Foi realizado o seminário de cooperação em inovação para financiamento de moeda local “Sul Global” o evento ocorreu no Grand Hyatt em São Paulo, Brasil, às 10hrs no dia 12 de novembro 2024, várias autoridades de mais de 70 países estiveram presentes no local , além de autoridades brasileiras, tendo como representante do governo federal ,à Sra Tatiana Rosito , secretária de assuntos internacionais do ministério da fazenda ,pela qual fez abertura do evento.
Representando a Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional – CCDIBC , o Sr Fabio Hu , se assentou na cadeira de convidado, também participaram do seminário o diretor de relações internacionais , Marcelo Luis Besteti e secretária geral da CCDIBC à Sra Andre Wang.
Sob a orientação do Banco Popular da China e da Agência de Notícias Xinhua, a fim de promover a cooperação na área financeira entre a China e os países do “Sul Global” representados pelo Brasil, o Serviço de Informações Econômicas da China planeja unir forças com o Banco de Comunicações, China Foreign Exchange Trading Center, China Central Clearing Corporation, Shanghai Clearing House, The New Development Bank
Autoridades governamentais, instituições financeiras, empresas, associações empresariais, grandes meios de comunicação e grupos de reflexão da China e do Brasil participarão da discussão. O seminário teve como tema discussão , expansão e a liquidação do comércio em moeda local e a cooperação de financiamento em moeda local nos países do “Sul Global”, publicar um relatório sobre a cooperação de inovação no financiamento em moeda local e resumir sistematicamente a experiência prática na cooperação em moeda local.
Tendo em conta as suas notáveis realizações em campos relevantes e a sua rica experiência na promoção da cooperação entre a China e o Brasil, objeto de participar do seminário para enriquecer a prática da cooperação em moeda local entre os países do “Sul Global” e promover a reforma da governação económica global.
A cúpula reúne cerca de 350 representantes de 170 organizações de mídia, think tanks, governos e empresas de mais de 70 países e regiões . Os participantes se envolverão em diálogos e envolverão em intercâmbios , com o objetivo de promover a cooperação e modar um futuro compartilhado com esforços para construir uma plataforma robusta para intercâmbio e a colaboração entre os setores de mídia e think tanks do Sul Global. A plataforma ajudará a injetar nova vitalidade e energia positiva no fortalecimento da solidariedade e da cooperação no Sul Global e contribuirá para a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.
Atualmente, o “Sul global” representado pelos países BRICS tornou-se uma força importante no cenário internacional. Devido às deficiências do sistema monetário internacional existente e à necessidade de cooperação económica e comercial, cada vez mais países do “Sul Global” estão a utilizar as suas próprias moedas para investimento internacional, financiamento e liquidação comercial. Reunião de Líderes do BRICS” lançada em agosto de 2023 》Ênfase na importância da liquidação em moeda local.