Comitiva da CCDIBC é recebida pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil

Aloysio Nunes Ferreira, chefe do Itamaraty, deseja estreitar as parcerias com a CCDIBC

Uma audiência nesta manhã (01) na sede do Itamaraty, em São Paulo, reuniu o ministro das relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, e Fabio Hu, presidente da Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil-China (CCDIBC).

Participaram do encontro pela equipe do ministro Ferreira a embaixadora Débora Barenboim-Salej, Chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo. E pela CCDIBC o vice-presidente Executivo Roberto Liao, do secretário geral Felipe Zhuo e de Daniel Castro, diretor de Comunicação. Também acompanhou a audiência o vereador José Police Neto, com o assessor Aluísio Silva, futuro presidente do grupo de Jovens Brasil-China, que será criado pela CCDIBC.

Novas parcerias

O ministro Aloysio abriu a reunião com um balanço rápido das relações atuais entre os dois países, com destaque da última agenda dos BRICS, em Xiamen. Para Ferreira a China é uma grande parceira do Brasil e que outros setores podem aumentar seu desenvolvimento, como no caso do setor de biocombustíveis.

Ferreira também falou da sua primeira ida à China em 1992, quando conheceu as obras inicias do metrô chinês – à época ele era o secretário dos Transportes no estado de São Paulo. E citou que a China, hoje, já possui mais de dez mil quilômetros de trem- bala.

O presidente da CCDIBC, Fabio Hu abriu a reunião agradecendo a atenção do ministro e a audiência, passo importante para aproximar a Câmara do Itamaraty. E ressaltou que a CCDIBC atua desde 2002 para promover os negócios e o desenvolvimento entre os dois países.

Fabio Hu citou os projetos atuais da Câmara, em especial o Banco de Projetos, que pretende aproximar as empresas brasileiras dos fundos de investimento chineses, dos quais a câmara representa – a partir de contratos de representação assinados durante os BRICS na China. E também sobre a recente parceria com o governo do estado para construção do primeiro Hospital Chinês em São Paulo – agenda que foi feita no último dia 30 com o governador Geraldo Alckmin e equipe.

Jovens Brasil-China

O presidente também falou da iniciativa de criar um grupo de Jovens Brasil China, com o objetivo de aproximar mais os dois povos. “A juventude é importante neste processo de aproximação. Ela tem ousadia e não tem medo de fazer novos negócios”, ressaltou Hu.

Presente na reunião estava o futuro presidente deste grupo, Aluísio Silva, jovem assessor do vereador José Police Neto. Silva considerou estratégica esta iniciativa, que teve total apoio do ministro e de sua equipe.

O vereador Police Neto destacou que a relação com a China tem avançado. E esse dinamismo precisa ser considerado. E citou a forte presença da comunidade chinesa no cotidiano da cidade. Por isso a importância desta aproximação.

Finalizando a reunião, o ministro Ferreira deixou abertas as portas do Itamaraty, bem como da Apex, órgão de promoção do Brasil no Exterior e da Embaixada na China, para parcerias com a CCDIBC.

O presidente Hu entregou presentes para o ministro e sua equipe. Agradecendo a audiência e ressaltando que ela será importante para que se avance em áreas que ainda não estão desenvolvidas e abrir espaço para outras que são complementares, no que confirmou o pensamento do ministro.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.