Energy China e governo do Brasil assinam acordo de 10 bilhões de dolares

por Levi Martins

A gigante do setor elétrico chinês, Energy China, também conhecida como CEEC, uma das maiores empresas do setor energético do mundo, assinou acordo de investimento com o governo brasileiro de US$ 10 bilhões (cerca de R$ 50 bilhões) no setor elétrico do Brasil nos próximos anos, na geração de energia renovável, especialmente eólica, transmissão, fotovoltaica, resíduos sólidos, produção de hidrogênio verde e fertilizantes, essa operação abrange novos negócios e expansão de operações já instaladas.

O grupo Energy China tem em seu histórico de obras a construção do complexo hidrelétrico Três Gargantas, o maior do mundo, na China, com capacidade instalada de 22,5 mil megawatts, segundo informações do site da companhia.

A companhia chinesa já assinou dois contratos para a construção de projetos de energia renovável no Brasil.

Um dos acordos envolve a implementação de um parque eólico com capacidade de 231 megawatts no Rio Grande do Norte, além de equipamentos associados, como subestação e linha de transmissão, de acordo com comunicado divulgado pela companhia junto à reguladora da bolsa de Hong Kong.

O segundo contrato envolve a construção de uma central de geração solar fotovoltaica com capacidade instalada de 638 megawatts, também no Rio Grande do Norte, além de subestação e instalações de transmissão.
A formalização desse novo acordo, envolveu o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que recebeu, nesta quinta-feira (27/4), o presidente da estatal chinesa Energy China International, Lyu Zexiang.
Silveira destacou o trabalho realizado pelo ministério e pelo Governo Federal para atrair novos investimentos para o país.

“Temos nos reunido com os maiores investidores em energia renovável do mundo e demonstrado o foco do governo do presidente Lula na transição energética. Estamos trabalhando para fortalecer a estabilidade regulatória e a segurança jurídica, criando um ambiente favorável aos investimentos. Estamos muito otimistas quanto às oportunidades do país na geração de energia limpa, trazendo recursos e retorno social ao nosso povo”, destacou o ministro.

A empresa e o Ministério de Minas e Energia (MME) também se comprometeram a fortalecer o intercâmbio entre os dois países para aproveitar as potencialidades na área de energia renovável e hidrogênio de baixo carbono.

 

Na sequência da agenda no Brasil o Presidente da Energy China, Lyu Ze Xiang encontrou o Vice-Presidente do Brasil e Ministro da Industria e Comércio Exterior Geraldo Alckmin em São Paulo no dia 29 de abril de 2023, para fortalecer os laços entre Brasil e China no setor energético e no desenvolvimento industrial e comércio.

O Vice-Presidente do Brasil destacou em sua conta do Twitter o encontro.

“Recebi o presidente da Energy China, Lyu Ze Xiang, para discutir oportunidades de investimento em nosso país. O Brasil tem um clima e um território abençoados, enquanto a Energy China tem capital e tecnologia. Juntos, poderemos avançar na produção de energia limpa e fertilizantes.”

A Energy China é representada no Brasil pela Câmara de Comércio Brasil China – CCDIBC com sede em São Paulo e seleciona projetos em energia nos setores público e privado, financiando 100% da operação, incluindo a importação de equipamentos, tecnologias, mão de obra e capital de giro.

A CCDIBC tem experiência em crédito para o setor, pois já viabilizou com sucesso inúmeras operações de crédito no setor de energias renováveis. A Câmara é representante de vários fundos chineses, com exclusividade no Brasil dos fundos a Huayang e de Xiamen.

Se seu projeto é público ou privado procure a Câmara que tem crédito para viabilizar a sua operação.

Levi Martins é Vice Presidente da Câmara de Comércio Brasil China CCDIBC.