Foi realizado com sucesso em S. Paulo a “Meeting Room da Hailian de Xiamen – Entrando no Brasil” & Conferência de Promoção da Base de Inovação da Parceiria da Nova Revolução Industrial do BRICS

Fonte: Jornal Chinês América do Sul, 10 de maio de 2023

[Reportagem por Melody, repórter do Jornal Chinês América do Sul, em São Paulo] No dia 10 de maio de 2023, o evento “Meeting Room da Hailian (que significa “Associação de Amizade da China no Exterior”) de Xiamen – Entrando no Brasil” & Conferência de Promoção da Base de Inovação da Parceria da Nova Revolução Industrial do BRICS foi realizado com sucesso em São Paulo!

Oito empresas de Xiamen assinaram os oito projetos no local do evento. Realizarão uma cooperação mais ampla e aprofundada com os seus parceiros brasileiros em áreas como manufatura inteligente, biotecnologia e importação de produtos agrícolas, com valores assinados superiores a um bilhão de dólares americanos.

Esta é também a primeira vez que a Secretaria Municipal de Comércio de Xiamen cria uma série de “Meeting Room da Hailian de Xiamen” a serem realizadas no exterior, além de convidar mais de 60 empresas brasileiras a promover o ambiente de negócios em Xiamen e a Base de Inovação da Parceiria da Nova Revolução Industrial do BRICS, para que mais empresas brasileiras unam-se a Xiamen para uma cooperação vantajosa para ambas as partes.

Segmentos que participaram da negociação com Brasil – China e tiveram contratos assinados na data do evento,  conforme itens abaixo:

  1. Contrato de anual para compra de algodão e expandindo o escopo da cooperação para incluir uma ampla gama de produtos como açúcar e café , estima o valor de compra de USD 100 milhões  período de 2023 à 2027. 
  2. Contrato de compra de 9.500 toneladas de café brasileiro no prazo de junho a dezembro/2023, com  volume total de USD 41 milhões.
  3. Contrato de compra de 540.000 toneladas de soja e grãos e outros produtos agrícolas , vai ocorrer entre Junho de 2023 a Maio de 2024 e outros produtos agrícolas no montante de USD 200 milhões.
  4. Contrato de anual  da venda de 1000 unidades de ônibus de energia renovável  no montante  de USD 150 milhões.
  5. Contrato de cooperação para venda de aço no montante de USD 100 milhões.
  6. Contrato estabelecido na produção anual de TVS e LCDS no montante de USD 100 milhões.
  7. Contrato fornecerá produtos e conversores de armazenamento de energia e soluções completas para sistemas de de energia será concluída até final de 2023, no montante em operação 100 MW/ 200 MWH.
  8. Contrato para testes genéticos e consumíveis no Brasil em torno de desenvolvimento da tecnologia de sequenciamento de nova geração com prazo de 3 anos , investimento  no montante de USD 50 milhões .

O evento contou com o apoio do Consulado Geral da China em São Paulo, a Chen Peijie, Cônsul Geral da China em São Paulo; Huang Wenhui, Prefeito de Xiamen; Marcelo Oliveira, Prefeito de Mauá e Presidente da Associação Paulista dos Municípios (APM); Zhang Quan, Diretor do Escritório de Relações Exteriores de Xiamen; Zhang Feng, Vice-Diretor Executivo do Escritório do Grupo Líder para a Construção da Base de Inovação do BRICS; a Ana Isabela, representante do Prefeito de São Paulo Ricardo Nunes;  CEO do LIDE China, José Ricardo; Presidente da Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil-China, Sr. Fábio Hu (Hu Zhongwei) e chefe do ponto focal  de Xiamen no Brasil. O evento contou com a presença de representantes de empresas brasileiras e chinesas e de políticos brasileiros.

O evento teve como mestre-de-cerimônia a Sra. Lin Zhenya, sub-secretária da Secretaria Municipal de Comércio de Xiamen, e o Sr. Huang Feng, vice-diretor executivo do Escritório do Grupo Líder para a Construção da Base de Inovação do BRICS em Xiamen, China, fez uma apresentação sobre o projeto.

A Cônsul Geral Chen Peijie disse que a cooperação local é uma parte importante da parceria estratégica abrangente entre China-Brasil, e que tanto Xiamen quanto São Paulo são cidades cosmopolitas com forte força industrial, desenvolvimento econômico robusto e rico patrimônio cultural, além de serem as cidades mais competitivas na arena internacional do BRICS. Ela disse que este ano marca o 30º aniversário da parceria estratégica abrangente entre a China e o Brasil, e o próximo ano marcará o 50º aniversário de estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, que estão abrindo um novo futuro sob a liderança dos dois chefes de estado, e a cooperação do BRICS também chegará à maturidade e abrirá novas oportunidades. Acredita-se que a apresentação de hoje promoverá o fortalecimento do acoplamento na nova era e contribuirá para a realização de um desenvolvimento mutuamente benéfico e sustentável. Promover os projetos de cooperação da base de inovação do BRICS para compartilhar a construção e os frutos da construção. Aprofundar os intercâmbios e a construção mútua, melhorar o bem-estar das pessoas, discutir soluções e buscar o desenvolvimento comum.

Em seu discurso, o prefeito de Xiamen, Huang Wenhui, apresentou brevemente a situação relevante e o ambiente de investimentos de Xiamen. Ele expressou sua esperança de que ambos os lados aprofundem ainda mais a cooperação econômica e comercial, promovam benefícios mútuos e uma situação de ganho mútuo e contribuam ainda mais para o desenvolvimento saudável das relações bilaterais.

Em seu discurso, em nome do Prefeito Ricardo  Nunes e da secretária de relações internacionais  Marta Suplicy  , a Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Ana Cristina de Souza ,na oportunidade  representou a  cidade de São Paulo , e realizou uma breve apresentação , com destaque para a pauta internacional e na ocasião agradeceu o convite na participação do workshop de Investimentos e promoção comercial ,  sobretudo ressaltou a importância do acordo bilateral para ambos países ,com destaque principal para que cada acordo  e intercâmbio seja frutífero, existe a plena necessidade de operar em várias frentes.

O Marcelo Oliveira, em seu discurso, o presidente da Associação de Municípios do Grande ABC, disse que a China e o Brasil estão trabalhando juntos para encontrar soluções para os desafios globais no âmbito da Parceria da Nova Revolução Industrial do BRICS. As cidades de Xiamen e São Paulo possuem muitos pontos em comum, bem como muitas conexões para cooperação. Os dois lados deverão acelerar o estabelecimento de mais plataformas de ancoragem para promover o aprofundamento contínuo da integração econômica entre os dois países e obter benefícios mútuos.

Em seu discurso, o presidente da CCDIBC , o Sr Fabio Hu,  iniciou falando que a cidade Xiamen, além de ser uma das cidades com melhor habitação, na avaliação das Nações Unidas, possui um excelente clima e é uma das primeiras zonas econômicas especiais estabelecidas na China. Sendo aprovada uma das sete zonas econômicas especiais da China em outubro de 1980. Xiamen, portanto contribui para a modernização da China. A cidade de São Paulo é a locomotiva da economia brasileira, o maior e mais moderno centro industrial, comercial, financeiro, tecnológico e de logística internacional da América Latina.

A Câmara CCDIBC existe há 22 anos e foi nomeada como representante no Brasil do Fundo de Investimento e Comércio Exterior de Xiamen, em resposta à iniciativa “Cinturão e Rota do Presidente Xi para fortalecer a cooperação econômica e comercial e complementar os pontos fortes de cada um no desenvolvimento de indústrias de alta tecnologia. Estamos ansiosos para ver mais empresas fazendo uso dessa plataforma para alcançar um novo marco.

A Câmara  tem atendido às empresas. Espera-se que as mesma façam mais uso dessa plataforma e compartilhem os benefícios para leva- ló um novo marco.

Em novembro de 2022, a Secretaria Municipal de Comércio de Xiamen estabeleceu pontos de contato de serviços de comércio e investimento no exterior nos principais países do “Cinturão e Rota”, outros países do BRICS, outros países membros do RCEP e nossos principais países parceiros de comércio e investimento. Os pontos de contato no exterior baseiam-se no desenvolvimento do mercado, atração de investimentos e serviços de “sair” (globalizar), fornecendo assistência para atração investimentos estrangeiros e empresas de Xiamen para desenvolver mercados internacionais. Desde a sua criação, o Ponto de Contato (ponto focal) do Brasil tem oferecido às empresas de Xiamen novas oportunidades de negócios no Brasil e soluções individuais para empresas que vão para o exterior, o que tem promovido fortemente os empresários de Xiamen e do Brasil a se concentrarem na oferta e na demanda para obter um “encaixe preciso” e aumentar a confiança dos empresários de Xiamen na exploração do mercado brasileiro, o que tem um impacto positivo e significado prático na promoção da cooperação econômica e comercial entre Xiamen e o Brasil.

Em dezembro de 2022, a Secretaria Municipal de Comércio de Xiamen abriu as portas do “Meeting Room da Hailian de Xiamen”, que fornece uma ponte para as empresas que precisam se comunicar com pontos de contato no exterior e oferece serviços personalizados para ajudar mais empresas a entrar na ampla arena internacional, e trabalha em conjunto com pontos de contato no exterior para fornecer um novo serviço para empresas na cidade. “Meeting Room da Hailian de Xiamen”, em São Paulo, é a primeira reunião de promoção realizada fora da China.

Daqui pela frente, sob a orientação da Secretaria Municipal de Comércio de Xiamen, o ponto focal no Brasil se unirá ainda mais ao  “Meeting Room da Hailian de Xiamen” para continuar prestando assistência às empresas brasileiras de Xiamen na exploração do mercado internacional e na formação de parcerias para investimentos nos dois sentidos. A C&D, que assinou esse grande pedido, disse que o Brasil é um dos nós importantes no layout de globalização da cadeia de suprimentos da C&D e é a principal área de recursos dos produtos agrícolas da C&D no exterior. Isso fortalecerá ainda mais a base para o desenvolvimento contínuo do mercado brasileiro e o crescente desenvolvimento da localização.

Xiamen é uma bela ilha ao sul da China, é um município que faz parte da Província de Fuijian, fundada a quase 2 mil anos e conta com mais 5 milhões de habitantes, atualmente conhecida, principalmente, como “O Portão da China”.

Xiamen é um importante centro de comércio, indústria, tecnologias e setor financeiro da China, foi uma das 4 primeiras zonas econômicas especiais criadas pelo governo chinês em 1980 que serviram de base para o modelo econômico da China, é importante destacar que o município de Xiamen mantém relações comerciais e econômicas com 162 países.

Territorialmente tem uma área um pouco maior que o município de São Paulo, mas possui 3 zonas de desenvolvimento: Zona de Investimento, Zona de Livre Comércio e Zona de Desenvolvimento de Alta Tecnologia.

Nas últimas quatro décadas, Xiamen foi pioneira no desenvolvimento de sua Zona Econômica Especial, avançando aos trancos e barrancos e alcançando um desenvolvimento histórico em todas as frentes. O PIB da cidade, o valor agregado industrial e a receita financeira total aumentaram 862, 563 e 692 vezes, respectivamente, e sua área urbana construída aumentou mais de 18 vezes.

Xiamen foi nomeada “Cidade Nacional de Excelência em Ética Civil” por seis mandatos consecutivos e designada como uma cidade vitrine para a Pacific China Initiative. Com uma economia próspera, um alto padrão de vida e amplos intercâmbios globais, Xiamen é reconhecida como uma “cidade de alta qualidade para inovação e empreendedorismo.

DESTAQUES INDUSTRIAL, TECNOLOGICO E ECONÔMIA

Nos últimos anos, Xiamen promoveu continuamente a transformação e atualização industrial e aumentou seus esforços para atrair investimentos, conseguindo garantir um grande número de projetos industriais de alta magnitude. Como resultado, o valor total da produção das indústrias

da cidade aumentou tremendamente. Em 2021, dez das principais indústrias da cidade para o desenvolvimento excederam RMB 100 bilhões em valor de produção.

Além disso, atualmente, Xiamen é a única cidade-piloto do país para clusters industriais de exibição optoeletrônica e a maior base de P&D e produção de módulos de tela sensível ao toque do mundo. Em 2021, o valor da produção da indústria TFT-LCD de Xiamen atingiu RMB 160,6 bilhões.

Xiamen é o lar de um grande grupo de empresas que fabricam computadores, a cidade está entre as 14 maiores cidades de software da China, liderando o país em muitos segmentos da indústria, incluindo animação e jogos, Internet, segurança da informação, big data e Al. A cidade abriga seis das 100 maiores empresas de software da China, bem como oito das 100 maiores empresas de Internet do país. Câmara Municipal de São Paulo Justificativa – PL 0129/2023 Secretaria de Documentação Página 2 de 2 Disponibilizado pela Equipe de Documentação do Legislativo O desenvolvimento da economia em Xiamen está focado na economia digital, na economia de plataforma e na economia inteligente. A cidade promove ativamente novas formas e modelos de negócios e se esforça para cultivar e atrair novos empreendimentos econômicos com alto grau de inteligência, sólidas funções de serviço e orientação para a tecnologia.

CUIDADOS MÉDICOS E SAÚDE

A cidade de Xiamen também investe na área da saúde cuidados médicos, reabilitação médica e outras novas formas de serviços médicos; marcas médicas sociais características de alto nível. Explorar novos modelos de Internet mais saúde, como limpeza, integração e dessensibilização de dados, informações médicas e de saúde, serviços de diagnóstico assistidos por Al e outros setores.

Sessão de assinaturas

A delegação afirmou que, no futuro, sob a orientação da Secretaria Municipal de Comércio de Xiamen, o ponto focal no Brasil se unirá ainda mais ao  “Meeting Room da Hailian de Xiamen” para continuar prestando assistência às empresas brasileiras de Xiamen na exploração do mercado internacional e na formação de parcerias para investimentos nos dois sentidos. A C&D, que assinou esse grande pedido, disse que o Brasil é um dos nós importantes no layout de globalização da cadeia de suprimentos da C&D e é a principal área de recursos dos produtos agrícolas da C&D no exterior. Isso fortalecerá ainda mais a base para o desenvolvimento contínuo do mercado brasileiro e o crescente desenvolvimento da localização.

Participaram deste evento o Sr. Lin Yuping, Presidente da Seção Amazônica da CCDIBC; Sra. Lan Jingping, Presidente da Seção da Província de Fujian da CCDIBC; Sr. Fabrício Hu e Levi Martins, que são os VPs da Câmara, Secretária-Geral Sra. Andréia Wang, e o Diretor de Comércio Internacional Diretor de Relações Internacionais Sr. Marcelo Luis Besteti, superintendentes do Departamento de Comércio Exterior Xia Xiafei, Ji Qide e os membros do grupo de trabalho.

CCDIBC
Representante no Brasil da Secretaria do Comércio de Xiamen no Brasil.
10 de maio de 2023