5 destaques do discurso dos chefes de Estado do BRICS

Líderes políticos falaram sobre maior integração econômica, parcerias para investimentos e agenda comum aos países do bloco BRICS

Os chefes de Estado dos cinco países que compõem o BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – encerraram o Fórum Empresarial do BRICS nesta quarta-feira (13), onde reafirmaram o compromisso de integração e intensificação de negócios intra-bloco. Confira os principais destaques no discurso de cada líder político.

“As questões de que trata o Conselho Empresarial, desde as oportunidades em economia digital, passando pela necessidade continua de fortalecer nossa indústria produtiva, refletem nossos desafios prementes e nossas maiores oportunidades. Fomentar o crescimento, em ultima instância, depende de um diálogo produtivo entre governo, trabalhadores e consumidores. Esse engajamento no Conselho é vital para encontrarmos um denominar comum para enfrentarmos desafios comuns. (…) Permanecemos empenhados e comprometidos com mercados livres, abertos, justos. Continuamos apoiando governanças que criem oportunidades em prol do crescimento.”
Cyril Ramaphosa, presidente da África do Sul

 “A comunidade empresarial é a força motriz da comunidade BRICS. No último ano, mediante a integração e o desenvolvimento comercial e econômico dos nossos países, conseguimos um maior grau de cooperação entre nossas empresas e nossos países. Estamos nos reunindo em momento de grandes transformações no mundo, que trazem oportunidades e desafios. Com a nova rodada de transformações tecnológicas, os motores de desenvolvimento estão nos ajudando a aumentar a produtividade e avançar desenvolvimento. No entanto, o crescente protecionismo está ameaçando o comércio e o investimento e levando para a desaceleração da economia. (…) Espero que todos nós possamos trabalhar mais juntos para alcançar ainda mais em inovação, e avanços na economia digital e na economia verde. À medida que nossas economias enfrentam desafios, a integração é a melhor forma de enfrentar os desafios. Temos que propor soluções factíveis e novos caminhos para a nossa indústria.
Xi Jinping, presidente da China
“Apesar da recessão, os países do BRICS conseguiram propiciar crescimento econômico e ergueram milhões de pessoas da pobreza. Com isso, conseguiram sucesso em tecnologia e inovação. Agora, esse fórum constitui boa plataforma para discutirmos a direção de esforços futuros. Facilitar a cooperação empresarial dentro do BRICS melhorará nossos fluxos comerciais mútuos e de investimentos. (…) Solicito que identifiquemos setores empresariais prioritários para o grupo nos próximos 10 anos e, com isso, poderemos criar um projeto para a cooperação intra-BRICS”
Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia
“Acredito que os países dos BRICS podem contribuir com o crescimento global. Estamos vendo o aumento de atitudes protecionismo e de barreiras alfandegárias e eu tenho dito que os BRICS não podem se deixar abater por essas coisas. Na Rússia, estamos fazendo uma política econômica e monetária equilibrada. E estamos fortalecendo o setor de crédito e estamos conseguindo manter a nossa economia contra recessão. (…) Temos cooperação com setor farmacêutico e com o setor aeronáutico, entre outros, e queremos aumentar a cooperação em inovação e informática. E queremos que os países dos BRICS possam avançar conosco em programa de tecnologia como o de antivírus. (…) Queremos fortalecer o comércio com os países dos BRICS, revitalizar nossas parcerias empresariais e fortalece-las até 2025. Também deveríamos planejar nossas metas para nossos países e para investimentos. Queremos acolher todas as ideias  inovadoras que forem apresentadas no CEBRIS.”
Vladimir Putin, presidente da Rússia
“O Brasil mudou. O Brasil começou a abrir o seu mercado para o mundo com medidas concretas para cada vez mais nos recuperamos a confiança do mundo. Temos aqui grandes líderes interessados no Brasil e nós também interessados no comércio dos países desses grandes líderes. O Brasil ainda tem um caminho a percorrer. Novas reformas se apresentam para nós para que possamos ter a certeza de que o ambiente de negócios no Brasil cada vez se torne mais atrativo. (…)  A sinalização ções de que queremos cada vez mais fazer negócios com os países do BRICS se mostra realidade a partir do momento em que temos aberto as isenções de vistos para homens que venham fazer turismo e negócios em nosso Brasil.”
Jair Bolsonaro, presidente do Brasil

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.