Encontro de cúpula inicia uma nova era nas relações entre Brasil e China

CCDIBC, São Paulo, Brasil, 22 de março, 2023

O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, a convite do Presidente Xi Jinping visitará a República Popular da China, especificamente Pequim e Shanghai, para um encontro bilateral com a expectativa de iniciar uma nova era nas relações de cooperação internacional entre as duas nações.

A comitiva brasileira será composta pelo Presidente Lula, vários Ministros, os Presidentes do Senado e Câmara Federal, Deputados, Senadores, e centenas de empresários de vários segmentos, sendo que mais de 90 são do agronegócio, e com destaque para ex-presidenta Dilma Dilma Rousseff, que poderá assumir a presidência do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) em Xangai.

Lula e Xi Jinping iniciam, de igual modo, um inédito 3º mandato presidencial. Lula, recém empossado, já visitou a Argentina, Uruguai e os Estados Unidos e será o primeiro líder de estado a ser recebido pelo Presidente chinês nesse novo período governamental.

Lula, que comandou a maior economia da América Latina duas vezes entre 2003 e 2010, leva na bagagem para Pequim, a expectativa de iniciar uma nova era nas relações do Brasil e China, com uma agenda forte, com cerca de 30 acordos em áreas estratégicas que serão assinados no encontro, e aposta numa integração dos 2 países através dos setores político, econômico, empresarial, científico, tecnológico e cultural.

Na sexta-feira (17), o Ministério das Relações Exteriores de Pequim confirmou a imprensa chinesa, que Lula visitará a China no final do mês. “A convite do presidente chinês Xi Jinping, o
presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da República Federativa do Brasil, fará uma visita de Estado à China de 26 a 31 de março”, disse o porta-voz Hua Chunying em comunicado.

A China ultrapassou os EUA como principal parceiro comercial do Brasil em 2009, no ano de 2022 a balança comercial com a China contabilizou o recorde de US$ 152,6 bilhões em comércio bilateral. Os Estados Unidos estão em um distante segundo lugar, com US$ 88,8 bilhões.
Em seu discurso de posse no Congresso, Lula anunciou um novo papel para o Brasil no mundo ao retomar a “integração sul-americana” e a reconstrução do “diálogo de alto nível e ativo com os Estados Unidos, a Comunidade Europeia e a China”.

Essa “integração sul-americana” aponta para uma nova era de relações políticas, econômicas e sociais, não só para o Brasil, como também, para América do Sul, onde os países buscam uma rápida aproximação com Pequim.

Na pauta do encontro de cúpula, segundo informações do Palácio do Planalto, constam temas como atração de indústrias chinesas para o Brasil, investimentos, obras de infraestrutura, satélites, alta tecnologias, agronegócio, entre outros.

As filiais da CCDIBC de Pequim e Shanghai acompanharão a agenda da comitiva durante a visita presidencial, como também, as decisões políticas e econômicas e sua as repercussões no Brasil e China.

A expectativa é que as decisões da reunião de cúpula façam parte da visita de 3 dias do Prefeito de Xiamen, Sr. Huang Wenhui, que virá a São Paulo nos dias 9 a 11 de maio de 2023, e cumprirá uma agenda com o Governador do estado, e um encontro com Prefeitos promovido pela CCDIBC, na ocasião, fará uma visita a um parque tecnológico na região metropolitana de São Paulo.
A CCDIBC é representante exclusivo no Brasil dos Fundos de Xiamen e Huayang.