Nova rota aérea de carga China-Brasil promove comércio eletrônico

Esta é a primeira rota de carga internacional de carga de Shenzhen para a América do Sul

A abertura de uma nova rota aérea de carga ligando Shenzhen, no sul da China, a São Paulo, nesta segunda-feira, 3, deverá estimular o comércio eletrônico entre os dois países.

A rota aérea foi lançada pelo Aeroporto Internacional Shenzhen Bao’an e pela Rede Cainiao, o braço logístico do gigante chinês do comércio eletrônico Alibaba Group. A rota terá dois voos semanais conduzidos pelos aviões de carga Boeing 747 da Atlas Air.

O primeiro voo com 100 toneladas de produtos de comércio eletrônico decolou da cidade de Shenzhen no domingo, carregando produtos especializados de comércio eletrônico em Shenzhen.

Desde o início deste ano, o Aeroporto Internacional de Shenzhen Bao’an tem cooperado com companhias aéreas e operadores logísticos para abrir novas rotas aéreas transfronteiriças, com o volume de transporte aéreo de produtos transfronteiriços aumentando em 70% ano a ano, disse o aeroporto.

Cainiao constrói o Air Cargo Hub

Uma empresa de logística chinesa lançada por Alibaba anunciou um acordo de cooperação com o Aeroporto Internacional Shenzhen Bao’an para construir em conjunto o primeiro centro nacional de carga aérea para o Cainiao international express e introduzir mais rotas internacionais de carga aérea, aumentando a capacidade dos cargueiros completos.

Para melhorar a cooperação entre as partes, a Cainiao e a Atlas Air lançaram a rota de voos charter de carga China Shenzhen-Brasil São Paulo. Esta é a primeira rota de carga internacional de carga de Shenzhen para a América do Sul.

A aeronave Boeing 747 de carga opera dois voos por semana com uma capacidade de carga superior a 220 toneladas por voo. Ele oferece serviços de transporte para comércio eletrônico transfronteiriço e mercadorias de comércio em geral, tais como eletrônicos e semicondutores.

Depois que o centro for colocado em uso, o tempo de entrega de encomendas será ainda mais otimizado. As encomendas e mercadorias de Shenzhen e do sul da China entraram nos aeroportos mais rapidamente após serem coletadas pelo serviço de linha rápida da Cainiao, que pode entrar diretamente no centro para distribuição.

Por outro lado, o centro integra funções de transferência que podem transportar encomendas e mercadorias para outros portos ou aeroportos, melhorando a eficiência.

A Cainiao criou seis centros logísticos inteligentes no mundo inteiro, cobrindo mais de três milhões de metros quadrados de armazéns transfronteiriços.

Eles utilizam mais de 240 aviões fretados por mês para o transporte de troncos e colaboram com mais de sessenta portos globais para estabelecer um sistema inteligente de desembaraço aduaneiro e construir uma rede logística global de alta qualidade.

Seus produtos logísticos acessíveis estão disponíveis em vinte países, ajudando os comerciantes transfronteiriços a reduzir os custos de transporte.

A instalação terá um papel fundamental na racionalização e otimização dos processos de separação de pacotes e desembaraço aduaneiro para importação e exportação de mercadorias no aeroporto.

Também aproveitará as capacidades logísticas inteligentes da Cainiao, com soluções e equipamentos como o dispositivo portátil da Cainiao – LEMO PDA, sistema digital de desembaraço aduaneiro e sistema de gerenciamento de armazém (WMS).

As mercadorias enviadas via aérea de Shenzhen e da região sul da China podem entrar diretamente no aeroporto para carregamento em aviões de carga. As mercadorias em trânsito também podem ser transferidas sem problemas para outros portos e aeroportos através do centro de carga aérea.

Com o avanço, o centro de carga aérea deverá proporcionar um aumento de 20-30% na eficiência do processamento de encomendas e a capacidade de conduzir operações 24 horas por dia, 7 dias por semana, durante as estações de pico.

“Esta colaboração entre Cainiao e o Aeroporto de Shenzhen representa um marco significativo ao estabelecer centros de carga aérea em aeroportos internacionais chave para integrar nossas tecnologias de logística inteligente e rede global dentro da cadeia de valor”, disse o Dr. Ding Hongwei, vice-presidente da Rede Cainiao, o braço logístico do Grupo Alibaba.

“Ao aproveitar a extensa infraestrutura e rede logística internacional da Cainiao, otimizaremos ainda mais a cadeia de valor da logística internacional em Shenzhen e, mais amplamente, na região do sul da China. Os comerciantes, por sua vez, se beneficiarão de serviços de transporte marítimo internacional de mais fácil acesso quando venderem globalmente”.

“Temos o prazer de anunciar o lançamento de novas rotas internacionais de carga com a Cainiao”, disse John Dietrich, presidente e chefe executivo da Atlas Air Worldwide. “Através de uma cooperação aprofundada com a Cainiao, seremos capazes de servir melhor as marcas chinesas à medida que exportam para o resto do mundo”.

Fonte: CAACNEWS; GD.GOV

Imagem principal: Divulgação/ Atlas Air Worldwide

O comércio bilateral entre a China e o Brasil atingiu US$ 171,49 bilhões em 2022, um aumento anual de 4,9%, de acordo com as estatísticas da Administração Geral de Alfândegas da China (GACC, na sigla em inglês).