 1ª reunião oficial, em Pequim. Antes de sua formalização, havia seis mecanismos de cooperação nas relações Brasil-China, estes foram absorvidos pela COSBAN.
  • 50 anos da relações diplomáticas Brasil-China. No Palácio do Itamaraty, em Brasília, no dia 15 de agosto de 1974, formalizou-se o início oficial de uma era bilateral, desde então, as relações têm apresentado crescimento extraordinário.
,Ilustração das relações Brasil-China

No dia 6 de junho, o Vice-Presidente Alckmin presidiu, ao lado do Vice-Presidente Han Zheng, a Sétima Sessão Plenária da COSBAN , coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores brasileiro, contou com a participação de representantes de 21 ministérios e setores governamentais brasileiros. Na reunião, foram assinados 8 instrumentos intergovernamentais e anunciados 29 resultados, além de 10 acordos do setor privado. Esses acordos abrangem áreas incluindo agricultura, finanças, meio ambiente, comércio, indústria, desenvolvimento social e rural, ciência, tecnologia e inovação saúde, educação, cultura, espaço exterior, energia.

Veja as principais assinaturas obtidas na Sessão Plenária da COSBAN:

  1. Memorando de Entendimento entre o Ministério da Fazenda e a Administração Estatal de Câmbio da China: Expansão da Capacidade Produtiva na Área do Desenvolvimento Sustentável
  2. Memorando de Entendimento entre a Superintendência de Seguros Privados do Brasil (SUSEP) e a Administração Nacional de Regulação Financeira da China (NFRA): cooperação na supervisão dos seguros.
  3. Primeiro Aditivo ao Memorando de Entendimento entre a Comissão de Valores Mobiliários do Brasil (CVM) e a Comissão Reguladora de Valores Mobiliários da China (CSRC: ampliação das possibilidades de assistência mútua e a intercâmbio de informações, e otimizar regulamentação de mercados financeiros e de capitais.
  4. Protocolo entre o Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil (MAPA) e a Administração-Geral das Alfândegas da República Popular da China (GACC): abertura de mercado da noz-pecã à China.

Alckmin e comitiva do governo: “Concluímos esta missão à China com resultados muito satisfatórios” Foto: Divulgação / MDIC

Resultados obtidos contexto COSBAN:

  1. Acordo de empréstimo da 2ª seção da linha de crédito de USD 500 milhões entre o Banco de Desenvolvimento da China (CDB) e o Banco do Brasil: aprofundamento da cooperação entre instituições financeiras e empresas.
  2. Acordo de empréstimo de USD 800 milhões entre o BNDES e o Banco de Desenvolvimento da China (CDB): projetos de infraestrutura, energia elétrica, economia verde e outras áreas.
  3. Acordo de empréstimo bilateral de USD 500 milhões entre o Banco de Exportação e Importação da China e o Banco do Brasil.
  4. Concordância em assinar o protocolo de intenção de cooperação entre a Administração Nacional de Energia da China e o Ministério de Minas e Energia do Brasil
Ministro da Agricultura Carlos Fávaro no “Seminário Empresarial Brasil-China: os próximos 50 anos”

Demais resultados  alcançados na semana da viagem vice-presidencial:

  1. Termo de compromisso entre o BNDES e o o Banco de Desenvolvimento da China (CDB) par linha de crédito na moeda chinesa  no valor de RMB 5 bilhões.
  2. Memorando de Entendimento entre o Ministério da Fazenda: colaboração de apoio emergencial ao Brasil relacionados aos danos recentes causados por inundações no estado do Rio Grande do Sul.
  3. Lançamento do Mapa do Comércio e Investimentos Brasil-China pela ApexBrasil.
  4. Memorando de Entendimento entre ApexBrasil e Luckin Coffee, maior rede de cafeterias da China, para promoção do café brasileiro. Este ano, a Luckin Coffee comprará aproximadamente 120 mil toneladas de café brasileiro, no valor estimado de 500 milhões de dólares

 

Também foram acertados anúncios no setor privado, em destaque para:

  1. Memorando de entendimento entre a Confederação Nacional da Indústria, Zhejiang University Science Park Development e ZIBS Latin America Center : fomento de empresas brasileiras no mercado chinês e suporte à criação de incubadoras offshore no Brasil; além de estabelecer um “Clube de CEOs” de alta tecnologia.
  2. SINOVAC (empresa desenvolvedora da Coronavac): investimento de USD 100 milhões no Brasil. Também, juntamente com a Fiocruz, houve anúncio da intenção de cooperação em  pesquisa e desenvolvimento de vacinas. As duas empresas iniciam tratativas para fortalecer conjuntamente seus papéis.
  3. Memorando de Entendimento entre a Sete Partners e a China Energy Engineering Group (CEE) para abrir uma representação no Brasil, garantindo investimentos no desenvolvimento e na distribuição de sistemas elétricos da China no Brasil, ampliando a produção no Brasil de equipamentos elétricos e investindo na produção de gás natural e de energia eólica e solar
  4. Memorando de Entendimento entre a Sete Partners e a China Energy Engineering Group (CEE) para abrir uma representação no Brasil, garantindo investimentos no desenvolvimento e na distribuição de sistemas elétricos da China no Brasil, ampliando a produção no Brasil de equipamentos elétricos e investindo na produção de gás natural e de energia eólica e solar
  5. Memorando de Entendimento entre a Sete Partners e a China Energy Engineering Group Co (CEEC): projeção de representação no Brasil, a fim de garantir investimentos em distribuição de sistemas elétricos da China no Brasil, ampliar a produção brasileira de equipamentos elétricos e investir na produção de gás natural e de energia eólica e solar.

Em declaração à imprensa brasileira, Alckmin elenca que as cifras significam a geração de novos empregos e melhoria da renda na vida dos brasileiros. Antes do retorno às terras brasileiras, em seu último compromisso da missão oficial, o vice-presidente Alckmin foi recebido pelo atual Presidente Chinês, Xi Jinping, no Palácio do Povo, na grande capital Pequim. Xi ressalta: “China e Brasil são parceiros e irmãos que avançam juntos com a mesma vontade e aspiração”.

Vice-presidente Geraldo Alckmin e Presidente Xi Jinping.

Texto por: Raphaela Chen