Celebração do Jubileu de Ouro das relações diplomáticas Brasil-China: as relações diplomáticas entre Brasil e China completam 50 anos em 2024. Essa parceria teve início em 15 de agosto de 1974, quando os dois países estabeleceram oficialmente relações diplomáticas. Desde então, os laços bilaterais têm se fortalecido continuamente em diversas áreas, como economia e comércio, além das cooperações políticas, na qual Brasil e China colaboram em fóruns internacionais como as Nações Unidas, BRICS (Brasil, China, Rússia, Índia e África do Sul) e G20. Essa cooperação se estende a assuntos globais como mudanças climáticas, segurança alimentar e sustentabilidade.
Vice-Presidente Geral Alckmin (PSB) chega ao Grande Salão do Povo, em Pequim, no último dia 07/06 para reunião com o então atual Presidente Chinês Xi Jiping.
O vice-presidente Geraldo Alckmin com o Presidente Xi: parcerias bilaterais consolidadas.
Ainda, 2024 marca o 20o aniversário da COSBAN, Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação, mecanismo criado para promover o diálogo e a cooperação entre Brasil e China. Fundado em 2004, a COSBAN desempenha papel crucial no fortalecimento das relações econômicas e comerciais entre os dois países. A VII Sessão Plenária da Cosban, co-presidida por Alckmin, promoveu a aprovação de recursos destinados a obras de infraestrutura, incluindo projetos para a reconstrução do Rio Grande do Sul atingido por desastres naturais.
Alguns resultados da Missão Oficial à China (04 a 08 de junho de 2024): (Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) do Governo Federal)
– Isenção de visto para viagens ao Brasil aos titulares de Passaportes de Assuntos Públicos emitidos pela República Popular da China, ao amparo do Acordo de Isenção de Vistos em Passaportes Diplomáticos e Oficiais. Assinado em sessão da COSBAN.
– Primeiro Aditivo ao Memorando de Entendimento entre a Comissão de Valores Mobiliários do Brasil (CVM) e a Comissão Reguladora de Valores Mobiliários da China (CSRC) para a Cooperação Regulatória de Valores Mobiliários.
– Acordo de Cooperação entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social do Brasil (BNDES) e o Fundo de Investimento em Cooperação Industrial China ALC (CLAI Fund) para operacionalizar o Fundo Brasil China de Cooperação para a Expansão da Capacidade Produtiva para o Desenvolvimento Sustentável.
– Memorando de cooperação entre a Petrobras e a Agência de Crédito à Exportação da China (Sinosure) para avaliar oportunidades de investimentos e cooperação em iniciativas de baixo carbono e finanças verdes e no incremento e facilitação das trocas comerciais e financeiras
– Memorando de Entendimento de Cooperação entre as Seções Brasileira e Chinesa do Conselho Empresarial China-Brasil (CEBC).
– Memorando de Entendimento entre ApexBrasil e Luckin Coffee, maior rede de cafeterias da China, para promoção do café brasileiro. Este ano, a Luckin Coffee comprará aproximadamente 120 mil toneladas de café brasileiro, estimado em 500 milhões de dólares.
Alckmin e Luckin Coffee.
Missão encerrada com anúncios no setor privado:
Fonte: Mídia Social de Alckmin; Investimentos no setor automobilístico.
– Memorando de entendimento entre a Sete Partners e a Shanghai Spacecom Satellite Technology (SSST) para a abertura de filial da empresa no Brasil, promovendo investimentos em infraestrutura de Telecom, como datacenters, conexão terra-espaço e comercialização, criando uma nova rede de satélite de comunicação na América do Sul;
– A GAC Motor (Guanzhou Automobile Group) deve anunciar investimentos de USD 600 milhões no Brasil.
A CCDIBC está sediada no Brasil há 22 anos e tem se consolidado como ponte entre o Brasil e a China durante este período. Atuando como plataforma de intercâmbio cultural, comercial e promoção de investimentos entre Xiamen e o Brasil. A Câmara de Comércio é ponto focal do Governo Municipal de Xiamen, cidade portuária da província de Fujian.
Workshop de negócios de Xiamen realizado pela Câmara
Nesta segunda-feira, dia 17 de junho de 2024, toma posse como Diretor Geral da China na Câmara de Comércio, Sr Gavin Gong, que é vice-presidente do Bando Fundo Huayang, um dos maiores conglomerados empresariais da China, estabelecido em 1984 e envolvido em múltiplas áreas como construção de infraestrutura, comércio internacional, indústria e setor petroquímico. A posse do Sr Gavin Gong ocorreu na presença de testemunhas do Presidente da Câmara de Comércio Fabio Hu; Marcelo Bestetti diretor de Relações Internacionais da CCDIBC; Assessora da CCDIBC, Raphaela Chen; e Robin Xu.
GONG NA POSSE DE DIRETOR-GERAL DA CHINA-CCDIBC: Testemunhas Marcelo Bestetti diretor de Relações Internacionais da CCDIBC; Assessora da CCDIBC, Raphaela Teyin Chen; Gavin Gong vice-presidente do Banco Fundo Huayang; Presidente da Câmara CCDIBC Fabio Hu; Empresário chinês Robin Xu
No Brasil, quem representa o Banco fundo Huayang é a Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil-China (CCDIBC), sediada em São Paulo, que atua como um banco de projetos, fornecendo agilidade à concessão de funding. Pequim é a sede do Fundo China Huayang, de capital estatal e próprio, que é o fundo do Programa One Belt One Road, de Xi Jiping.
GONGNAPOSSEDEDIRETOR-GERALDACHINA-CCDIBC: AssessoradaCCDIBC,RaphaelaTeyinChen;Gavin Gong vice-presidente do Banco Fundo Huayang; Presidente da CCDIBC Fabio Hu; Empresário chinês Robin Xu
Aliança bilateral cada vez mais consolidada!