[Reportagem em 03/03/2025, São Paulo]
Na tarde de 3 de março de 2025, a delegação do Grupo Shandong Iron & Steel visitou a sede da Câmara de Desenvolvimento Internacional Brasil-China (CCDIBC) em São Paulo. O grupo, composto por cinco representantes, incluiu Chi Mingjie (Diretor da Shandong Iron & Steel Group Co., Ltd.), Fu Bo (Vice-Presidente), Zhang Runsheng (Gerente-Geral), Liu Hongbo (Presidente da Shandong Iron & Steel International Trade Co., Ltd.) e Song Yan (Gerente de Negócios). Durante a visita, a delegação participou da reunião com empresários locais brasileiros.
Os objetivos da Delegação de Shandong/China iniciados com a visita à Câmara de Comércio Brasil-China são de conhecer as oportunidades de investimentos e desenvolver novos negócios com empresas do Brasil nos segmentos de ferro e aço.
A rodada de negócios entre a Delegação chinesa e empresas brasileiras presentes ao evento terão continuidade através da gestão da CCDIBC.
Os representantes da Câmara e empresários brasileiros que participaram do evento foram:
- Fábio Hu (Presidente da Câmara)
- Edenilson Cazula (Vice-Presidente)
- Levi Martins (Vice-Presidente)
- Vilson Yao (Intérprete)
- Divino Vilde Lima (Diretor-Presidente da Arca Comércio de Minérios Ltda.)
- Marcelino Khalifa (Consultor de Novos Negócios da Metalúrgica Golin S/A)
- Guilherme Sorrilha (Assessor da Secretaria do Governo de Guarulhos)
- Marcos Pinheiro de Lira (Diretor da A3 Card Negócios)
- Vitor Manfrin (Representante do Instituto Eco Vida de Várzea Paulista)
- Alcides Vinhas (Vice-Presidente do Sindicato dos Comerciário e Metalúrgicos da Região do Grande ABC)
- Vitor Manfrin (Representante do Instituto Eco Vida de Várzea Paulista)
- Sadao Hayashi (Diretor de Promoção da Ciência, Tecnologia e Indústria do CEITEC de São Bernardo do Campo)

Foto do Presidente Fábio Hu (segundo da esquerda) com o diretor Chi Mingjie (terceiro da esquerda) e demais líderes da Shandong Steel
Foram mais de 20 pessoas do lado brasileiro participaram da reunião.
A reunião começou com o presidente Hu apresentando um panorama da Câmara de Desenvolvimento Internacional Brasil-China, que existe há 23 anos e conta com forte apoio dos governos chinês e brasileiro. Atualmente, há mais de 3.000 empresas chinesas no Brasil, sendo 320 estatais. Ele também destacou a influência da Câmara no Congresso Nacional do Brasil, que resultou na criação do Dia da Imigração Chinesa (15 de agosto), instituído pelo ex-presidente Michel Temer em 2018.
O vice-presidente Levi Martins apresentou os participantes brasileiros e destacou o potencial de cooperação entre as empresas. Os principais temas discutidos foram:

Vislumbre do local (Primeiro da esquerda: Presidente Fábio Hu, ao centro: Vilde Lima, diretor da Arca)
Divino Vilde Lima da Arca Comércio de Minérios Ltda., apresentou as atividades da empresa, que incluem extração e comercialização de cobre, níquel, chumbo, prata e zinco. Ele mencionou duas minas de cobre localizadas no norte do Brasil e na Bolívia e destacou que o concentrado de cobre pode ser exportado via o Porto de Antofagasta, no Norte de Chile, para a China, onde pode ser utilizado como matéria-prima para a produção de ligas de aço. Houve também um intercâmbio sobre fornos de laminação a quente.
Marcelino Khalifa, da Metalúrgica Golin, apresentou os produtos da empresa, que incluem tubos de aço para diversos setores (Petróleo e gás, energia solar, saneamento, chassi de caminhões etc.). Entre os principais clientes estão Petrobras e Volkswagen MAN Caminhões. Ele mencionou que a empresa possui uma fábrica em Guarulhos e uma segunda unidade em São João da Boa Vista (SP). Além disso, manifestou interesse em atrair investimentos chineses e atuar como representante de produtos siderúrgicos chineses no Brasil.

Alcides Vinhas, do Sindicato dos Comerciários e Metalúrgicos da Região do Grande ABC, destacou o potencial econômico da região, composta por sete cidades, e mencionou que uma empresa chinesa está negociando um investimento na construção de 15 edifícios na área, o que pode gerar grandes oportunidades para o setor siderúrgico.
Vitor Manfrin, do Instituto Eco Vida de Várzea Paulista, apresentou os projetos ambientais do instituto e mencionou que, como especialista em tecnologia da informação, pode auxiliar a Shandong Iron & Steel na otimização de conteúdos digitais.
Guilherme Sorrilha, da Prefeitura de Guarulhos, destacou a importância econômica da cidade, que é a 12ª maior economia do Brasil e a 3ª do estado de São Paulo. Ele também enfatizou a proximidade do município ao principal aeroporto internacional do Brasil e ao maior porto da América do Sul (Porto de Santos), o que torna Guarulhos um polo estratégico para investimentos chineses.
Ao final da reunião, foi exibido um vídeo institucional da Shandong Steel, apresentado pelo vice-presidente da CCDIBC Levi Martins.
