Representante de governo chinês faz visita a Mossoró e região

O presidente da Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil – China (CCDIBC), Fabio Hu, e o diretor de Relações Internacionais, Ulisses Vega, desembarcaram no Recife (PE) no último domingo (29) para cumprir agenda de reuniões pelo Nordeste com produtores de frutas.

Já nesta terça-feira (31) chegaram em Mossoró (RN) local de onde saiu a primeira carga oficial de melão do país para China. Nessa quarta-feira (1), a comitiva visita a Fazenda YPÊ, em Upanema (RN) permanecendo em Mossoró até a quinta-feira (2).

A visita também servirá para discutir estratégias para o embarque de um novo contrato comercial entre Brasil e China. Por conta da pandemia de covid-19 e da interrupção do tráfego no Canal de Suez, no Egito, rota fundamental entre os continentes europeu e asiático, em março deste ano, o fluxo de cargueiros ficou comprometido e o atraso nos portos da China passam dos 50 dias.

Exportação

A CCDIBC vem atuando no Rio Grande do Norte por intermédio da R2MD Consultoria Empresarial, representante da Câmara no Nordeste. No estado, a fazenda-modelo é a Agropecuária Vitamais, pioneira na exportação de melão para o continente asiático.

O Melão potiguar foi a primeira fresca a ser exportada para a China graças ao acordo de bilateralidade assinado em novembro de 2019, em reunião de cúpula dos Brics (agrupamento de países de mercado emergente que inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

“A China consome o equivalente a metade da produção mundial de melões. Isso significou só em 2017, cerca de 17 milhões de toneladas. Tem muito espaço a ser conquistado, principalmente na entressafra, com o inverno chinês se aproximando”, destacou Rafael Martins, sócio-diretor da R2MD.

“O país não consegue produzir por causa das temperaturas muito baixas, aumentando assim a procura pela exportação, mas isso, os produtores interessados precisam respeitas os protocolos exigidos, a qualidade da produção, inclusive dentro das normas contra pragas da agricultura, a exemplo da conhecida como mosca-das-frutas”, acrescenta Rafael Martins.

Fonte: Blog Carlos Santos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.