Livro sobre inserção mundial da China será lançado dia 28/11, em SP

O Livro faz uma breve reflexão sobre por onde anda a China e para onde vai o mundo…
O Evento terá exposição de fotos e lançamento do primeiro Grupo de Jovens Brasil-China
CCDIBC e BSUR assinarão parceria para Banco de Projetos Brasil-China

Os chineses não sabem que fora da China ninguém nunca ouviu falar em Zhōngguó (Terra do Centro, como significa o nome da China em mandarim). Mas quem está fora do Império do Meio tem uma certeza: algo está ocorrendo na China. Poucos (ou muitos) sabem que o Zhōngguó – o Império chinês – está voltando…

Qual o impacto desta volta para o presente? Quem ganha e quem perde? O que é possível fazer? Ser concorrente ou parceiro? Essas e outras reflexões sobre por onde anda a China e para onde vai o mundo (…)

São temas do livro “China: de volta para o presente!”, do jornalista e consultor Daniel Castro, que atualmente é diretor de Comunicação da Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil-China (CCDIBC).

Evento de lançamento será realizado dia 28 de novembro (terça-feira), com início às 19h30, na sede paulista da agência de comunicação BSUR (Rua Harmonia, 432 – Vila Madalena).

“METADE DO CÉU”

Durante o lançamento será aberta a exposição “Metade do Céu”, da jornalista Giulia Di Vizia, que documenta costumes e cotidiano dos arredores das principais capitais da China (Beijing, Xangai, Wuxi, Changsha, Tiajin e Guangzhou), além de Hong Kong, em mais de 30 dias de viagem. A exposição é composta por 30 quadros e 600 imagens, que estarão expostas em multimídia. O ensaio utiliza cenas da gastronomia e da história para revelar parte do que é a realidade cotidiana chinesa.

JOVENS BRASIL-CHINA

Outra iniciativa que será lançada no evento é o Grupo de Jovens Brasil-China, que reunirá executivos, empresários, estudantes, profissionais liberais, agentes públicos, representantes de entidades, que possuem grupos de jovens, entre outros. O objetivo é criar uma rede de networking e intercâmbio entre os dois países. O grupo terá uma agenda de reuniões, eventos e fará sua primeira missão à China em março de 2018.

PARCERIA BRASIL-CHINA

A CCDIBC assinará parceria com a agência de comunicação BSUR, agência holandesa que tem escritório em Xangai e São Paulo, para criação do Banco de Projetos Brasil-China (BPBC). O objetivo é facilitar a sistematização de projetos das empresas e governos brasileiros junto a fundos chineses, que são representados pela Câmara – resolvendo assim um dos grandes gargalos e entraves para fechamento de negócios.

SERVIÇO

Lançamento, expo e parcerias

Dia 28 de novembro (terça-feira), às 19h30

Sede paulistana da agência BSUR – (Rua Harmonia, 432 – Vila Madalena).

Entrada gratuita. Confirmação pelo email: livrocastro@gmail.com

Sugestão: leve um livro (ou mais) para doação, que será revertido para clubes de leitura públicos. 

Daniel Castro, jornalista

O autor trabalha com a China desde 2002. Na área internacional, trabalhou também com empresas e entidades dos EUA, Holanda, Alemanha, Inglaterra, entre outros.

Organizou diversas missões à China de jornalistas, empresários, autoridades, sindicalistas, estudantes, entre outros. Idealizou projetos importantes de divulgação da China no Brasil como as primeiras festas públicas do Ano Novo Chinês em São Paulo e no Rio. E o RioChinaDayArtes, no Rio. Realizou mais de 500 eventos e acompanhou mais de duas mil missões de chineses no Brasil. Foi criador e editor da revista Parceria Brasil-China, única revista bilíngüe (português e mandarim) que circulou no Brasil e na China. E autor do livro “Brasil-China: Uma Grande Parceria, Sim!”, publicado em 2006. Coordenou campanha de divulgação da Olimpíada de Pequim no Brasil para a Associação Cultural dos Chineses no Brasil, entre os destaques, a realização da Casa de Beijing, parceria da Associação Cultural dos Chineses no Brasil e a Prefeitura de São Paulo, que funcionou durante os jogos em Pequim, no Memorial da América Latina. Foi homenageado por esta Associação como “Personalidade em Comunicação no Brasil”, em 2010.

Organizou com o professor e jornalista José Marques de Melo, fundador da Intercom, a série Panorama da Comunicação e das Telecomunicações no Brasil, que soma três edições, com onze volumes publicados, reunindo mais de 180 textos com análises e propostas de iniciativas e políticas públicas para o setor. Rendeu ao Ipea (agente publicador) o Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação 2012 (promovido pela Intercom e Globo Universidade) na categoria Instituição Paradigmática. Maior prêmio da área na América do Sul. Por ter sido organizador, recebeu menção Honrosa.

Atualmente é consultor em comunicação e relações internacionais, com destaque para China, além de ser diretor de Comunicação da CCDIBC.

 

 

8 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.