Representantes de Deqing, na China, visitaram Mauá com o objetivo de trocar informações sobre meio ambiente e o desenvolvimento da indústria de informação geoespacial, entre outros assuntos. Eles foram recepcionados pela vice-prefeita, Celma Dias.
Os cinco chineses que estiveram na cidade na última sexta-feira foram liderados pelo presidente do Comitê do Condado de Deqing da Conferência Consultiva do povo chinês, Chen Yiping. A visita ocorreu por indicação da Associação Comercial do Estado de São Paulo, devido ao perfil industrial da cidade e similaridade em tamanho e população com o condado de Deqing.
Os chineses demonstraram interesse em intermediar a negociação para abertura de filiais de indústrias de Deqing em Mauá, em especial do setor têxtil. A indústria farmacêutica é outro forte segmento no condado.
A secretária-adjunta de Desenvolvimento Econômico de Mauá, Vera Scudeiro, apresentou o perfil industrial do município na produção de produtos químicos, gás, plástico e, nos últimos anos, também no setor de logística, devido ao fácil acesso às principais rodovias, portos e aeroportos. “Mauá está em fase de expansão. Estamos nos preparando para receber novos investimentos”, afirmou.
Também participaram da reunião, a primeira-dama Fernanda Oliveira, a secretária de Governo Mariangela Secchi, o superintendente da Sama (Saneamento Básico de Mauá) Marcelo Augusto de Oliveira, o Secretário de Meio Ambiente e Chefe de Gabinete, Hélcio Antonio da Silva e a Secretária-Adjunta de Meio ambiente, Eliana Henrique da Silva.