Ministra da Agricultura espera exportar mais frutas brasileiras para a China

O Brasil está trabalhando para ampliar a exportação de frutas tropicais para o mercado chinês, afirmou a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, ao responder o Grupo de Mídia da China em uma coletiva de imprensa internacional nesta segunda-feira (21).

Segundo a ministra, a única fruta brasileira que já chegou aos consumidores chineses é o melão. “Apesar de sermos o terceiro maior produtor de frutas do mundo, estamos bem abaixo como exportadores”, confessou ela. Mas acrescentou que quer ver se este ano consegue abrir o mercado da China para a uva e a manga.

Na última semana, Beijing inaugurou a Casa do Açaí, a primeira que tenta apresentar a fruta típica do Brasil aos amantes da alimentação saudável na China.

Tereza Cristina revelou que o açaí é um produto que está incluído no programa da pasta, o Agronorte, que visa incentivar o desenvolvimento da bioeconomia para os pequenos agricultores. “Seria muito bem-vindo se a China abrisse as portas para novas frutas frescas brasileiras, além das processadas”, declarou. Tereza destacou ainda que a China é uma parceira importante para a economia brasileira, não somente para o setor do agronegócio.

A coletiva abordou ainda o impacto da seca na próxima safra e a sustentabilidade do agronegócio brasileiro, com o objetivo de rebater as críticas sobre o desmatamento na Amazônia.

Fonte: CRI

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.