Brasil deve entrar em megaprojeto da China?

A possível entrada do Brasil ao controverso e ambicioso plano de investimentos em infraestrutura da China conhecido como “Nova Rota da Seda” está no centro das negociações entre diplomatas brasileiros e chineses em meio à visita presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao país asiático.

A Nova Rota da Seda completa dez anos em 2023, e a adesão do Brasil ao instrumento seria um ganho político considerável para Pequim.

As discussões em torno da iniciativa chinesa, no entanto, evidenciam uma divisão pública entre uma ala liderada por diplomatas do Ministério das Relações Exteriores (MRE), incluindo o seu chefe, embaixador Mauro Vieira, e um grupo mais próximo ao presidente Lula, que inclui seu assessor especial para assuntos internacionais, o ex-chanceler Celso Amorim.

O Itamaraty vem afirmando que o Brasil não precisaria aderir ao projeto porque o Brasil já é alvo de parte significativa dos investimentos internacionais chineses.

Por sua vez, Celso Amorim e ministros como o da Agricultura, Carlos Fávaro, defendem que o Brasil pode aderir ao projeto chinês como forma de alavancar projetos de infraestrutura no país.

Neste vídeo, Leandro Prazeres, nosso enviado à China, explica o que é a Nova Rota da Seda, suas polêmicas e o que o Brasil teria a ganhar e a perder aderindo ao projeto, visto com uma tentativa chinesa de ampliar seus tentáculos globais em tempos de acirramento das relações com os EUA.

Assista e confira.

Reportagem em texto: https://www.bbc.com/portuguese/articl… Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: https://www.bbcbrasil.com #bbcnewsbrasil #China #RelaçõesInternacionais