Economia chinesa surpreende e cresce acima do esperado no primeiro trimestre

Por Levi Martins

O PIB da China nos primeiros três meses de 2023 atingiu 28,5 trilhões de yuans (US$ 4,15 trilhões), um aumento de 4,5% em relação ao ano anterior, ou um aumento de 2,2% em comparação com o quarto trimestre de 2022, segundo dados divulgados pelo Escritório Nacional de Estatísticas (NBS) na terça-feira.

“No geral, a economia mostrou tendência de recuperação mês a mês no primeiro trimestre, com vendas totais no varejo superando as expectativas do mercado em março, refletindo que a confiança do consumidor foi gradualmente restaurada”, disse Chen Fengying, economista e ex-diretor do Instituto de Estudos Econômicos Mundiais dos Institutos de Relações Internacionais Contemporâneas da China.

As vendas totais no varejo do país cresceram 5,8% ano a ano no primeiro trimestre, revertendo uma tendência de queda de 2,7% ano a ano observada no quarto trimestre de 2022. Especificamente, as vendas totais no varejo aumentaram 10,6% ano-a-ano, de acordo com dados do NBS.

“Os números macroeconômicos do primeiro trimestre indicam uma otimização notável da estrutura econômica da China, com contínua transformação e modernização industrial”, disse Wan Zhe, economista e professora da Belt and Road School da Beijing Normal University.

O impulso da China para a inovação em tecnologias de gargalo promove a pesquisa básica e aplicada e acelera a transformação digital em vários setores, consolidando o ímpeto de crescimento da economia chinesa, disse ela.

Enquanto o investimento em ativos fixos cresceu 5,1% ano a ano no primeiro trimestre, o investimento em indústrias de alta tecnologia aumentou 16% e o investimento em serviços de comércio eletrônico aumentou 51,5%, mostraram dados oficiais.

“Isso indica que a transformação econômica da China está se acelerando e estamos inaugurando uma economia digital e uma transformação de alta tecnologia”, disse Chen.

Apesar das incertezas e desafios externos, as exportações da China aumentaram 23,4% em relação ao ano anterior em termos denominados em yuans em março, superando significativamente as expectativas do mercado.

Os números macroeconômicos melhores do que o esperado impulsionaram o sentimento otimista das instituições financeiras internacionais sobre o crescimento econômico da China neste ano.
O JP Morgan elevou sua previsão para a China para 6,4% em relação ao ano anterior, de uma estimativa anterior de 6,0% em relação ao ano anterior, de acordo com relatos da mídia.

“A recuperação robusta significa que a China deve responder por cerca de um terço do crescimento global em 2023 – dando um impulso bem-vindo à economia mundial”, disse Kristalina Georgieva, diretora-gerente do FMI, no Fórum de Desenvolvimento da China em março.