Os testes clínicos internacionais da fase 3 de quatro vacinas chinesas contra COVID-19 chamaram a atenção do Ocidente pois importantes veículos de imprensa estrangeira cobriam o início dos testes.
Citando a Comissão Nacional de Saúde da China, o Financial Times informou na terça-feira os testes, enquanto The New York Times também noticiou o sinal de avanço dado aos testes, com sua página na web acompanhando o mais recente desenvolvimento da pesquisa de vacinas contra COVID-19.
Duas vacinas contra COVID-19 inativadas desenvolvidas pelo China National Biotec Group, uma vacina contra COVID-19 inativada desenvolvida pela Sinovac Biotech Co., Ltd., e uma vacina recombinante contra COVID-19 com o adenovírus defeituoso modificado como o vetor iniciaram testes clínicos internacionais de fase 3.
Os ensaios clínicos de fase 3 geralmente envolvem milhares de pessoas para verificar a segurança e eficácia das vacinas, e são fundamentais para sua aprovação no mercado. Como a epidemia foi controlada na China, o país não tem mais condições para ensaios clínicos em larga escala, então todos os ensaios de fase 3 estão sendo realizados no exterior.
Espera-se que alguns dos ensaios concluam sua primeira rodada de vacinação no início de setembro, com dados preliminares previstos para novembro.
Fonte: CRI