G20 Social foi anunciado pelo Presidente Lula na 18ª Cúpula de Chefes de Governo e Estado

O G20 contou com presidências rotativas anuais. O Brasil exerce a presidência do G20 de 1º de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024. Inicialmente, o G20 concentrava-se principalmente em questões macroeconômicas gerais, mas expandiu sua agenda para incluir temas como comércio, desenvolvimento sustentável, saúde, agricultura, energia, meio ambiente, mudanças climáticas e combate à corrupção.O evento ocorreu entro os dias 18 a 20 de Novembro e contou a presença de varias autoridades de diversos países, tendo com base a cidade do Rio de Janeiro que promoveu o evento. O presidente da CCDIBC, da Câmara e Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil China, o Sr Fabio Hu e mais uma comitiva de Chineses que foram através do consulado da China de São Paulo, estiveram presentes e acompanharam à participação do evento.

A Cúpula do G20 é a reunião entre os chefes de Estado ou de Governo dos países membros. O termo “Cúpula” tem origem em sua definição em inglês (“Summit”) e refere-se ao ponto mais alto de uma montanha. Portanto, a Cúpula é o momento de ápice das mais de cem reuniões do G20, ao longo de todo um ano.

O G20 é composto por 19 países (África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia) e dois órgãos regionais: a União Africana e a União Europeia. Os membros do G20 representam cerca de 85% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, mais de 75% do comércio mundial e cerca de dois terços da população mundial.

O Presidente Xi chegou ao Rio e é calorosamente recebido ,No dia 17 de novembro de 2024, horário local, o Presidente Xi Jinping chegou ao Rio de Janeiro, Brasil, em voo particular. Durante o trajeto do aeroporto até o hotel onde está hospedado, pessoas de diversos setores deram as boas-vindas calorosas à visita. O presidente Xi participará da 19ª Cúpula de Líderes do G20 e realizará visita de Estado ao Brasil.Desde que chegou ao Rio no fim da tarde de domingo, Xi Jinping, presidente da China, foi recebido , por onde passou, por cidadãos de seu país. Os grupos de chineses são organizados por um representante, cumprem horário de cerca de 8 horas por dia nas ruas do Rio, recebem lanche e quase todos são acompanhados por um agente de segurança de uma empresa particular contratada. Em cada grupo, uma pessoa fica responsável pela comunicação com o organizador. Tímidos, a maioria evita contato e questiona se alguém diferente se aproxima.

Pelas ruas da cidade, chineses balançam bandeiras da China e do Brasil. Faixas, como uma que celebra a “amizade sino-brasileira”, foram instaladas na Avenida Atlântica, por exemplo, onde um grupo vibrou quando a comitiva de Xi passou diante deles na tarde desta segunda-feira.

Rio de Janeiro, 18 nov (Xinhua) — Na manhã de 18 de novembro, horário local, o presidente Xi Jinping participou da 19ª Cúpula do G20 no Rio de Janeiro, Brasil.

Durante a discussão sobre o tema “combate à fome e à pobreza” na primeira fase da cúpula, Xi Jinping fez um importante discurso intitulado “Construindo um Mundo Justo de Desenvolvimento Comum”

Cobertura especial por Andréia Wang, secretária geral da CCDIBC.