Especial 100 anos de Fundação do Partido Comunista da China

A publicação deste especial comemorativo do Centenário do PC da China tem início nesta quarta-feira (30) e prosseguirá nos próximos dias com a inclusão de novas matérias referentes a esta importante efeméride.

Mensagem do PCdoB em comemoração aos 100 anos do Partido Comunista da China (link)

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB), em mensagem assinada por sua presidenta nacional, Luciana Santos, e pelo vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Walter Sorrentino, saúda o centenário do PCCh.

 

Luciana Santos: “O tempo presente e futuro é do socialismo!” (link)

Intervenção especial da Presidenta do Partido Comunista do Brasil – PCdoB, Luciana Santos, na Celebração Conjunta dos Partidos Comunistas da América Latina no centenário do PCCh, realizada no dia 20/05/2021.

 

Walter Sorrentino sobre o centenário do PC da China: “Epopeia histórica” (link)

A Universidade Renmin da China, através da sua Academia de Marxismo, promoveu, no dia 11/06, uma Conferência Acadêmica Internacional, virtual, intitulada: “Resplendor e missão: o centenário do Partido Comunista da China e o mundo”. Walter Sorrentino, Secretário de Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), integrou o painel de palestrantes.

 

Elias Jabbour: Reflexões sobre um centenário especial (link)

Existem momentos da história em que clichês e palavras laudatórias pouco ajudam compreender o momento ou a tirar as lições de datas marcantes e especiais. Recentemente, o centenário da Revolução Russa (2017) e o bicentenário do nascimento de Karl Marx (2018) foram momentos interessantes não somente à reafirmação de princípios, mas também à discussão de alternativas ao capitalismo ainda preso em suas próprias contradições e armadilhas. A pandemia do Covid-19 demonstra claramente os limites do capitalismo financeirizado e o cenário de Walking Dead já é de possível percepção das periferias de grandes cidades do mundo. Artigo de Elias Jabbour.

 

Reminiscências… (link)

Foto: REUTERS-Carlos Garcia Rawlins

Nos últimos dias, a propósito das comemorações que ocorrem na China em virtude dos 100 anos de existência do Partido Comunista Chinês, os grandes meios de comunicação, as mídias sociais, analistas políticos e palpiteiros em geral têm se manifestado acerca do significado dessas comemorações. Conforme o viés político-ideológico de cada um, tais análises e palpites saúdam ou criticam, ou relativizam a importância dessas efemérides. Artigo de Ronald Freitas.

 

PC da China: 100 anos de coragem, inovação e coerência revolucionárias (link)

O centenário do Partido Comunista da China é acontecimento de envergadura histórica e mundial. Ao celebrar este aniversário, o povo chinês e os povos irmãos no mundo comemoram o surgimento da vanguarda política dos trabalhadores e das massas populares, que tem continuamente desempenhado papel decisivo na luta de libertação nacional e na construção do socialismo. Artigo de José Reinaldo Carvalho.

 

As três grandes prioridades do Partido Comunista da China em 100 anos (link)

Apesar de todos os avanços científicos, pouquíssimas pessoas conseguem alcançar cem anos de idade, principalmente mantendo mobilidade e lucidez. Talvez por causa dessa limitação imposta pela natureza à vida humana, a barreira dos cem anos ainda nos faz soar como algo extraordinário e grandioso. Artigo de José Medeiros.

 

Agência Xinhua destaca fala de Luciana Santos sobre o papel do PCCh (link)

A agência chinesa de notícias, Xinhua, divulgou uma matéria destacando a fala da Presidenta Nacional do PCdoB em um vídeo intitulado: “Sem PCCh, China não teria desenvolvimento extraordinário, diz presidente do Partido Comunista do Brasil”. No vídeo, a principal dirigente do PCdoB exalta a condução do PCCh na eliminação da pobreza e na promoção do desenvolvimento. Assista.

 

Xi Jinping: “Devemos ser fiéis à missão histórica e fundadora do Partido” (link)

Xi Jinping, secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), destacou que se deve ter sempre em consideração o rumo das lutas do Partido, assumindo a “aspiração original” da fundação e tirando força da história do Partido para seguir em frente.

 

“Berços” do PC da China ao longo de um século de existência (link)

Em 100 anos o Partido Comunista mudou constantemente a sede do Comitê Central, devido às necessidades da luta política. As cidades e regiões que abrigaram o PC da China nesta longa trajetória, florescem em desenvolvimento e conquistas.

 

Confiança das pessoas no PC da China aumenta, mostram pesquisas (link)

Pesquisas da Universidade de Havard, Universidade da Califórnia e da Academia Chinesa de Ciências Sociais, revelam que o apoio ao governo e ao PCCh entre a população chinesa é de 83% a 96%.

 

Wuhan comemora os 100 anos do Partido Comunista da China – vídeo (link)

A cidade de Wuhan, epicentro da pandemia causada pelo novo coronavírus, e que foi exemplo mundial de eficiência no enfrentamento à doença, realizou, na noite do dia 23, quarta-feira, (portanto, dia 24, quinta-feira, no Brasil) um “show de luzes no rio Wuhan Yangtze” em homenagem aos 100 anos do Partido Comunista da China, fundado em 1º de julho de 1921. Um vídeo com parte da festa foi publicado no Twitter. Uma bela homenagem de uma cidade heroica a seu heroico Partido. Vale a pena assistir.

 

Vídeos sobre a China na TV Grabois, com Elias Jabbour

Campos de concentração na China: mito ou verdade? (link)

A China é uma democracia? (link)

O vírus veio da China? (link)

A China é socialista? (link)

China e o combate à miséria (link)

Trabalho escravo na China? (link)

Poluição na China: mito ou verdade? (link)

Fonte: https://i21.org.br/especial-centenario-do-partido-comunista-da-china/especial-100-anos-de-fundacao-do-partido-comunista-da-china/

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.