Workshop de negócios Brasil x Xiamen foi grande sucesso

Por Levi Martins

O Workshop de Negócios de Xiamen no Brasil e o Roadshow do Centro de Inovação da Parceria do BRICS para a Nova Revolução Industrial foi realizado no dia 10 de maio de 2023 no auditório de eventos da Associação Comercial de São Paulo.

O evento, que foi presidido por Lin Zhenya, vice-diretor da Secretaria Municipal de Comércio de Xiamen, teve lotação máxima e contou com as presenças de políticos e empresários do Brasil e China, com destaques para a Consul Geral da China em São Paulo, Dra. Chen Peijie, o Prefeito da cidade de Xiamen, Sr. Huang Wenhui, o Prefeito de Mauá e Presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC Sr. Marcelo Oliveira e do Presidente da CCDIBC Sr. Fábio Hu.

Na abertura do evento, a Consul da China em São Paulo, em seu discurso destacou que “a cooperação local é uma parte importante da parceria estratégica e abrangente da China-Brasil. “Tanto Xiamen quanto São Paulo são metrópoles internacionais com força industrial, desenvolvimento econômico e profunda herança cultural”.

Consul Geral da China em São Paulo, Dra. Chen Peijie

A CCDIBC organizou o evento, juntamente, com o Consulado Geral da China em São Paulo, a Prefeitura de Xiamen e Lide China.

Foram especialmente convidados municipios do sudeste e centro-oeste do Brasil e mais de 60 empresas do Brasil e Xiamen de diversos setores, como: das quais 8 assinaram contrato de vendas e compras de produtos e investimentos, o montante em negócios superou a quantia de 1 bilhão de dólares.

Prefeito de Xiamen, Huang Wenhui “chuva é dinheiro”.

Na sequência o prefeito de Xiamen, Huang Wenhui, iniciou seu discurso com uma analogia da cultura chinesa “cheguei em São Paulo com chuva e isso é bom, porque na China chuva é dinheiro”, dando o tom do que seria o objetivo do encontro, a realização de negócios e investimentos entre Brasil e Xiamen.

Ainda expressou a esperança de que os dois lados aprofundem ainda mais a cooperação econômica e comercial, promovam benefícios mútuos e resultados ganha-ganha e façam maiores contribuições para o desenvolvimento saudável das relações bilaterais.

Prefeito de Mauá Marcelo Oliveira “Os dois lados devem aprofundar o aceleramento econômico”

O Prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, também Presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e Vice-Presidente dos Consórcios Públicos do Brasil, disse em seu discurso que “no âmbito da Parceria da Nova Revolução Industrial do BRICS, a China e o ABC buscarão em conjunto uma boa solução para os desafios globais e locais. As duas cidades de Xiamen e Mauá têm muito em comum e, também, muitas conexões para cooperação. Os dois lados devem acelerar o estabelecimento de mais plataformas de ancoragem para promover o aprofundamento contínuo da integração econômica e alcançar benefícios mútuos e resultados vantajosos para todos.

Presidente Fábio Hu reforçando a parceria entre Brasil e Xiamen

O presidente Fábio Hu disse em seu discurso que a Câmara de Comércio Brasil e China – CCDIBC existe há 22 anos atuando nas relações entre os dois países.

“Agora, a CCDIBC é o ponto focal de contato e articulação de negócios entre o Brasil e Xiamen, como parte da Iniciativa “Belt and Road” do Presidente Xi” prevendo o aumento da cooperação econômica e comercial entre os municípios e empresas do Brasil e China.

Solenidade de assinaturas de contratos que ultrapassaram 1 bilhão de dólares

O evento foi finalizado com assinatura de contratos de negócios efetivados entre 8 empresas do Brasil e 8 empresas de Xiamen.

Os contratos abrangem setores do agronegócio, como soja, açúcar e café, totalizando em 200 milhões de dólares em compras pelos chineses.
No setor de aço os negócios atingiram 100 milhões de dólares em fornecimento de produtos siderúrgicos.

No setor eletrônico, indústria de display de Xiamen firmou contrato de fornecimento com indústrias de eletrônicas na zona franca de Manaus, especialmente no fornecimento de telas em LCD, aumentando a produção nacional em 400 milhões de dólares.
No segmento de biotecnologia foi assinado contrato para implementação de múltiplos projetos de testes de genéticos no Brasil, gerando receitas acima de 50 milhões de dólares nos próximos 3 anos.

No setor energético, os acordos estabelecem o fornecimento de produtos conversores de armazenamento de energia e soluções gerais para sistemas de armazenamento de energia para empresas brasileiras.

No transporte de ônibus elétricos serão comercializados 1.000 unidades/ônibus movidos por nova energia no valor de 150 milhões de dólares no Brasil de 2023 a 2028 e promover mais carros fabricados em Xiamen para entrar no mercado brasileiro.

No agronegócio foi assinado o contrato de fornecimento de 11 mil toneladas de café de grãos verdes no valor de 40 milhões de dólares.

A CCDIBC é a representante do Xiamen Municipal Bureau of Commerce e disponibiliza crédito para empresas e municipios do Brasil, para investimentos em obras públicas e privadas, para importação e exportação de produtos.