A Câmara Municipal de São Paulo celebra online o “Dia da Imigração Chinesa”

A Câmara Municipal de São Paulo, Brasil, realizou uma celebração online do “Dia da Imigração Chinesa” no dia 13 de agosto de 2021.

A Cônsul geral da China Sra. Chen Peijie, o Cônsul geral adjunto Tian Yuzhen, a vereadora da cidade de São Paulo Sra. Edir Sales, Sr. Fábio Hu,  Presidente da Câmara de Comércio de desenvolvimento Internacional Brasil China – CCDIBC,  autoridades brasileiras, representantes da colônia chinesa e descentes, e centenas de cidadãos brasileiros participaram do evento.

A Sra. Chen Peijie lembrou em seu discurso que o dia 15 de agosto, além de ser  “Dia da Imigração Chinesa” no Brasil é também o 47º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e o Brasil, e que nesta situação pandêmica, os laços entre a China e o Brasil se fortaleceram, os países se ajudaram-se mutuamente a superar as dificuldades juntos, através da cooperação em todos os níveis.

A vereadora Edir Sales, em nome do prefeito Ricardo Nunes, deu os parabéns aos chineses e descendentes pela comemoração, e afirmou as contribuições notáveis dos chineses e chineses ultramarinos pelo desenvolvimento econômico e social de São Paulo, aprofundamento da amizade Brasil-China e combate à pandemia, e agradecendo ao governo chinês pelo forte apoio ao Brasil no combate à pandemia.

O Sr. Ye Zhouyong, presidente em exercício da Associação Chinesa do Brasil, rememorou que o primeiro grupo de produtores de chá chineses chegou ao Brasil há mais de 200 anos, abrindo a história da imigração chinesa no Brasil. Atualmente, existem mais de 300 mil chineses e descendentes vivendo no Brasil.

A Associação Chinesa do Brasil, juntamente com outros 39 associações e agremiações chinesas do Brasil,  doaram 3.300 cestas básicas para 11 instituições de caridade e beneficentes brasileiras, além de doarem 200 mil RMBs (aproximadamente R$ 170.000,00) às áreas afetadas por fortes chuvas e inundações na Província de Henan, China.

A Câmara Municipal da Cidade de São Paulo, através da vereadora Edir Sales, concedeu certificados de reconhecimento à contribuição das associações, organizações e indivíduos chineses que trabalham em prol do engrandecimento das relações bilatérias entre o Brasil e a China. .

Em 2017, a Câmara Municipal de São Paulo estabeleceu o “Dia da Imigração Chinesa” em São Paulo, no dia 15 de agosto. E em 26 de junho de 2018, o então presidente brasileiro Michel Temer assinou um decreto, instituindo oficialmente o dia 15 de agosto como “Dia Nacional da Imigração Chinesa” no Brasil.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.