O presidente chinês, Xi Jinping, encontrou-se com representantes de cientistas e engenheiros espaciais que participaram da pesquisa e desenvolvimento da missão lunar Chang’e-5 no Grande Palácio do Povo em Beijing na segunda-feira.
Xi Jinping, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente da Comissão Militar Central, também visitou uma exposição sobre as amostras lunares trazidas pela sonda Chang’e-5 e as realizações das explorações lunares da China.
O líder chinês elogiou os resultados do projeto lunar da China, sobretudo obtidos pela missão Chang’e-5, e destacou a continuidade do espírito de iniciativa, a procura constante de conquistas científicas e tecnológicas e a contribuição da causa para o desenvolvimento geral do país.
Xi Jinping apelou por novos passos na sondagem estrelar, promoção de progressos no setor aeroespacial e maior contribuição para o uso pacífico espacial da humanidade.
Sendo um projeto importante do país, a missão lunar chinesa já realizou seis explorações na Lua. A Chang’e-5, que é o megaprojeto aeroespacial mais complexo da China, trouxe, pela primeira vez no país, amostras extraterrestres em 17 de dezembro de 2020.
Tradução: Paula Chen
Revisão: Erasto Santos Cruz
Fonte: CRI