Prefeitura de Sorocaba e Parque Tecnológico participam de conferência promovida pelo Centro de Inovação do BRICS

Evento foi organizado pela Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil-China e tratou da promoção da base de inovação do Bloco.

A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Parque Tecnológico (PTS), participou da Conferência de Promoção da Base de Inovação da Parceria da Nova Revolução Industrial 4.0 do BRICS (agência internacional de cooperação de economias emergentes). O evento, realizado no dia 10 deste mês, foi organizado pela Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil-China (CCDIBC), em sua sede, em São Paulo capital, e promovida pelo Centro de Inovação do BRICS, que é o mecanismo internacional de cooperação econômica e desenvolvimento formado por cinco importantes economias emergentes: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

O prefeito Rodrigo Manga foi representado, nesse evento, pelo presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara, que, na oportunidade, se reuniu com a Cônsul da China em São Paulo, Chen Peijie, assim como com o prefeito da cidade de Xiamen, Liang Wenhui, além do presidente da CCDIBC, Fábio Hu, e do diretor-executivo para Assuntos Internacionais da CCDIBC, Marcelo Bestetti.

Durante o evento, o prefeito de Xiamen enfatizou o interesse desta cidade em promover os projetos de cooperação da base de inovação do BRICS para compartilhar a construção mútua entre os dois municípios, visando melhorar o bem-estar das pessoas, discutir soluções e buscar o desenvolvimento em comum, com base na tecnologia e inovação. “O prefeito da cidade chinesa mostrou grande interesse em criar acordo de Cidade-Irmã com Sorocaba, bem como convidou o prefeito Rodrigo Manga para visitar, em breve, a cidade de Xiamen”, destacou o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba.

Cada vez mais acordos bilaterais

Sorocaba, cada vez mais, tem estreitado as relações de acordos bilaterais com a China, um dos grandes parceiros da cidade. No dia 25 de março deste ano, como já destacado, a Prefeitura de Sorocaba, por meio do Parque Tecnológico, firmou um acordo de extensão do PTS, na cidade de Wuxi Liangxi, na China, criando uma representação fixa do município no País oriental. O termo foi assinado no Parque de Ciência e Tecnologia de Wuxi Liangxi, entre o presidente dessa unidade, Zhou Minhua, e o presidente do PTS, Nelson Cancellara.

Na China, o Parque Tecnológico de Sorocaba passará a contar com uma sala para ser uma extensão do PTS na China, a partir de outubro deste ano, para expor produtos de empresas do município sorocabano, que atuam no setor de Tecnologia. A unidade estará localizada em um prédio de mais de 40 andares, onde o parque chinês investiu 1 bilhão de Yuans, o equivalente a R$ 760 milhões.

Segundo o presidente o PTS, essa parceria deve proporcionar grande intercâmbio entre empresas de Sorocaba e da China, criando um importante vínculo de desenvolvimento tecnológico. “A ideia é aproximar as duas partes, para facilitar que empresas de Sorocaba possam ingressar no mercado chinês e que outras, de lá, tenham interesse por Sorocaba. O objetivo, sempre, é gerar empregos, atrair investimentos para a nossa cidade e buscar a inovação”, ressaltou o representante do PTS.